Campanha da Danish Cancer Society agradece aos fumantes por fumar

28 de Novembro de 2019

Campanha Futuro sem fumo usa uma reviravolta incomum na batalha para impedir que as crianças adquiram o hábito

 

As campanhas anti-tabagismo normalmente não agradecem aos fumantes por fumar. Mas a Sociedade Dinamarquesa de Câncer, a fundação filantrópica TrygFonden e a agência criativa & Co estão fazendo exatamente isso em sua última campanha por um futuro sem fumo.

A nova iniciativa é uma visão única da mensagem antifumo, propagada há décadas em todo o mundo. A agência criativa & Co tem se destacado com a percepção de que hoje, até os próprios fumantes querem um futuro livre de fumo. É por isso que esta campanha enfatiza o fato de que a maioria dos dinamarqueses - também as partes da população que fuma - não deseja que crianças e jovens comecem a fumar. A campanha mostra fumantes adultos usando várias maneiras criativas de esconder seus cigarros da geração mais jovem. Isso ocorre porque garantir que as crianças não testemunhem isso pode ajudá-las a não começar a fumar.

A & Co trabalhou em estreita colaboração com a produtora dinamarquesa Bacon e o diretor Martin Werner, para dar vida à idéia.

Veja:
 

 

A estratégia é apoiada por pesquisas: 77% dos fumantes dinamarqueses querem uma Dinamarca sem fumo para crianças e jovens até 2030, de acordo com um estudo de 2018 intitulado "A visão do dinamarquês sobre o tabaco"

“Na minha opinião, estamos simplesmente dividindo os papéis”, diz Johan Køhler, redator e parceiro da & Co. “Porque você pode ser fumante, mas é mais do que isso. Você também pode ser pai, avó, tia e muitas outras coisas mais importantes do que simplesmente ser fumante. Quando 3 em cada 4 afirmam se arrepender de dar o primeiro trago, dizem que sim porque agora conhecem os efeitos do tabaco. São testemunhas especializadas que valem a pena ouvir. E concordamos com eles neste caso - os 77%, em qualquer caso: não queremos passar o tabaco para nossos filhos e netos. "

Perto de um avanço político

“Estamos incrivelmente perto de um marco na Dinamarca. Quando o Futuro sem fumo foi fundado há quatro anos, apenas 13% dos dinamarqueses acreditavam que poderíamos deixar de repassar nossos maus hábitos a nossos filhos e netos. Mesmo sabendo o tempo todo o que é necessário para conseguir isso. ”,diz Susanne Bjærge, gerente de campanha da Smoke-Free Future.

“Antes de tudo, exige horário escolar livre de fumo, design neutro na embalagem de cigarros e tabaco oculto à vista das lojas. Todas essas medidas estão incluídas no plano do governo contra o uso de tabaco que os políticos estão debatendo no momento e que esperamos que se torne prática cotidiana na Dinamarca em questão de tempo. E é absolutamente crucial que eles se lembrem da medida mais eficaz: um aumento significativo no preço ".

Politicamente, há sinais de maioria pela ação do governo contra o tabaco. E há apoio do povo da Dinamarca - até fumantes.

"É por isso que agradecemos", diz Morten Fabricius, executivo de contas e parceiro da & Co. "Estamos em um ponto de inflexão ao impedir a passagem do tabaco para a próxima geração. Precisamos mostrar que somos muitos que querem a mesma coisa para o futuro. "

 

Ficha Técnica
Agency: & Co. / NoA
Creative director: Robert Cerkez
Art Director: Rune Petersen og Jon Goldtche
Copy writer: Johan Køhler og Kristel Krøier
Account Director: Morten Fabricius
Account Manager: Anders Antvorskov og Mette Riis Kruse
Planner: Lone Tvedergaard Bach
Social Media Planner: Nynne Sille Hansen
Graphic Designer: Anders Martin Jensen

Main production company: Bacon CPH
Executive producer: Mette Jermiin
Producer: Ditte Odgaard Glass
Director: Martin Werner
In-house production company: Andy

Agency producer: Filippa Borg von Bülow
DOP: Rasmus Videbæk
Focus puller: Daniel Parmo
Gaffer: Morten Kildegaard
Best boy: Casper Bülow
Grip: Christian Brøndum
Production manager: Mads Jokum
Production designer: Wonderland productions, Christian Rathmann
Propsmaster: Klara Sofia Bengtsson
Stylist: Pernille Holm
Make-up: Lis Kasper
Extra coordinator: Anya Heen
Production coordinator: Laura Valentiner-Bohse
Sound recordist: Stefan Garfield
Casting: ArtCast, Ditte Kiel
Postproduction: Bacon X
Editor: Nicolaj Monberg
Colourist: Miriam Latif
VFX: Bacon X
Sound design: Kevin Koch
Music title: “Kid in you”
Music composer: Hasan Ozsu

 

 

Avó contando história para duas netas, sentadas no sofá