Publicidade
Itaú lança documentário que incentiva a leitura na infância
30 de Agosto de 2017

Itaú lança documentário que incentiva a leitura na infância

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Quando pensamos em mudar o mundo para melhor, um passo importante deveria ser ainda mais valorizado nessa jornada: a educação infantil. E um dos pontos fundamentais da discussão envolve a leitura para as crianças, incluindo o papel dos adultos como leitores e o impacto das histórias no desenvolvimento infantil. É o que conta o documentário “Para Gostar de Ler” que estreou nesta segunda-feira (28) em avant-première em São Paulo, no Espaço Itaú de Cinema Augusta. Produzido pelo Itaú em parceria com Prodigo, e co-produzido pela DPZ&T, o documentário estará nos canais digitais oficiais da marca a partir de hoje (29). 

Com direção de Eduardo Rajabally, “Para Gostar de Ler” acompanha cinco famílias de diferentes regiões do país e ilustra como a leitura influencia as vidas de pais e filhos, com destaque para os pontos de vista das próprias estrelas mirins do documentário. Em paralelo, os adultos comentam sobre o quanto os livros podem estimular as crianças em relação ao desenvolvimento da imaginação, a criatividade e o raciocínio. Há espaço ainda para demonstrar como as histórias e o poder da palavra são capazes de incentivar suas visões a respeito do mundo, com base na compreensão de que existem bons e maus momentos que levam à busca por soluções ou caminhos possíveis para diversas situações. Além da percepção sobre a importância da família, dos amigos, das brincadeiras e da cultura no dia a dia.

Publicidade

Como a leitura pode fazer a diferença nas vidas das crianças brasileiras, levando-se em consideração que estas vivem em um país no qual 60% de seus cidadãos nunca contaram com nenhum adulto lendo para eles durante sua infância? “Para Gostar de Ler” não teria como responder a essa pergunta, e retratar um cenário tão abrangente, deixando de fora opiniões e insights de renomados especialistas. Para isso, conta com participações de profissionais de diversas áreas, entre escritores, médicos, educadores, pedagogos, professores, neurocientistas, psicólogos. Ilan Brenman, Drauzio Varella, Leandro Karnal, Eva Furnari, Wellington Nogueira, entre outros, intercalam e complementam experiências reais narradas pelas famílias que protagonizam a produção, enfatizando como os livros representam uma alternativa para melhorar a relação entre pais e filhos. E, também, como podem estimular o aprendizado e a formação das crianças, uma vez que 85% do desenvolvimento cerebral de um ser humano acontece antes dele completar cinco anos de idade.

“Para Gostar de Ler” faz parte do Programa Itaú Criança, que a marca promove desde 2010, incentivando a transformação da sociedade a partir da leitura para crianças. Por meio dessa iniciativa o banco já distribuiu gratuitamente mais de 45 milhões de livros para todas as regiões do País. 

Confira:

 

Publicidade
Publicidade