Google, Youtube e Facebook são as 3 marcas mais influentes entre os brasileiros

06 de Abril de 2017

Novo estudo Ipsos "The Most Influential Brands" foi divulgado nesta quinta-feira

Dentre as 10 marcas de maior relevância para o brasileiro, segundo o estudo Ipsos “The Most Influential Brands”, novamente despontam as 3 gigantes da tecnologia: Google, Youtube e Facebook.

2015-2016
O estudo em questão está na sua quinta edição no Brasil e mostra um resultado parecido com o da edição anterior, tendo o Google como líder do ranking. Na sequência está o YouTube, seguido por Facebook, Microsoft e Samsung, respectivamente.

Outras companhias que aparecem na lista entre as 10 mais influentes são Nestlé, Netflix, Colgate, e as brasileiras Havaianas e Caixa.

“A influência é realmente importante. É difícil de se conquistar, fácil de se perder”, afirma Steve Levy, Chief Operating Officer da Ipsos Canadá e idealizador do estudo. 

A pesquisa, realizada em 19 países, avalia as marcas e seu poder de influência no cotidiano e no comportamento dos consumidores. No Brasil, o levantamento foi feito via painéis online com 2.016 pessoas.

O estudo analisa como o público classifica cada marca dentro de 57 atributos, que medem, por exemplo, se a empresa faz parte do cotidiano dos entrevistados, se entende realmente as necessidades dos consumidores, inspira confiança, etc. Além de listar as marcas por sua influência, a pesquisa ajuda a entender como outras cinco grandes dimensões – Liderança/ Inovação, Confiança, Presença, Responsabilidade Social e Engajamento -  estão correlacionadas com esta influência.

Atributos
Em 2016, no Brasil, os drivers que tiveram o maior peso na influência foram:
- Liderança / Inovação (37%);
- Responsabilidade Social (23%);
- Confiança (21%);
- Presença (11%) e
- Engajamento (8%)

Tecnologia na frente
“A pesquisa aponta que as gigantes da tecnologia lideram o ranking por se destacarem principalmente no driver de Liderança e Inovação, já que para Google e YouTube, que são os primeiros colocados, o peso da dimensão Liderança e Inovação representou 44% da influência. Isto demonstra que, na atual conjuntura, os participantes elegeram marcas de referência que estabelecem um vínculo de confiança e que transformam a vida dos brasileiros através da tecnologia e de novos formatos de entretenimento. É interessante ver o quanto a dimensão Responsabilidade Social é valorizada no cenário de crise moral e política pela qual passa o Brasil”, afirma Leda Kayano, Managing Director da Ipsos Marketing.