Campanha da Getty Images que dá voz a clássico do cinema mudo conquista prêmios no Cannes Lions

30 de Junho de 2017

A Getty Images, em parceria com a agência brasileira AlmapBBDO, foi premiada com múltiplos Leões pelo júri do Festival Internacional de Criatividade de Cannes. A campanha “The Non Silent Film”, cujo objetivo era mostrar a profundidade da extensa coleção de áudio da empresa, deu voz a um dos maiores clássicos do cinema mudo, “Nosferatu” (1922).

As categorias conquistadas foram:

Digital Craft – Leão de Ouro Lion
Digital Craft – Leão de Bronze
Outdoor – Leão de Bronze
Promo & Activation – Leão de Prata
Cyber – Leão de Prata
Cyber – Leão de Prata
 
Ao longo dos 90 minutos de duração da nova versão, os personagens surgem em cena usando uma voz de um idioma fictício, criado por reversão de arquivos de fala, compondo uma linguagem sombria para Nosferatu e suas vítimas. A produção foi realizada pela Punch Audio durante oito semanas, incluindo extensa pesquisa e colaboração das equipes da AlmapBBDO e da Getty Images.
 
O site da campanha também inclui uma linha do tempo sonora da produção, assim como acesso a cada arquivo usado no filme. Para completar, cartazes inspirados nos antigos pôsteres da película também foram recriados pela AlmapBBDO, agora com foco em Nosferatu em sua versão sonora.
 
“Ganhar vários prêmios é a prova do trabalho criativo líder que a AlmapBBDO e a Getty Images estão fazendo. É precisamente esse tipo de criatividade que ajuda a nos manter no top of mind dos profissionais da área de criação”, afirmou Gene Foca, chief marketing officer da Getty Images. “Nossa assinatura Premium Access oferece aos nossos parceiros do segmento a mais ampla seleção de conteúdo de imagem, vídeo e áudio. Posso pensar em poucas maneiras de mostrar melhor as capacidades abrangentes da Getty Images do que essa de transformar um clássico em um ‘novo’ clássico com a ajuda de nossos áudios”, completou.
 
“Apreciamos muito nossa parceria de longa data com a Getty Images. Usamos os produtos – fotos, vídeos e áudios da biblioteca– como matéria-prima para nossas campanhas. E, como o acervo da empresa é gigantesco, planejamos continuar criando por um longo período de tempo com a ajuda da profundidade e amplitude dos arquivos da Getty Images”, adicionou o diretor criativo da AlmapBBDO, Marcelo Nogueira.
 
Em oito anos de colaboração, a Getty Images e a AlmapBBDO produziram outras campanhas vitoriosas no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, como “From Love to Bingo ”, “85 Seconds” e, em 2016, “Millions of Images. Endless Possibilities”, que também conquistou vários Leões no famoso festival francês de publicidade.
 
Confira o trailer do projeto:

 
E assista ao filme completo em nonsilentfilm.com/pt.
 
Ficha Técnica:
Título: Nosferatu “The Non Silent Film”
Agência: AlmapBBDO
Anunciante: Getty Images
Parceiro/CCO: Luiz Sanches
Diretor Executivo de Criação: Bruno Prosperi
Direção de Criação: Andre Gola, Benjamin Yung Jr, Marcelo Nogueira, Pernil
Diretora de Criação Digital: Luciana Haguiara
Digital Head of Art: Pedro Burneiko
Copywriter: Daniel Oksenberg, Rodrigo Resende
Diretores de Arte: Renato Butori, Hauck Araujo
Design de Interface: Ingrid Bugarin
Áudio: Getty Images
Produção de Áudio: Punch Audio
Empresa de Produção Digital: Slickland
Ilustração: Black Madre Atelier
Produtora: Bossa Nova Animation
Produtor de Agência: Vera Jacinto, Diego Villas Bôas e Léo Damasceno
Art Buyer: Teresa Setti e Stephanie Biekarck
Gerente de Projeto: Mayra Otsuka
Diretor de Tecnologia: Eduardo Bruschi
UX Designer: Caroline Kayatt
Planejamento: Cintia Gonçalves
Atendimento: Ana Clara Grana, Beatriz Almonacid, Nathalia Chaves e Beatriz Sztamfater
Mídia: Luis Flavio Padilha, Cassiano Oliva e Natalia Furtado
Supervisores de Clientes: Gene Foca, Paige McCrensky, Jennifer Ferguson, Kjelti Kellough, Elvira Cameriere e Natalia Moraes