O Google informou no final do mês de outubro sua principal atualização de algoritmo de pesquisa: o Bidirectional Encoder Representations from Transformers, ou Google BERT.
O nome já acompanha o projeto desde novembro do ano passado, quando o Google lançou um open source de pré-treinamento para o desenvolvimento de modelos capazes de processar a linguagem natural escrita e falada. O projeto, que teve resultados positivos, deu continuidade ao que hoje é um dos updates mais importantes dos últimos tempos!
O que é o Google BERT?
O BERT tem o intuito de melhorar o entendimento do Google sobre o contexto envolvido no uso de determinadas palavras, para aproximar ainda mais a inteligência artificial da inteligência humana e, segundo o próprio buscador, é o mais importante update desde o lançamento do RankBrain.
Isso significa que determinadas particularidades da linguagem natural ou palavras que podem mudar de significado de acordo com o contexto agora são melhor compreendidas pelos algoritmos — inclusive as chamadas stop words.
No blog oficial do Google, Pandu Nayak explicou que, muitas vezes, nem mesmo os próprios usuários sabem como procurar o que desejam.
Pandu conta que, seja não sabendo exatamente como escrever uma palavra, seja buscando por um assunto sobre o qual não temos o mínimo conhecimento, o buscador tem o dever de entender o que estamos tentando pesquisar, não importa como escrevemos ou como formulamos essa dúvida. Ele ainda afirma que mesmo com o Google aperfeiçoando seu entendimento sobre diferentes linguagens ao longo dos anos, alguns aspectos mais complexos de conversação e linguagem natural ainda deixavam a desejar. É por isso que, muitas vezes, fazemos buscas usando somente palavras-chave e formulando frases incompletas, e não como faríamos naturalmente ao conversarmos com outras pessoas. As preposições como “to” e “for” também não eram até então muito consideradas, mas graças ao BERT o robô agora é capaz de entender como o sentido de uma expressão pode mudar quando esses termos são utilizados.
Estima-se que 10% do total de buscas feitas em inglês sejam afetadas a partir de agora.
Uma atualização focada nas buscas, e não nos sites
A primeira coisa que vem à cabeça dos profissionais de SEO quando surge uma nova atualização no algoritmo é: como posso otimizar o meu site para isso?
Neste ano, a resposta é muito simples: conteúdo objetivo, bem escrito e focado em seres humanos. Ao aperfeiçoar e expandir a competência de assimilação de linguagem humana do crawler, a tendência é que sites cujos conteúdos são escritos de forma mecânica sejam prejudicados na SERP.
A absorção de informação relacionada à linguagem falada que o BERT traz também influenciará positivamente para o voice search e a busca local.
Conteúdo ainda essencial
Embora a atenção dos profissionais de SEO tenha se fragmentado entre performance, usabilidade e experiência do usuário, dizer que o conteúdo é o principalnão é ideia passada. Desde o lançamento do Google Panda, em abril de 2012, a importância atribuída ao conteúdo mudou radicalmente a forma como ele era produzido na internet. A qualidade se tornou o foco da análise e quem tinha como objetivo manipular o algoritmo viu seus sites despencarem.
Algumas técnicas que podem depreciar ainda mais um conteúdo ruim após o BERT são:
-Uso exacerbado de termos longtail;-Keyword stuffing (densidade de palavras-chave exagerada);-Limite mínimo e máximo para a quantidade de palavras no texto;-“Encheção de linguiça” para aumentar o conteúdo;-Conteúdo oculto.-Para as páginas cujo conteúdo é constituído por muitas imagens, a linkagem interna continua sendo fundamental para auxiliar o robô a compreender o assunto abordado e quais os contextos a serem agregados.
Este é só o inícioMachine Learning é um método de análise de dados que, ao identificar padrões, automatiza o desenvolvimento de modelos ainda mais aperfeiçoados de análise de dados com pouca ou nenhuma intervenção humana. Ou seja, ao executar essa tarefa diversas vezes, a análise vai ficando cada vez melhor e mais rápida, porquê tem a capacidade de aprender com a repetição e corrigir suas próprias falhas, assim como pessoas.
Quando trata-se de evolução, nada do que surgiu até agora foi — e nem será — deixado para trás. Isso significa que os algoritmos usados hoje não serão descartados, muito pelo contrário, esses algoritmos continuarão trabalhando juntos e, a cada novo update, afinarão suas capacidades para tornarem-se cada vez mais eficientes.
Até o momento, o Google BERT está disponível apenas para buscas em inglês, mas em breve será lançado para outros idiomas.
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