Era uma vez uma história positiva: Marisol

28 de Janeiro de 2020

Campanha da Serasa Experian está também no meio TV

 

A marca Serasa está associada a problemas de inadimplência com bancos, financeiras, varejo e assemelhados. E, nessas situações,  possibilidades de cartório, advogados e um monte de encrencas e dor de cabeça. Mas, a Serasa Experian é uma operação Serasa que oferece uma série de serviços como a Certificação Digital e serviços automatizados que ajudam empresas a melhorar serviços de cobrança e redução de custos. E é nessa pegada que está veiculando na mídia nacional uma campanha publicitária que tem como case a marca catarinense Marisol que testemunha a eficiência do Serasa Experian.

A Serasa Experian foi responsável por ajudar a Marisol a reduzir o prazo de recebimento de dívidas atrasadas e os custos envolvidos no processo de cobrança. Graças ao Pefin, ferramenta que viabiliza a comunicação com os consumidores por meio da carta-comunicado (que informa sobre o débito) e dá orientações para o pagamento, a companhia pode reduzir em 70% os gastos e diminuir o prazo da recuperação de crédito inadimplente de 30 para apenas 7 dias. A adoção da solução aconteceu em 2017, fazendo com que a Marisol automatizasse um processo manual que era altamente burocrático, caro e demorado, com atrasos nos repasses e prazos morosos.

Além do ganho de eficiência e redução nos gastos, o tempo de resposta dos clientes para a Marisol para retirada do registro de pendência financeira caiu de uma média de 15 dias para 48 horas. “Esta mudança permitiu uma desburocratização muito grande em toda a nossa área de cobrança. O processo, muitas vezes, ultrapassava os 30 dias entre o recebimento de instrumento, envio de carta de anuência e baixa do título”, explica o diretor Financeiro da Marisol, Fernando Zanardo. “Além disso, havia custos com as documentações, que requeriam cópias autenticadas e assinaturas reconhecidas, e despesas com envio de documentos”, comenta.

Depois da recuperação, melhores ofertas de crédito aos clientes
Com os ganhos a partir da implementação do novo processo para recuperação de dívidas, a Marisol decidiu adotar neste ano o Serasa Relato, solução que permite uma análise ampla de pequenas e médias empresas, favorecendo a gestão de negócios, a redução de fraudes e inadimplência, além de aumentar a rentabilidade na concessão de crédito.

“A combinação de um sistema próprio da Marisol com a análise completa dos clientes, gerada a partir do Serasa Relato, fez com que a empresa pudesse criar limites pré-estabelecidos e liberá-los automaticamente aos clientes que têm perfil adequado àquela oferta, sem a necessidade de intervenção manual”, complementou o vice-presidente de Serviços de Crédito e Estratégia de Dados da Serasa Experian, Rodrigo Sanchez.

Criação da campanha
Criada pela agência TracyLocke Brasil, a campanha traz protagonistas com relatos reais em cenários com elementos lúdicos que remetem não só ao negócio do cliente, mas também a percepção que o mercado tem de cada marca.

Mídia
A estratégia de comunicação tem foco tanto em brand awareness, com inserções em mídia televisiva (Globo, GloboNews e BandNews), emissoras de rádio (CBN, Jovem Pan e BandNews, todas com alcance nacional) e exibição em salas de cinema em São Paulo, como em geração de leads, através de investimentos em mídias digitais direcionados ao segmento de Pequenas e Médias Empresas.

 

 

Ficha Técnica Campanha Histórias Positivas

Anunciante: Serasa Experian
Agência: TracyLocke Brasil-DDB
Título: Histórias positivas
CEO: Thomas Tagliaferro
CCO: Rodolfo Barreto
CSO: Jader Crivelaro
Direção de Criação: Bruno Athayde e Vitor Bomfim
Criação: Carlos Credie, Thiago Dias, Guter Sá, Leandro Rosso, Débora Capriolli, André Pessoa e Maurício Mori
Planejamento: Emanuel Spyer e Rafael Rebelatto
Head de Mídia: Lucia Cucci e Gustavo Gonzalez
Mídia: Renata Braga, Celia Melo, Daniela Oliveira, Pamela Santos, Thiago Póvoas e Bárbara Rocha
Diretor Executivo de Negócios: Michel Issa
Diretor de Contas: Jonas Fortes
Supervisor de Contas: Flavia Cotrim
Gerente de Projetos: Cristina Akemi
Community Manager: Felipe Casas
Head de RTV: Pedro Canuto
Producer: Juliana Miyake
Produtora de Imagem: Hungry Man
Diretor: Caio Rubini
Managing Partner: Alex Mehedff
Diretora Executiva: Renata Corrêa
Produtor Executivo: Rodrigo Castello
Line Producer: Mariana Barbiellini e Bea Couto
Diretor de Fotografia: Lito Mendes da Rocha
Diretor de Arte: Leticia Barcellos
Head of Production: Luciana Martins
Coordenadora de Produção: Bruna Martinelle
Diretora de Produção: Luciana Oppido
Supervisor de Pós-Produção: Rodrigo Oliveira
Pós-Produção: Warriors
Finalizador: Thiago Marra
Montador: Vitor Amorim
Color Grading: Marla Color Grading
Áudio: Lua Nova
Produtora de áudio: Lua Nova
Direção Musical e Produção: Paulo Vaz
Atendimento: Fabio Sousa
Aprovação Cliente: Sirlene Cavaliere, Luana Batista e Karina Orlandi