Governo Federal e Artplan criam campanha sobre violência contra mulheres

25 de Novembro de 2019

Diversas ativações estão sendo realizadas ao longo do dia (25) nas mídias online e offline para chamar a atenção ao assunto

Com o objetivo de influenciar mais mulheres a denunciarem abusos e maus tratos, o Governo Federal lança a campanha #Vctemvoz. A ação, da SECOM (Secretaria Especial de Comunicação Social- Secretaria de Governo/PR) e criada pela Artplan, quer incentivar as mulheres a não se calarem em caso de agressões, acionando o canal de denúncia 180 – Central de Atendimento à Mulher – e parte do conceito “Denuncie. Você tem voz”.

Sendo comemorado hoje (25) o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, diversas ativações estão sendo realizadas ao longo de todo o dia para chamar a atenção a importância de se falar sobre o assunto. A dupla de cantoras sertanejas Simone e Simaria lançaram em suas redes sociais e YouTube, às 9h, um clipe inédito, sem os vocais, mas com cenas implícitas (easter eggs). Nele, é possível escutar todos os instrumentos, menos a voz das cantoras. Tudo leva a crer que se trata de um problema técnico, mas, na verdade, não é. Simultaneamente, bumper ads com as cantoras chamando a atenção para o clipe foram veiculados na Internet. 

As influenciadoras Taciele Alcolea, Mari Maria, Shantal Verdelho, Juliana Goes, Mariana Felício, Niina Secrets e Fabíola Melo, entre outras, postaram alguns stories em silencio total, como uma forma de protesto. O objetivo foi gerar buzz para despertar a curiosidade das pessoas sobre o suposto motivo da divulgação da nova música não ter sido em sua forma completa.

O programa Hoje em Dia, exibido a partir das 11h30 pela TV Record, também participou da ação. Em certo momento, o apresentador Cesar Filho chama as suas colegas Ana Hickmann e Ticiane Pinheiro para interagirem com ele durante a exibição de um conteúdo. As duas apresentadoras permaneceram em silêncio e fez com que Cesar Filho seguisse no comando sozinho.

Às 16h, o mistério da ação foi revelado e o clipe da dupla sertaneja divulgado, desta vez com voz, com uma letra que remete à importância de não se calar e denunciar casos de violência, sejam os envolvidos vítimas ou testemunhas de um ato de violência.

Bumper ads atualizados, peças display e 30” não puláveis também passam a fazer parte da estratégia de divulgação da campanha.

Para completar, o apresentador do programa TV Fama, Nelson Rubens, exibido pela Rede TV, explica toda a estratégia da campanha, a participação das celebridades, e incentiva todas as pessoas a terem voz para denunciar qualquer tipo de abuso e violência. Entram no ar também peças publicitárias em diversos canais de comunicação, como TV, rádio e redes sociais reforçando a campanha.
 

 

Assista aos filmes da campanha:

Clipe mudo:

 

 

 

Clipe com voz:

 

Ficha Técnica:

Agência: Artplan Comunicação
Cliente: Secom/PR
Campanha: Enfrentamento à Violência Contra a Mulher
Aprovação no Cliente: Fábio Wajngarten, Samy Liberman, Glen Valente, Gislaine Passador, Wilka Nepomuceno, Marcos Menezes, Mônica Maia e Luciana Durans.
Diretor-Geral: Duda Moncalvo
Direção de Criação: Gustavo Tirre
Criação: Thiago Diniz, Pedro Vilanova, Gustavo Viana, Lídia Pessoa e Augusto Barros
Diretora de Atendimento: Ana Carolina Malta
Equipe de Atendimento: Larissa Pereira e Gabriel Moura
Diretor de Planejamento: Fernando Torres
Equipe de Planejamento: Gabriel Veras
Diretora de Mídia: Daniele Abreu
Equipe de Mídia: Vivianne Amaral, Alan Martins, Ayla Fernandes e Adreson Nava
Conteúdo e Engajamento: Anny Cassimira e Bito Teles
Equipe de BI: Fernanda Gamarski e Niamei Nabarro  
Diretora de Produção: Debora Moura
Produção e RTV: Michelle Rodrigues, Rafael Toscano, Thiago Silva e Luara Fernandes e Elaine Vilar
Produtora de Vídeo: Nove90 Produtora
Fotógrafo: Nixon Freire
Music Branding: The Music Hub
PR: Approach
Diretor do Filme: Pablo Bardehle / Nixon Freire
Produtora de Áudio: Dogz