Nesta tarde do dia 13 de novembro foram divulgados os montantes investidos em publicidade no Brasil no primeiro semestre de 2019. O CENP- Conselho Executivo das Normas-Padrão divulga os dados dos investimentos em mídia via agências de publicidade no 1º semestre de 2019, com painel de 218 agências.
O indicador cobre cerca de 70% dos investimentos em mídia no Brasil, estimados em relação ao Monitor Evolution da Kantar Ibope Media. No ano passado, o painel reuniu informações enviadas por 78 agências. Portanto, 140 agências a mais do que no levantamento do ano passado.
Fonte
CENP-Meios é um sistema do CENP – Conselho Executivo das Normas-Padrão que totaliza metadados referentes a compras de mídia realizadas por agências certificadas por ordem e conta de clientes-anunciantes. Os valores são totalizados e agregados por período, meio (apresentados nesta publicação em ordem alfabética) ou região, não sendo obtidos pelo sistema quaisquer dados reais negociados individualmente em cada transação.
Notas gerais:
¹Investimento em Mídia referem-se aos valores Faturados pelos veículos. Para se obter o investimento total realizado pelos anunciantes basta acrescentar o valor referente ao desconto-padrão (20%) multiplicando por 1,25.
²Conheça as Agências participantes do sistema CENP-Meios – “PAINEL 2019 / JAN A JUN – 218 AGÊNCIAS”.
³Dados divulgados em novembro de 2019.
⁴Valor Faturado é a remuneração do Veículo de Comunicação, resultado da diferença entre o “Valor Negociado*” e o “Desconto-Padrão**”.
*Valor Negociado é o valor fixado na lista pública de preços dos Veículos de Comunicação, já deduzidos os descontos comerciais.
**Desconto-Padrão de Agência ou simplesmente Desconto-Padrão é a remuneração da Agência de Publicidade pela concepção, execução e distribuição de propaganda, por ordem e conta de clientes anunciantes, na forma de percentual estabelecido pelas Normas-Padrão, calculado sobre o “Valor Negociado”, cuja recomendação normativa é que o seu valor não seja inferior à 20%.
⁵Os dados do meio Internet estão, a partir de 2019, subdivididos em:
Internet-Busca (quando se tratar de veículos buscadores);
Internet-Busca (quando se tratar de veículos buscadores);
Internet-Social (quando se tratar de redes sociais);
Internet-Vídeo (quando se tratar de utilização de mensagens de vídeos);
Internet-Áudio (quando se tratar de utilização de mensagens de áudio);
Internet-Display e outros;
E os meios Jornal, Revista e TV por Assinatura, incluem investimentos nas demais plataformas destes meios. Esta deliberação foi intensamente comunicada desde maio/18 contando inclusive com apoio do Grupo de Mídia de São Paulo que preparou uma cartilha em apoio às agências.
⁶Mercado Nacional: Esta informação está relacionada aos painéis (1) JAN A JUN 2017 – 75 Agências; (2) JAN A DEZ 2017 – 75 Agências, (3) JAN A JUN 2018 – 78 AGÊNCIAS e (4) JAN A DEZ 2018 – 78 AGÊNCIAS.
⁷Neste painel são 218 Agências dos grupos 1, 2, 3, 4 e 5 (referência ao Anexo “A”), que possuem condições técnicas necessárias para implementação, com suporte das empresas de software, dentre as quais a AdSolutions, Publi, VBS, Microuniverso e IClips.
A agência Full Propaganda LTDA – ME participa com dados a partir de jun/2019;
A agência Texto e Arte Propaganda LTDA EPP – ME participa com dados a partir de abr/2019;
A agência Fullpack Comunicação LTDA participa com dados de jan a mar/2019.