O processo da construção da marca NSC e a criação da publicidade

16 de Agosto de 2017

A construção desta nova marca começou em agosto de 2016 quando a Interbrand, consultora global de branding, iniciou o trabalho de criação da plataforma da marca (propósito, atitudes, nome e marca), concluído quase um ano depois, em julho de 2017. Em setembro de 2016, a agência Exit, de Joinville, foi escolhida para a realização da campanha de lançamento. A partir de um alinhamento com o SinaproSC, foi realizada uma concorrência entre agências com a intenção de reforçar as boas práticas e valorizar o mercado de comunicação catarinense.

Desde o início, a intenção foi ir além da criação de um símbolo ou um nome, mas fazer um processo de transformação no relacionamento com todos os públicos da empresa, sendo ainda mais próximos. Proximidade que vai além da marca. Ela passa pela relação diária com os colaboradores, com os consumidores dos produtos de jornalismo e entretenimento e também na busca pelas melhores soluções para os anunciantes.

O processo de definição do nome envolveu a população catarinense, que pôde escolher entre três opções. Em 16 de maio de 2017, após 13 dias de votação, NSC, que significa Nossa Santa Catarina, foi escolhido com 66,28% dos votos. O nome NSC é muito mais do que uma sigla. É a tradução de tudo o que é nosso, do que temos orgulho. Entre as alternativas estavam ainda DNC (DNA Catarinense) e LIG.

A partir da consulta popular, que definiu a nova assinatura da emissora e da empresa de comunicação, a Interbrand iniciou a etapa de desenvolvimento da identidade visual.

 

Mapa de Santa Catarina
Todo o projeto, dirigido pelo presidente da NSC Comunicação, Mário Neves e coordenado por Romí de Liz, gestora da área de Comunicação e Marca, culminou na materialização gráfica de um símbolo que representa o mapa de SC e, também, as várias janelas que se abrem a partir das diversas formas de distribuição de conteúdo.
Com um universo visual moderno, reflete a personalidade da marca: vibrante, envolvente, confiável e plural. A logotipia assume formas, cores e texturas sem perder a identidade.

 

Fases do projeto
A implantação da nova marca foi desenvolvida em duas fases. Um grande evento em 15/07 reuniu todos os colaboradores do Estado e marcou o início da troca de identidade em mais de  380 pontos em que os símbolos anteriores apareciam para o público interno e externo, como todo o pacote gráfico da tevê, identificação das sedes, uniformes, crachás, endereços de email.

A segunda fase, em 15/08, marca a implantação definitiva da marca em Santa Catarina.

A partir da noite de ontem, 15/08, a RBS TV passou a chamar-se NSC TV e a empresa, NSC Comunicação. A campanha assinada pela Exit valoriza Santa Catarina e os catarinenses, com uma linguagem dinâmica e próxima.

 

Jornalísticos
Paralelamente, foi realizado o processo de troca de nome, identidade gráfica e cenário do telejornal da noite: o RBS Notícias estreia como NSC Notícias no dia 16/08.

A publicidade
O conceito da campanha de lançamento da TV “Tudo que move a gente” declara o propósito da marca: ser um agente de desenvolvimento do Estado através da informação. O vídeo criado pela Exit e que faz a virada de marca, mostra uma Santa Catarina interessante, fugindo de símbolos de cartões postais para mostrar o real potencial do catarinense. A linguagem utilizada traz a sensação de que tudo acontece ao mesmo tempo, trazendo para o vídeo o movimento que está no conceito da campanha.
A criação levou em consideração aquilo que nos move, as notícias que emocionam, as informações e histórias que fazem Santa Catarina andar e se desenvolver. O filme não se apoia em estereótipos, mas sim naquilo que é de verdade, trazendo como substância o posicionamento e o propósito do grupo, criando a identidade, sem perder a essência do jornalismo.

NSC Comunicação Institucional

NSC TV Institucional

Ficha Técnica
Anunciante: NSC Comunicação
Título: Lançamento 1’
Produto: TV
Diretor de Criação: Felipe Grossl
Criação: Ismael Ramos, Paola Stumpf
Produtora: Epic Produções
Direção de Cena: Thomas Ventura
Produtor Executivo: Verena Meneghelli
Diretor de Fotografia: Guilherme Meneghelli
Coordenação de produção: Aliak Sá
Editor/Finalizador: Ricardo Vilella
Finalizador: Fabio Abreu
Produtora de som: Fujii Studio
Atendimento: Ricardo Massao Fujii
Locutor: Marcos Verza
RTVC: Mirela Serafim
Atendimento: Lizianna Garcia
Planejamento: Samanta Tavares
Mídia: Adriana Baron
Aprovação: Mário Neves, Romí de Liz, Camila Leal

Mídia
Multiplataforma, a campanha ainda conta um completo enxoval de comunicação para todos os momentos do lançamento da NSC TV e da NSC Comunicação, com peças para TV, jornal, rádio, mídia digital e mídia exterior. O foco da mídia está nos canais proprietários da empresa, mas também foram contemplados na estratégia outros canais do setor, com foco no mercado B2B, assim como assessoria de imprensa em canais especializados. Complementando as peças de comunicação, foram criadas ações de relacionamento com públicos estratégicos para a marca.

 
Fontes:
Interbrand (criou a marca e a plataforma)
Exit (criou a campanha)
Romí de Liz, coordenadora de Comunicação e Marca