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Glossário facilita o entendimento de termos usados nas mídias sociais
23 de Maio de 2017

Glossário facilita o entendimento de termos usados nas mídias sociais

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Twitter Whatsapp Facebook

Esta matéria foi publicada há alguns meses mas continua atual e vai facilitar seu entendimento sobre os termos que surgem com as atualizações das redes sociais> Este glossário foi elaborado pela   Resultados Digitais e conta com 78 termos que um dia você irá se defrontar. Caso tenha algo a acrescentar envie-nos: [email protected].

Confira:

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AddThis

É uma empresa que utiliza a tecnologia de trackeamento e oferece ferramentas para mídias sociais como botões de compartilhamento e seguidores, além de ferramentas de conteúdo. O serviço da empresa ajuda a promover seu site e suas redes sociais através dessas ferramentas.

Alcance das publicação

É uma métrica do Facebook que representa o número de pessoas para as quais cada uma de suas publicações foi exibida. O Facebook permite que você veja a média do alcance das publicações ou o alcance de cada publicação de forma separada.

Alcance Orgânico

Representa o número de pessoas que foram atingidas pela publicação ou pela página de forma orgânica no Facebook sem o envolvimento de mídia paga. Esse número tende a ser cada vez menor visto que o Facebook vem incentivando cada vez mais a mídias paga. Saiba mais neste post.

Alcance Pago

É o número de pessoas que foram atingidas pela publicação ou pela página da empresa no Facebook com o envolvimento de mídia paga. Veja mais aqui.

Alcance total

Esta métrica do Facebook mostra o número de pessoas que receberam alguma atividade da página, incluindo publicações, publicações de outras pessoas na sua página, anúncios para curtir página, menções e check-ins.

Algoritmo

É um conjunto de fórmulas utilizadas para filtrar os conteúdos que aparecem no seu Feed de Notícias ou busca do Google com bases em variáveis de perfil e interesse.

Analytics

Ferramenta gratuita do Google que monitora o tráfego no seu site. A partir da ferramenta, é possível identificar o conteúdo de origem do visitante, bem como o canal e outras informações muito valiosas para análise.

Anúncio

Essa funcionalidade está presente em diversas redes sociais como Facebook, LinkedIn, Twitter, Pinterest e permite anunciar produtos e/ou conteúdos para públicos segmentados de forma paga. Uma campanha pode possuir mais de um anúncio para públicos diferentes.

API

É a abreviação de Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicações. As empresas de software desenvolvem APIs para que outras empresas possam desenvolver produtos que sejam acionados por este serviço. Com a API do Facebook, por exemplo, é possível criar um programa que capta os dados diretamente da rede social.

Avaliações

No Facebook, é possível avaliar as páginas. Esse avaliação contém, obrigatoriamente, uma nota que varia de 1 estrela a 5 estrelas. É possível também avaliar a página com um comentário. Essa funcionalidade permite que as pessoas que ainda não conhecem sua empresa vejam o que as pessoas que já conhecem comentam sobre ela.

Biografia

É a descrição da sua empresa no Instragram. Se localiza debaixo do nome da empresa e algumas utilizam para divulgar links que direcionam para materiais por ser o único lugar que o rede social permite colocar links.

Bitly

É um encurtador de link que permite que você faça uma série de análises a partir dos links gerados. Os links curtos aumentam a chance de clique e diminuem o uso de caracteres em redes sociais como o Twitter, por exemplo, que limita o número de caracteres no texto.

Blog

Blogs são canais utilizados pelas empresas para divulgar seus conteúdos.

Blogger

É uma plataforma oferecida pelo Google para gerenciamento e edição de blogs. É indicado para usuários que nunca tiveram um blog ou tenham pouca familiaridade com esse canal.

Campanha

A maneira mais fácil de explicar o que é uma campanha é através de exemplo. Você pode considerar o lançamento de um material rico como sendo um campanha. Nesta campanha, haverá post nas redes sociais, disparo de email marketing e postagem no blog. A comunicação de um Black Friday também pode ser entendido como uma campanha.

Canva

É uma ferramenta gratuita que possibilita a criação de artes gráficos sem a necessidade de um designer. A ferramenta oferece templates e a possiblidade de edição do zero. Também já mostra a opção de Facebook post, por exemplo, com as medidas padronizadas pelo Facebook.

Capa

É uma forma de personalização das redes sociais. Mais especificamente, é a imagem que fica atrás da foto do perfil. A foto de capa deve possuir elementos que identifiquem a empresa.

Check-in

Funcionalidade que possibilita que o usuário compartilhe o local em que está no momento.

Círculo

Rede de contatos criada na rede social Google+.

Community Manager

As responsabilidades de um Community Manager podem ser resumidas em gestão de comunicação interna e externa. É responsabilidade do Community Manager gerenciar os relacionamentos nas redes sociais. Através de estratégias como a criação de eventos, essa pessoa procura criar e aumentar a presença da empresa nas redes sociais e em outros canais.

Conexões

É a rede de contatos do LinkedIn. Em vez de você ter amigos, no LinkedIn você possui conexões. Isso porque a rede social tem um caráter profissional, então nem toda sua rede de contatos é formada por seus amigos. Veja mais neste webinar.

CPC

Siga para Custo por Clique. É uma forma de cobrança de serviços como anúncios pagos (Adwords e Facebook Ads, por exemplo), no qual o pagamento é feito pelo número de cliques realizados.

CPM

Sigla para Custo por Mil Impressões. É um custo referente às mídias pagas e representa o gasto gerado a cada mil impressões do anúncio.

Criador de URL

Ferramenta oferecida pelo Google para criar URLs com parâmetros que facilitem o trackeamento no momento da análise.

CTR

Sigla para Click through Rate, é o número de cliques dividido pelo número de impressões (visualizações) de um anúncio exibido, por exemplo, em serviços como Google Adwords, Facebook Ads e LinkedIn Ads. Essa taxa é extremamente importante para avaliar o desempenho dos anúncios, pois um anúncio com CTR baixo tem poucos cliques em relação a visualizações e geralmente custa mais caro, devendo ser otimizado.

Curtir

Indicação a aprovação do usuário por uma postagem e está presente na maioria das redes sociais como Facebook e Twitter, por exemplo.

Denunciar como Spam

Funcionalidade que algumas redes sociais disponibilizam para que usuários denunciem mensagens inapropriadas ou de insulte.

Descurtidas

É o número de pessoas que para de seguir sua página no Facebook.

Direcionamento

No Facebook, você tem a opção de direcionar sua publicação para um grupo de pessoas. Seus anúncios podem ser direcionados de acordo com dados como localização geográfica, idade, idiomas, gênero, status de relacionamento, nível educacional e e interesses. Essa estratégia ajuda sua empresa a focar no público que realmente interessa e acaba otimizando o CTR.

Direct

Funcionalidade do Instagram que permite que o usuário mande mensagens privadas para a página de uma empresa. As mensagens de pessoas que sua empresa não segue ficam separadas das mensagens de pessoas que sua empresa segue.

Disqus

É uma plataforma que possibilita inserir discussões e postagem de comentários em qualquer site.

Embed

É um tipo de tag HTML que permite inserir arquivos de mídia como áudios e vídeos em determinada página.

Emoji

São definidos como ideogramas e smileys presentes em mensagens eletrônicas. Podem aparecer na forma de expressões faciais, objetos, lugares, animais, clima, símbolos, sinalizações, etc.

Engajamento

Métrica utilizada no Twitter e LinkedIn. No Twitter, essa métrica representa o número total de vezes que um usuário interagiu com um Tweet. Essa interação pode ser por meio de um clique na publicação, retweet, resposta a um tweet, seguidores e favoritos. Já no LinkedIn, essa métrica representa o número de interações, cliques ou seguidores dividido pelo número de impressões da publicação.

Envolvimento

Essa métrica do Facebook engloba a quantidade de cliques em uma publicação e o número de reações, comentários e compartilhamentos da publicação.

Feed de Notícias

O Feed de Notícias representa, de acordo com o Facebook, uma lista atualizada constantemente com histórias de pessoas e Páginas que você segue no Facebook. Essa lista pode conter, fotos, links, vídeos, status, curtidas, entre outros.

Filtros

São os efeitos aplicados nas imagens que alteram as cores e intensidades das fotos. É muito utilizado no Instagram.

Fixar publicação

É uma funcionalidade de algumas redes sociais, que permite que o usuário destaque uma publicação deixando ela no topo das demais, independente de novas atualizações.

Flickr

É uma rede social de fotos que funciona como uma galeria. Nele, é possível conversar, formar grupos, rankear fotos, entre outras funcionalidades.

Fórum

É um espaço na web que permite a discussão dos mais variados assuntos.

Funções da página

É uma funcionalidade do Facebook que permite aos administradores atribuírem funções para outras pessoas (funcionárias ou não da empresa). As funções podem ser divididas em Administrador, Editor, Moderador, Anunciante e Analista.

Geotagging

Permite que você encontre pessoas que passaram por determinado local, além de imagens deste local. Funciona por meio do GPS do seu dispositivo e é um campo que ainda tem muito espaço para crescer.

GIF

Abreviação de Graphic Interchange Format. É um arquivo de imagem que possui frames dentro dele e por essa razão dá a sensação de que está havendo movimento na imagem. É muito usado na internet e recentemente o Facebook inclusive mudou a maneira de aparição desse formato na timeline.

Hashtag (#)

É um elemento presente nas redes sociais e internet num geral que facilita o filtro de assuntos. As pessoas utilizam como uma marcação para os conteúdos que compartilham nas redes sociais. É possível agrupar conteúdos por meio de hashtags, facilitando a pesquisa.

Impressão

Representa o número de vezes que usuários viram determinada publicação. É uma métrica utilizada em cada post e está presente na maioria das redes sociais. Ela se diferencia do Alcance pois este mostra o número de usuários que viram determinada publicação, e a impressão representa o número de vezes que os usuários viram a publicação. Uma publicação pode ter mais impressões do que alcance porque uma pessoa pode ver mais vezes a publicação.

Impulsionamento

É uma funcionalidade de algumas redes sociais como Facebook e Instagram que permite ao usuário potencializar o alcance da publicação por meio de um investimento.

Inbox

É a caixa de entrada de mensagens privadas presente no Facebook. Não só os perfis possuem inbox, as páginas também.

Informações da página

É uma aba visível para qualquer usuário que tenha alguma função na página. Essa aba possui todas as informações relevantes da página. É uma aba muito usada para análise de resultados pois ela mostra, por exemplo, o desempenho de cada post em separado.

Link encurtado

Os posts precisam agradar os usuários para que esses cliquem e acessem o conteúdo. Os links, muitas vezes, são muito extensos e acabam poluindo a publicação. Além disso, o Twitter limita o número de caracteres de cada publicação, por isso economizar em tudo é fundamental. Para isso, existem os encurtadores de link, como o Bit.ly. Com eles, é possível transformar um link com muitas caracteres em um link com poucos caracteres.

Marketing de Conteúdo

A internet possibilitou a disseminação rápida de conteúdo e informação e foi a partir disso que empresas identificaram que podiam gerar oportunidades de negócio com essa estratégia. As redes sociais, hoje, se tornam o grande canal para divulgação de conteúdos em massa. Esse material mostra de forma detalhada esse tema.

Meme

É uma imagem ou vídeo gerada a partir de uma situação engraçada na internet. É muito usado nas redes sociais de forma humorística. Um exemplo é o caso recente na qual Leonardo DiCaprio recebeu o Oscar pela primeira vez. Esse fato gerou muitos memes na internet, como o exemplo abaixo.

Menção

É possível visualizar publicações do Facebook na qual outras páginas ou pessoas mencionaram o nome da sua empresa. Existem diversos softwares que monitoram as menções feitas à sua empresa nas redes sociais. Para visualizar as Menções no Facebook, acesse Notificações > Atividade > Menções.

Mensagem Instantânea

É uma aplicação que permite o envio e recebimento de mensagens em tempo real. O Facebook Messenger, por exemplo, é um tipo de Mensagem Instantânea.

Nativo

Essa expressão quer dizer que você está usando a rede social em si e não um outro software de gerenciamento de mídias sociais. Por exemplo, quando você ouve “Utilize o software nativo para fazer a publicação”, quer dizer que você fará a publicação diretamente na rede social.

Notificações

São os alertas que você recebe quando há o registro de alguma atividade que envolve seu perfil ou página. Quando uma pessoa curte sua publicação, por exemplo, você recebe uma notificação (caso essa função não esteja desabilitada na rede social).

Ocultar

O Facebook permite que você oculte publicações. Essas publicações, quando ocultadas, são vistas apenas pelo usuário que fez a publicação e pelos amigos desse usuário. Isso é importante caso você gerencie uma página, pois muitas vezes suas publicações recebem comentários com promoções indesejadas, que apenas poluem a publicação.

Ofertas

O Facebook permite que você crie ofertas segmentadas. O formato cria um Call-to-Action na publicação que facilita o clique do usuário. Para criar uma Oferta, você deve clicar em Oferta, Evento + no local onde você escreve a publicação. Ao clicar, uma tela como esta abaixo irá aparecer.

Pasta

Na rede social Pinterest, é possível dividir seus Pins em Pastas. A organização em pastas facilita a procura sobre um determinado assunto. Por exemplo, um perfil no Pinterest que tenha como tema central Marketing Digital pode ter várias pastas que representam os sub-temas, como SEO, Social Media, Lead Generation, entre outros.

Periscope

É uma rede social que permite a transmissão de vídeos ao vivo. Durante a transmissão ao vivo, é possível que os usuários interajam com o streaming. É possível visualizar vídeos do mundo inteiro a partir dessa rede social.

Pin

É equivalente a um tweet, ou seja, é o ato de publicar uma imagem no seu Quadro do Pinterest.

Post patrocinado

Quando uma postagem é feita através de mídia paga, podemos classificar essa postagem como um Post Patrocinado. É uma outra função paga que o Facebook criou para aumentar o alcance das publicações.

Power Editor

De acordo com o Facebook, “o Power Editor é uma ferramenta desenvolvida para anunciantes maiores que precisam criar muitos anúncios de uma só vez e controlar as campanhas de forma precisa”. Podemos dizer que o Power Editor é a versão avançada da ferramenta Criador de Anúncios.

Programar/Agendar

É uma prática bastante comum na vida de um gestor de mídias sociais. É inviável para uma empresa que faz muitas publicações por dia, fazer essas publicações “right on time”. Existem diversas ferramentas, inclusive de forma nativa no Facebook, que permitem o agendamento das postagens. A recomendação seria que se você possui mais de 3 post para fazer em um dia, você deveria utilizar uma ferramenta de publicação que permite o agendamento.

Prova Social

Tradução da palavra americana Social Proof. É um fenômeno psicológico que ocorre além das redes sociais e resulta nas ações que as pessoas tomam com base nas ações da maioria. Aplicado às redes sociais, podemos dizer o número de likes, compartilhamentos e comentários são as provas sociais de uma postagem, pois elas influenciam as ações das pessoas.

Públicos personalizadas

Algumas redes sociais como Facebook e LinkedIn permitem que você segmente o público de uma postagem com o intuito de aumentar o alcance e engajamento dessa publicação.

Registro de Atividades

Essa funcionalidade do Facebook armazena todas as atividades que você fez na rede social, incluindo comentários, reações, publicações, amizades novas, entre outros.

Regram

São aplicativos que permitem o compartilhamentos de fotos entre usuários no Instagram em poucos cliques.

Retweet

É uma funcionalidade do Twitter que permite ao usuário compartilhar publicações de diferentes usuários no seu perfil. Pode-se dizer que o retweet é equivalente ao encaminhamento de um email.

ROI

Abreviação de Return on Investment. Representa a quantidade monetária resultante de um investimento. O ROI pode ser positivo, representando um ganho sobre o investimento, ou negativo, representando uma perda. Por exemplo, se você investe 50 reais em uma campanha e seu retorno com esta campanha é de 150 reias seu ROI é de 2. Para isso, usamos a fórmula ROI=(Lucro ou Prejuízo – Custo do Investimento)/Custo do Investimento. Saiba mais neste artigo.

Seguidores

Representa o número de pessoas que seguem seu perfil. Esse número – que está presente no Twitter, Instagram e Pinterest – é diferente do número de amigos pois para se tornar amigos, ambas as partes precisam aceitar e para se tornar seguidor esse aceite não é necessário.

Seguindo

O única diferença para o número de seguidores é que esse representa o número de pessoas que você segue. Como comentado acima, esses dois número não são necessariamente iguais porque nem todos que você segue te seguem de volta.

Snapchat

É uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos que não permite ao usuário salvar qualquer tipo de conteúdo. Todas as fotos, vídeos e comentários gerados ali são momentâneos e é usado por empresas para mostrar o seu dia a dia.

Status

É uma forma de participação no Facebook na qual o usuário compartilha uma situação, sentimento, pensamento ou até mesmo conteúdos.

Timeline

Todo perfil possui uma timeline. A timelime mostra os acontecimentos ordenados por data que o usuário compartilhou na rede social.

Total Líquido de Curtidas

Esse número representa a diferença entre o número total de curtidas da página e o número total de descurtidas da mesma página.

Trending Topics

Representa os assuntos mais comentados do momento no Twitter em determinada localidade definida por você. Pode ser útil para uma empresa monitorar os Trending Topics para aproveitar e fazer ações com base nos assuntos mais comentados do momento.

Tweet

Representa a publicação feita no Twitter. Ele pode ter diversos objetivos como geração de Leads com a divulgação de conteúdos, fortalecimento de uma marca e até promoção de produtos e serviços.

Twitter Card – São cartões que carregam informações extras sobre um determinado tweet e que são mostradas para o público na própria rede, sem a necessidade de o usuário sair do Twitter para descobrir o que realmente há nesse link. Este post fala mais sobre o assunto.

Visualizações

Esse métrica está bastante presente nos vídeos de YouTube e é um excelente exemplo de Social Proof. Quanto mais visualizações um vídeo tiver, maior é a probablidade desse número aumentar. O Instagram começou a utilizar essa contagem para os vídeos que são publicados em uma página.

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