Publicidade
ENTREVISTA | Naldo Barbosa, sócio-regional do Outback Steakhouse
02 de Junho de 2016

ENTREVISTA | Naldo Barbosa, sócio-regional do Outback Steakhouse

Twitter Whatsapp Facebook

A Outback Steakhouse nasceu em Tampa, Estado da Flórida, nos Estados Unidos em 1988. Atualmente, a marca está presente em 22 países entre Américas, Ásia e Oceania, com mais de mil restaurantes em todo o mundo. AcontecendoAqui conversou com Naldo Barbosa, sócio-regional do Outback Steakhouse, durante sua estada em Florianópolis para acompanhar o Ironman, de quem a marca foi patrocinadora local.

Qual é o modelo de negócio da Outback?

Publicidade

É um modelo de muito sucesso nos Estados Unidos, que desembarcou no Brasil em 1997 e a cidade escolhida para receber o primeiro restaurante foi o Rio de Janeiro. Hoje, vendo o progresso da rede, podemos comprovar que o investimento no mercado brasileiro se mostrou um acerto. No Brasil, nossa marca é ainda mais conhecida por ser extrovertida, generosa e hospitaleira com serviço de qualidade, comida de sabor marcante e atendimento descontraído.

 
Qual o faturamento e número de empregados no mundo e no Brasil?

Infelizmente, não temos acesso aos dados mundiais, mas atualmente no Brasil são cerca de 10 mil Outbackers, como são chamados os nossos colaboradores. A rede não informa os dados de faturamento.
 

Chegada no Brasil há 20 anos, O modelo de negócio no país segue o tradicional franqueador master? Se sim, poderias descrever o processo?

Este ano, iremos completar 19 anos em território brasileiro. É muito importante saber que o Outback Steakhouse não trabalha com franquias. O modelo de negócios é de restaurantes próprios, onde cada unidade é gerenciada por um sócio-proprietário. Desta forma, o grupo é o responsável pelo investimento para a abertura de um novo restaurante e os sócios proprietários fazem um investimento mínimo referente à sociedade com a empresa. Para ser um sócio do grupo e gerenciar uma unidade, é preciso ter experiência em gestão na área de hospitalidade ou varejo, além do espírito empreendedor e capacidade de liderança.  Basicamente, buscamos pessoas com visão empreendedora, experiência no ramo da hospitalidade e capacidade de liderar uma equipe jovem e dinâmica. Atualmente, cerca de 75% dos sócios-proprietários do Outback são pessoas que iniciaram sua carreira em nossos restaurantes, na cozinha ou salão, como atendentes, por exemplo.
 

Qual é o marketing praticado pela marca no Brasil?

Nossa estratégia é sempre surpreender os clientes de formas diferentes. Em 2015, aparecemos de surpresa e ao vivo no elevador de um prédio de São Paulo; levamos o Outback para o interior de Goiás onde acontece o Rally dos Sertões e a população local pode degustar nossa culinária de sabor único; e celebramos nosso aniversário de 18 anos aparecendo de surpresa e também ao vivo na tela de uma sala de cinema da Cinemark. Nosso cliente tem muita sinergia com ações desse perfil, por isso, temos um plano de marketing bem concreto para 2016. Estamos investindo fortemente em ações promocionais, temos um calendário bastante recheado esse ano e pretendemos proporcionar momentos divertidos aos nossos clientes. Além disso, estamos sempre inovando no menu. Esse ano já incluímos três novidades no cardápio e estamos testando novos sabores.
Também renovamos a parceria com o Rally dos Sertões que já resultou em um vídeo onde o piloto Lucas Moraes convida as pessoas em um dos nossos restaurantes para uma aventura: participar de uma experiência de Rally dentro de um dos carros oficiais da competição. O vídeo pode ser visto a seguir.

Estamos trabalhando a todo vapor para surpreender nossos clientes durante todo o ano.

 
Quais as políticas que orientam a comunicação?

O Outback é famoso por ser palco de momentos de celebração, alegria e descontração. Temos centenas de clientes, todos os dias, dizendo que irão, estão ou estiveram em um restaurante Outback e esses fãs compartilham conosco esses momentos, nos contam histórias, experiências de vida e coisas bacanas que viveram dentro dos nossos restaurantes. Hoje temos mais de 230 mil seguidores no Instagram e, no Facebook, são mais de 4 milhões de fãs. O Outback tem clientes muito fiéis e estes clientes revelam o carinho pela marca com o engajamento nas redes sociais. Por isso, nossa comunicação sempre é pensada para integrar as redes sociais, os restaurantes e os clientes de uma forma intensa, divertida e verdadeira.
 

Planos de expansão no Brasil? Em qual prazo e dimensão?

No ano passado abrimos 11 restaurantes Outback no Brasil. Esse ano já inauguramos 4 unidades (uma no Shopping Taboão, em Taboão da Serra/SP, uma no shopping Tamboré, em Barueri/SP e duas em São Paulo, capital – uma no Santana Parque Shopping e outra no Shopping SP Market) e temos mais 2  unidades já confirmadas (uma no Shopping Venâncio, em Brasília/DF, e uma no shopping Recreio, no Rio de Janeiro/RJ). Todas elas serão abertas no primeiro semestre. O plano do segundo semestre será divulgado em breve.

 
Quem frequenta o Outback, logo percebe o atendimento personalizado e diferenciado, como manter  essa expectativa e qualidade?

Trabalhamos diariamente para entregar o que prometemos aos clientes: comida generosa de sabor único, atendimento descontraído e de qualidade e um ambiente acolhedor. Para isso, contamos com uma equipe muito bem preparada que garante que a experiência dos clientes dentro do restaurante seja excelente. Nossas pessoas têm o DNA da hospitalidade, gostam do que fazem, atendem bem e entendem as necessidades do cliente. São colaboradores que se envolvem e se comprometem com o negócio. Além disso, também mantemos nosso alto padrão de qualidade dos produtos, servindo tudo fresco e preparado dentro do restaurante. Atualmente, 98% de tudo o que o cliente consome dentro de um Outback é preparado na própria unidade.
 

O Outback lançou a campanha promocional de “1 milhão de compartilhamentos”. Qual a estratégia para que haja esse engajamento dos clientes na redes sociais?

Criamos diariamente diversos conteúdos para interagir com as pessoas e buscamos impactá-las em horários específicos, como antes do almoço e no final da tarde, quando estão realmente pensando em uma opção para comer. A ação “1 milhão de momentos” surgiu quando descobrimos que nossos clientes já compartilharam mais de um milhão de momentos nas redes sociais, como fotos e vídeos. Somos uma marca conectada e temos um relacionamento muito forte com o nosso consumidor por meio das mídias digitais. As experiências vividas dentro dos restaurantes são, com frequência, postadas na internet e o marco de 1 milhão de momentos compartilhados  é motivo de celebração para nós.
Além disso, quando pensamos em uma ação promocional como esta, sempre levamos em conta nossas pesquisas, e, nelas, identificamos que cerca de 70% das pessoas preferem um presente imediato e ligado ao nosso famoso cardápio. Pensando nisso, decidimos presentear os clientes com 1 milhão de vouchers de aperitivos grátis. Para ganhar, o cliente precisa acessar o site www.outback.com.br/1milhaodemomentos , se cadastrar, escolher o aperitivo e gerar o voucher da cortesia. São milhares de Bloomin’ Onions® (cebola gigante dourada servida com molho bloom), AussieCheeseFries®(batatas fritas cobertas com um mix de queijos e bacon servidas com molho ranch), KookaburraWings® (sobreasas de frango empanadas servidas com molho blue cheese) e Billy Ribs (costelas de porco regadas com molho billabong e servidas com fritas). Com o voucher, basta ir ao Outback e, ao pedir um prato principal, o aperitivo escolhido no site é por conta da casa.

Publicidade