Publicidade
Univali é a única universidade não pública catarinense entre as melhores da América Latina
19 de Junho de 2019

Univali é a única universidade não pública catarinense entre as melhores da América Latina

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) é a única Instituição de Ensino Superior não pública catarinense a aparecer entre as 150 melhores universidades da América Latina, segundo avaliação de um dos principais rankings universitários do mundo, o Times Higher Education (THE), divulgado nessa terça-feira, 18.

Desde 2016, a publicação britânica passou a fazer um recorte específico sobre as instituições de ensino superior da América Latina. Na avaliação, critérios como ensino (o ambiente de aprendizagem), pesquisa (volume, renda e reputação), citações (influência da pesquisa), perspectivas internacionais (pessoal, estudantes e pesquisa) e rendimento do setor (transferência de conhecimento), são utilizados como indicadores de desempenho das universidades. Neste ano, o THE também ampliou o número de ranqueadas, incluindo 150 universidades (anteriormente eram 121) da América Latina e Caribe.

Publicidade

“Estar entre as melhores universidades da América Latina é para nós motivo de orgulho e imensa alegria porque demonstra o compromisso da Instituição com a qualidade de seus cursos de graduação, pós-graduação e o diferenciado desempenho de nosso corpo docente, discente e funcional. Ao mesmo tempo, é também um sinalizador de que estamos no caminho certo e em sintonia com os principais indicadores do ensino superior mundial”, declara o reitor, Valdir Cechinel Filho.

O Brasil ainda é o país com mais representatividade no ranking, com 52 universidades classificadas, mas perdeu a primeira posição, antes ocupada pela Unicamp (SP) para a PUC-Chile. A segunda colocação agora é da Universidade de São Paulo (USP) e a Unicamp aparece em terceiro. Em Santa Catarina, mais duas universidades estatais estão presentes: a UFSC e a Udesc.

Publicidade
Publicidade