Ricardo John, catarinense de Blumenau, retorna para a FCB Brasil como CEO & CCO

09 de Setembro de 2019

Aurélio Lopes segue como Chairman Brasil e Latin America

Ricardo John, catarinense de Blumenau, assumiu hoje,9/9, duplo cargo na FCB Brasil: o de CEO, em substituição a Aurélio Lopes e o de CCO, no lugar de Joanna Monteiro. Ele deixa a JWT, onde desde 2018 era CEO e CCO. Com  42 anos e 19 de profissão, Ricardo John se tornou um dos redatores mais premiados do país. Tem 40 Leões em Cannes, 24 One Show Pencils, 6 D&AD Pencils e 12 Effies, entre outros prêmios nacionais e internacionais.

Foi três vezes jurado do Cannes Lions, a última delas como presidente do júri de outdoor em 2016. Esteve também em júris do Andy Awards, One Show e D&DA. Em 2015 e 2017 esteve entre os indicados do Prêmio Caboré, na categoria Criação. É diretor do Clube de Criação e ganhador do Facebook Awards Global Grand Prix de 2017.

Em sua gestão na JWT  implementou o projeto 20/20, a primeira ação afirmativa de inclusão racial do mercado publicitário, cujo objetivo é ter 20% de profissionais negros nas áreas estratégicas da agência até 2020. Desde sua implantação o número subiu de 3% para 14% e os profissionais do 20/20 participaram de projetos fundamentais para a agência, como O livro Black Box criado para a Universidade Zumbi dos Palmares - o único black college do Brasil – ganhador de Leão de Ouro na edição deste ano do Festival de Cannes.

Profissional do século XXI, Ricardo John passou por agências importantes. Começou sua carreira como estagiário na agencia Age (2000/2011), foi redator na Talent (2001/2004), Diretor de Criação na Africa (2005/2006) e Diretor Executivo de Criação na Giovanni Draft FCB ( 2006/2011). Chegou na JWT em setembro de 2011 como Diretor Executivo de Criação. Um ano depois passou a CCO e, desde 2018, responde também como CEO.

 

Aurélio Lopes, que desde 2006 é CEO da FCB Brasil, comandou o processo de sucessão e segue como Chairman Brasil e Latin America.

“Já vinha planejando cuidadosamente esta sucessão desde o ano passado. Depois de 13 anos é chegada a hora de dar a FCB um novo comando, uma nova inspiração e liderança. Conheço o John há muito tempo e tenho uma enorme admiração por ele. É a pessoa certa na hora certa. Sigo numa posição mais institucional e estratégica, tanto para o Brasil quanto para a América Latina, podendo agora me dedicar mais a planejar o futuro da FCB”, diz Aurélio Lopes.

“Eu não estou indo para a FCB. Estou voltando pra casa. Foi na FCB que fui Diretor de Criação e Diretor Executivo de Criação pela primeira vez. Sempre tive um carinho muito especial pela agência e pelo Aurélio. Aprendi muito com ele e tivemos uma parceria generosa e produtiva. Existe uma coincidência de valores muito grande entre nós; ambos acreditam no poder da criatividade para construir marcas e que ambientes leves e felizes produzem os melhores trabalhos”, comenta Ricardo John.