"Caça fantasmas" avalia Cannes 2015

20 de Julho de 2015

Sob o conceito “Masked to unmask copycats” (Mascarado para desmascarar imitadores), Joe se auto-define como um caçador de plagiadores publicitários desde 1999

Colunista especializado em marketing e publicidade, cronista, blogueiro e palestrante, Joe La Pompe (Joe, a Bomba) atua em veículos do meio na França e só aparece fantasiado do personagem que criou. Inspirado provavelmente na Rue da La Pompe, em Paris, onde funciona seu quartel-general. Ninguém sabe seu verdadeiro nome, mas criativos do mundo inteiro não fazem qualquer questão de serem lembrados por ele.

Sob o conceito “Masked to unmask copycats” (Mascarado para desmascarar imitadores), Joe se auto-define como um caçador de plagiadores publicitários desde 1999. Seu Blog é temido por revelar trabalhos premiados ao lado da ideia original que o inspirou. Ninguém escapa do olhar atento de Joe, inclusive várias agências brasileiras citadas nas centenas de páginas que já produziu. Sempre relacionando trabalhos por agência, país, prêmio ou menção recebida, o blogueiro, porém, não acusa diretamente. Inclusive admite possíveis coincidências. Algumas, porém, são exageradamente idênticas. Terminada mais uma edição do Cannes Lions, e já existe uma página especial de Joe no site da PUB Magazine sobre o festival, mostrando trabalhos novíssimos, premiados com Leões ou no short-list, comparados com a ideia original. A outra ele chama de “menos original”. No lançamento de seu livro “100 Idéias Visuais, 1000 grandes anúncios”, ele afirmou que antes de ser um vingador mascarado, é, antes de tudo, um colecionador apaixonado pela propaganda. Atualmente, além do Blog e da PUB Magazine, escreve também para a Comingmag.ch, CB News e mantém um canal no Youtube. 

Confira aos vídeos abaixo: 

Oroundo do Blog do Adonis.