Campanha da ABP assinada pela F.biz divulga a Entidade Depositária

08 de Dezembro de 2015

Entidade protege do risco de cópias de terceiros a autoria de ideias publicitárias desenvolvidas pelas agências de propaganda

É da F.biz a campanha criada para divulgar a Entidade Depositária da Associação Brasileira de Propaganda (ABP), que tem como objetivo proteger a autoria de ideias publicitárias – campanhas, peças, obras, temas e conceitos – desenvolvidas pelas agências de propaganda, do risco de serem copiadas ou utilizadas indevidamente por terceiros.

A comunicação traz três exemplos de pessoas que criaram coisas e ações que ficaram muito famosas, mas não tiveram interesse em registrar a ideia. Uma delas é Harvey Ross Ball, o criador do Smile Face. A ação foi desenvolvida para uma campanha interna de uma empresa e acabou ganhando o mundo. Ball ganhou apenas US$ 45,00 pelo trabalho por não ter interesse em registrar a ideia. As outras histórias se referem à Douglas Carl Engelbart, criador do mouse, e à Daisuke Inove, idealizador do karaokê.

As peças trazem o conceito “Às vezes não basta ter uma boa ideia. Por isso, existe a Entidade Depositária da ABP.” A campanha poderá ser conferida na mídia impressa, rádio e Internet.

"Estamos honrados com o convite para criar uma campanha que alerta para a importância de um dos serviços mais úteis prestados pela ABP ao nosso mercado", afirma Guilherme Jahara, CCO da F.biz.

“Concorrências em excesso com agências em excesso geram ideias em excesso. Infelizmente, nem todas as ideias apresentadas são aproveitadas naquele momento. Por isso, a importância do registro, da garantia da autoria da ideia e proteção da mesma. Em nome da diretoria da ABP, quero agradecer à F.biz pela campanha criada”, comenta Álvaro Rodrigues, presidente da ABP e da Africa Rio.