Publicidade
CENP-MEIOS divulga investimento publicitário no 1º semestre
14 de Novembro de 2019

CENP-MEIOS divulga investimento publicitário no 1º semestre

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

 

Nesta tarde do dia 13 de novembro foram divulgados os montantes investidos em publicidade no Brasil no primeiro semestre de 2019. O CENP- Conselho Executivo das Normas-Padrão divulga os dados dos investimentos em mídia via agências de publicidade no 1º semestre de 2019, com painel de 218 agências.

Publicidade

O indicador cobre cerca de 70% dos investimentos em mídia no Brasil, estimados em relação ao Monitor Evolution da Kantar Ibope Media. No ano passado, o painel reuniu informações enviadas por 78 agências. Portanto, 140 agências a mais do que no levantamento do ano passado.

 

 



 

Fonte
CENP-Meios é um sistema do CENP – Conselho Executivo das Normas-Padrão que totaliza metadados referentes a compras de mídia realizadas por agências certificadas por ordem e conta de clientes-anunciantes. Os valores são totalizados e agregados por período, meio (apresentados nesta publicação em ordem alfabética) ou região, não sendo obtidos pelo sistema quaisquer dados reais negociados individualmente em cada transação.

Notas gerais:
¹Investimento em Mídia referem-se aos valores Faturados pelos veículos. Para se obter o investimento total realizado pelos anunciantes basta acrescentar o valor referente ao desconto-padrão (20%) multiplicando por 1,25.

²Conheça as Agências participantes do sistema CENP-Meios – “PAINEL 2019 / JAN A JUN – 218 AGÊNCIAS”.

³Dados divulgados em novembro de 2019.

⁴Valor Faturado é a remuneração do Veículo de Comunicação, resultado da diferença entre o “Valor Negociado*” e o “Desconto-Padrão**”.

*Valor Negociado é o valor fixado na lista pública de preços dos Veículos de Comunicação, já deduzidos os descontos comerciais.

**Desconto-Padrão de Agência ou simplesmente Desconto-Padrão é a remuneração da Agência de Publicidade pela concepção, execução e distribuição de propaganda, por ordem e conta de clientes anunciantes, na forma de percentual estabelecido pelas Normas-Padrão, calculado sobre o “Valor Negociado”, cuja recomendação normativa é que o seu valor não seja inferior à 20%.

⁵Os dados do meio Internet estão, a partir de 2019, subdivididos em:

Internet-Busca (quando se tratar de veículos buscadores);

Internet-Busca (quando se tratar de veículos buscadores);

Internet-Social (quando se tratar de redes sociais);

Internet-Vídeo (quando se tratar de utilização de mensagens de vídeos);

Internet-Áudio (quando se tratar de utilização de mensagens de áudio);

Internet-Display e outros;

E os meios Jornal, Revista e TV por Assinatura, incluem investimentos nas demais plataformas destes meios. Esta deliberação foi intensamente comunicada desde maio/18 contando inclusive com apoio do Grupo de Mídia de São Paulo que preparou uma cartilha em apoio às agências.

⁶Mercado Nacional: Esta informação está relacionada aos painéis (1) JAN A JUN 2017 – 75 Agências; (2) JAN A DEZ 2017 – 75 Agências, (3) JAN A JUN 2018 – 78 AGÊNCIAS e (4) JAN A DEZ 2018 – 78 AGÊNCIAS.

⁷Neste painel são 218 Agências dos grupos 1, 2, 3, 4 e 5 (referência ao Anexo “A”), que possuem condições técnicas necessárias para implementação, com suporte das empresas de software, dentre as quais a AdSolutions, Publi, VBS, Microuniverso e IClips.

A agência Full Propaganda LTDA – ME participa com dados a partir de jun/2019;
A agência Texto e Arte Propaganda LTDA EPP – ME participa com dados a partir de abr/2019;
A agência Fullpack Comunicação LTDA participa com dados de jan a mar/2019.  

Publicidade
Publicidade