Publicidade
ARTIGO | ​Dia do publicitário
01 de Fevereiro de 2017

ARTIGO | ​Dia do publicitário

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

por Pedro Cherem*

Que a propaganda é a alma do negócio, isso todo mundo já sabe. Mas o que muitas empresas ainda precisam mudar é a cultura de considerar a publicidade uma despesa e não um investimento. O cenário atual já demonstra algumas mudanças e a abertura para novas possibilidades, onde o publicitário assume papel fundamental na construção de uma marca forte, com identidade e que seja reconhecida no mercado.

Publicidade

Inquietude, criatividade e muito planejamento são algumas das características desse profissional que busca, com transparência e ética, o caminho para seduzir o consumidor ou mudar a imagem que tem sobre algo. Não existe fórmula ou atalho para o sucesso, mas acreditamos no esforço e dedicação de cada um para alcançar seus objetivos. E neste 1º de fevereiro, dia em que comemoramos o Dia do Publicitário, gostaria de parabenizar todos que travam uma luta diária pela sua valorização e buscam sempre o fortalecimento do segmento.

E o Sindicato das Agências de Propaganda de Santa Catarina é parceiro na ampliação so setor, investindo em ações de orientação e não se descuidando da qualificação das empresas e profissionais da área. Entre as conquistas da entidade podemos citar a parceria com o Ministério Público do Estado no trabalho de orientação na elaboração dos processos licitatórios para a contratação de serviços de publicidade institucional, o que complementa a forte atuação do Sinapro na análise e orientação dos editais de concorrência do setor, buscando sempre a transparência, legalidade e a racionalidade dos recursos – especialmente os públicos. E para isso o Sindicato está preparando um manual específico sobre o assunto, que irá oferecer até modelos de editais adequados para a esfera pública.

No último ano o Sinapro/SC ainda lançou a segunda edição do Guia de Concorrências Privadas, para orientar anunciantes a seguirem um padrão de concorrência considerado saudável, e promoveu o Cannes Lions Road Show, que percorreu o Estado mostrando os principais destaques do maior festival de publicidade e comunicação do mundo. Entre as realizações ainda podemos destacar o Design Thinking e o Expomais, ações que tiveram como foco as agências e a troca de conhecimento teórico e prático entre os profissionais.

Para 2017 a proposta é dar uma atenção especial também para a academia, promovendo o “Conexão Sinapro” – projeto que tem por objetivo aproximar o Sindicato das instituições de ensino e profissionais da área. Além disso, será realizado um workshop que percorrerá as seis regiões do Estado, com o tema “Remuneração”. A iniciativa busca aumentar a proximidadeentre o interior e a Capital, investindo em uma participação mais atuante dos diretores regionais do Sinapro/SC.

* Pedro Cherem, presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Santa Catarina

Publicidade
Publicidade