3 gigantes no segundo dia do Web Summit | Google, Facebook e Microsoft

06 de Novembro de 2019

Uma antecipação de como será o Marketing em 2020

 

Imagem: Katia Bassi, CMO da Lamborghini (Por Kat Senkyrova)

 

O presidente da Microsoft e a diretora de sustentabilidade do Google foram destaques no início do 2º dia do Web Summit. Já o Vice-Presidente do Facebook, com seu projeto Calibra, chamou a atenção de todos os presentes com a proposta criptomoeda.

 

Brad Smith: grande parte da população na Irlanda está sendo "deixada para trás" em termos de acesso à Internet

Brad Smith, presidente da Microsoft, criticou a falta de acesso à banda larga em partes da República. Para ele, este é o exemplo de um Estado em que grande parte da população está sendo "deixada para trás" em termos de acesso à Internet.

Falando no centro do palco na Altice Arena, em Lisboa, ele disse à plateia que, embora a Irlanda seja o "berço da Web Summit, mais de um milhão de pessoas lá" não tem acesso à banda larga. 

Smith disse que pessoas sem acesso à banda larga em países desenvolvidos, como a Irlanda e os EUA, são extremamente prejudicadas quando se trata de criação de empregos ou acesso às "fronteiras" da medicina ou de outros setores em desenvolvimento.

“Precisamos que os governos se movam mais rápido. Precisamos colocar as pessoas em primeiro lugar”, disse ele.

 

Google está lançando um programa acelerador focado no desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas, diz Kate Brandt

Kate Brandt, diretora de sustentabilidade do Google, anunciou que o Google está lançando um programa acelerador focado no desenvolvimento sustentável e nas mudanças climáticas.

Falando sobre o programa acelerador, Brandt disse: “Muitas vezes, os impactos sociais não têm acesso a uma coorte da comunidade da mesma maneira que outras. Começaremos com uma coorte de 8 a 10 empresas focadas em três áreas específicas de suporte - fornecendo tecnologia, mentores, capacidade de acessar determinadas plataformas do Google, dando suporte à monetização e melhorando o acesso ao capital.” 

Brandt também disse que a tecnologia tem um papel importante a desempenhar no combate às mudanças climáticas. O Google é neutro em carbono há mais de uma década. "O próximo marco", disse Brandt, "é que não queremos apenas renovar, mas ser movidos a energia livre de carbono". 

 

“Eu acredito que a Calibra será a melhor opção de carteira digital para as pessoas”, afirma Kevin Weil

O vice-presidente do Facebook e seu projeto Calibra, com a proposta criptomoeda, chamaram a atenção dos presentes no Web Summit 2019. Kevin Weil teve trabalho para esclarecer a ideia, anunciada em junho, gerando impacto, já que o Facebook atualmente passa por um momento turbulento devido ao vazamento de dados e seu papel em eleições ao redor do mundo. 

Weil esclareceu o papel da Libra Association, um consórcio suíço que comanda o projeto da criptomoeda e que conta hoje com 21 parceiros. Entretanto, pressões regulatórias já fizeram parceiros como Visa e Mastercard saírem do processo. Para o executivo, a criptomoeda não tomará o centro das atenções e viralizar como aconteceu como o próprio Facebook, mas sim um trabalho de anos. 

 

“O Brief nunca é feito para plataformas, mas para ideias”

No último debate do dia na qual participamos, a criatividade esteve em alta com a presença de vários profissionais de marketing que são reconhecidos mundialmente, como Fernando Machado, CMO do Burguer King e Katia Bassi, da Lamborghini.

Os principais assuntos abordados foram relacionados sobre as estratégias das marcas para o ano 2020 e a importância em produzir ideias criativas de acordo com o briefing do cliente.

Marty Swant, repórter da Forbes, mencionou sobre a febre do aplicativo Tik Tok nos Estados Unidos e perguntou ao CMO do Burguer King se a marca está desenvolvendo briefings e campanhas voltados para esta plataforma e Fernando respondeu que “O Briefing nunca é feito para plataformas, mas para ideias”.

O debate discutiu sobre várias tendências na comunicação para o ano 2020 e também contou com a presença de Gail Heimann, CEO da Weber Shandwick.

 

Continue acompanhando aqui mais destaques do Web Summit, que continua até a quinta-feira, dia 7 de novembro, na Altice Arena em Lisboa!