Ferramenta que dá mais autonomia aos usuários sobre anúncios que chegam até eles começa a ser liberada pelo Facebook

22 de Agosto de 2019

Ferramenta mostra quais empresas possuem os dados dos usuários e, assim, conseguem segmentar os anúncios

Está sendo liberada pelo Facebook a nova ferramenta da plataforma que permite aos usuários verem quais empresas possuem seus dados e, com isso, conseguem segmentar os anúncios que chegam até eles.

Embora os planos sobre o recurso tenham sido divulgados há mais de um ano, a ferramenta chega ao público só agora. Segundo David Baser, diretor de gerenciamento de produtos do Facebook, o projeto levou mais tempo do que o esperado porque envolveu a construção de conjuntos de dados a partir do zero: “Tivemos que criar um índice que nos permitisse mostrar esses dados para cada pessoa e permitir que os usuários o vissem e entendessem, se quisessem limpá-lo ou até dissociá-lo no futuro”, explica.

O funcionamento é simples: o usuário entra nas configurações do Facebook e clica em “Off-Facebook Activity”. Dentro do item há uma lista de todos os anunciantes, editores e desenvolvedores que importaram dados sobre o usuário, que pode então decidir quais manter e quais apagar.

Uma das consequências da exclusão de dados de atividades fora do Facebook é que o usuário é automaticamente desconectado de aplicativos que usam o login do Facebook. 

O novo produto está sendo lançado aos poucos, e já apareceu hoje na Coréia do Sul, na Espanha e na Irlanda.