ENTREVISTA | Delton Batista - RBS SC - fala sobre os Projetos de Verão

09 de Janeiro de 2017

AcontecendoAqui - Dois eventos realizados pela RBS TV por vários anos, o Garota Verão e Garota Top Model, foram descontinuados há uns dois anos. Por quê?

 
Delton Batista - O verão de Santa Catarina faz parte de nosso posicionamento de comunicação há muitos anos, passando por coberturas e oportunidades comerciais ao longo da temporada, nos projetos de final de ano, Natal, Ano Novo, Carnaval, Campeonato Catarinense de Futebol, entre outros, em um pacote que se torna o maior conjunto de ações publicitárias do nosso mercado.
O projeto "Garota Verão" teve muito sucesso em todas suas edições, mas como ocorre em qualquer ciclo de produto chegou um momento em que sentimos a necessidade de renovação de conceitos, oferecendo novas oportunidades para o mercado, focadas em promover experiências inovadoras com integração em multiplataformas da RBS SC. Assim nasceu o "Verão TOP Model", outro sucesso de audiência e engajamento do público, com grande atratividade e participação de anunciantes. Após cinco edições de sucesso, quando atingiu seu auge, optamos de forma ousada, mais uma vez, por inovar, superando as expectativas do público e mercado. 
Como evolução, desenvolvemos assim os Projetos de Verão pensando na enorme parcela de audiência e no destaque que Santa Catarina recebe durante esta estação do ano, criando oportunidades únicas de engajamento entre marcas e consumidores. 
 A prova do acerto na estratégia é que os projetos atuais são sucesso de comercialização e com volume de investimento superior aos projetos anteriores com interesse de grandes marcas regionais e nacionais como Devassa, Intimus, Kibon, McDonald’s, Shaefer Yachts, Santander, Imperatriz e Fuit-Tella que chancelam o projeto Floripa Tem e os patrocinadores do Conexão Verão, que centrou parcerias com Sicoob, Kia Power Imports, Drogaria Catarinense e UniSociesc.
 

AcontecendoAqui - Os Projetos de Verão da RBS já são tradição em Santa Catarina. Quais são eles e onde são realizados?

Delton Batista - A partir de 7 de janeiro, entram em cena dois projetos de Verão da RBS SC. Nas praias catarinenses a 11ª edição do Floripa Tem e com abrangência estadual  a 3ª edição do Conexão Verão.
O Floripa Tem movimenta as praias de Florianópolis e para esta edição terá três hubs. O hub do trapiche da Beira-Mar Norte, a principal avenida da cidade, receberá dois shows nacionais, da Karol Conká e do Marcelo D2, paredão de escalada, empréstimo de bikes, skates, patins e slcakline, além de DJs aos domingos. Já na Praia Brava, o hub terá festas no estilo sunset de quinta a domingo, no Le Barbaron, sem contar as aulas de yoga, na beira da praia. O hub da Joaquina, o À Toa na Joa, ponto de encontro dos surfistas, será palco de do show de Armandinho e atrações musicais locais nos fins de semana, além de ter um espaço para massagem.
O Conexão Verão mantém o foco no entretenimento e se transforma no guia de conteúdo oficial do verão catarinense, com muita informação, esportes e diversão, reunidos em uma página especial no Gshow. As principais atrações são arenas itinerantes que serão realizadas em Florianópolis (14/01), Balneário Camboriú (28/01), São Francisco do Sul (11/02) e Chapecó (18/02).
 

AcontecendoAqui - Neste ano o que vem de inovação nos projetos Conexão Verão e Floripa Tem?

Delton Batista - Ambos projetos tem comunicação multiplataforma que é o novo mindset da RBS SC, que aposta na integração multimídia com o público.
Os projetos oferecem atrações diferenciadas com entretenimento para turistas e famílias catarinenses tanto no litoral quanto no interior. No projeto do Floripa Tem reforçou a parceria com anunciantes nacionais e fortaleceu vínculos com marcas regionais e conta com mídias em TVs, rádio e jornais impressos, além de atuar fortemente em plataformas digitais, envolvendo parcerias com influenciadoras das mídias sociais. Por exemplo, nas edições anteriores do Conexão Verão foi desenvolvido um projeto com mídia exclusivamente para a televisão.
A partir deste ano, as ações passaram a ter uma campanha publicitária em todos os veículos do grupo. Expandimos o projeto com uma arena em Chapecó, buscando valorizar os potenciais de lazer e turístico da temporada em todo o estado. A proposta é um convite para todos desfrutarem o melhor do verão em Santa Catarina.
Comercialmente, além da renovação de patrocínios como o Sicoob que pela segunda vez aposta no projeto, conquistamos novos anunciantes de importantes segmentos que também mostram uma sinergia e engajamento entre si.
Além disso, apostamos fortemente no digital, investindo em um site diferenciado ancorado no Gshow com produção diária de conteúdo exclusivo de verão, apostando na estratégia de comunicação multimídia para reforçar a audiência, em um hub de conteúdo online e também fomentamos uma forte atuação nas redes sociais. 

AcontecendoAqui - Dá uma ideia do tempo de planejamento, produção, instalação e realização deles?

Delton Batista - Ambos projetos exigem muito planejamento devido ao volume de investimento e ações. A comercialização inicia no segundo semestre, momento estratégico que as agências de publicidade e clientes estão definindo seu investimento na temporada. 
A produção em média de três meses e envolve profissionais em todo o estado. O Floripa Tem, conta com quatro meses de planejamento, uma vez que oferece uma intensa programação diariamente, durante um mês, em três locais de Florianópolis neste período. Já o Conexão Verão tem a duração de três meses com a programação pelo estado com arenas itinerantes que vão oferecer aulas de dança, alongamento, competições esportivas, grupos de corrida, sessões de relaxamento e de atrações musicais para agitar o público.
 

AcontecendoAqui - Qual a logística e equipes envolvidas nesses projetos?

Delton Batista - O Floripa Tem trabalha com uma equipe de aproximadamente 30 pessoas, podendo dobrar o número de profissionais entre pré, durante e pós-evento, gerando empregos diretos e indiretos. Além disso, o projeto trabalha com planejamento e execução detalhados. Assim, como os eventos são grandes, é de extrema importância que o Floripa Tem tenha o apoio de órgãos públicos, inclusive para ter apoio com relação ao trânsito na ilha, durante os shows nacionais.
O Conexão Verão tem o engajamento das equipes de todos os departamentos da RBS TV já que o projeto oferece ações multiplataforma - digital, programação, jornalismo, eventos, marketing e comercial. A estrutura da arena é itinerante e transportada nas quatro regiões onde ocorrem os eventos.
 

AcontecendoAqui - Qual o público-alvo desses projetos? Público local, turistas ou todo mundo?

Delton Batista - A RBS SC aposta em projetos de verão com objetivos distintos e complementares entre si, explorando todo o potencial de consumo do estado com ações direcionadas para cada público. O Floria Tem visa mostrar a capital catarinense para consumidores de todo país que visitam a ilha na temporada. Este é o diferencial competitivo do projeto que atrai o investimento de renomadas marcas nacionais.
Já o Conexão Verão é voltado para o estado e para os catarinenses, o projeto está na sua terceira edição e mantém o objetivo pelo qual foi criado, que é fortalecer a relação dos catarinenses com o verão que o estado proporciona.
 

AcontecendoAqui - Por que os patrocinadores são marcas locais com tanto turista do Brasil e América do Sul no Estado?

Delton Batista - Os dois projetos se complementem e visam atender todo o potencial de consumo do estado na temporada, formado por catarinenses e turistas de outros estados e países. Por Florianópolis concentrar o maior volume de turistas de outros estados, seus patrocinadores são na sua maioria marcas nacionais que visam maximizar sua presença neste mercado consumidor. Já o Conexão Verão é um projeto voltado para o estado e para os catarinenses, que também serve de vitrine para o mercado local, na medida em que apresenta as marcas catarinenses para novos consumidores que visitam o litoral.
Uma combinação de indicadores sociais (distribuição mais equilibrada da população e riqueza, refletida em um Índice de Desenvolvimento Humano – IDH superior ao de Portugal ou Emirados Árabes Unidos), econômicos (um PIB equivalente à soma das economias do Uruguai e Paraguai) e destaque em diversos segmentos (por exemplo, eleito sucessivamente entre os melhores destinos turísticos do país) criam em Santa Catarina as condições para um ambiente de negócios e de mercado consumidor especialmente favorável.
A conectividade do catarinense com as mídias também apresenta índices muito superiores à média nacional: 98% de penetração domiciliar de televisão aberta, 61% da população do Estado já conta com transmissão de TV aberta digital, 40% da população de Florianópolis lê jornais, 90% ouve rádios, sendo considerada a capital mais conectada em internet no país.
Um cenário extremamente atrativo para as marcas se posicionarem regionalmente e nacionalmente.
 

AcontecendoAqui - Qual o valor da cota de patrocínio e os benefícios aos anunciantes?

Delton Batista - Os valores são confidenciais devido a politica de sigilo de investimento publicitário de nossos anunciantes. Vale ressaltar que 50% da verba destes projetos correspondem a patrocinadores nacionais, o que representa um crescimento de 30% sobre o investimento do ano passado, e demonstra como estamos ampliando o interesse do mercado publicitário nacional para Santa Catarina. O benefício aos anunciantes é condizente com o aproveitamento comercial que cada projeto oferece, gerando uma relação investimento x retorno inigualável.
 

AcontecendoAqui - Um de seus concorrentes vem melhorando seus projetos de Verão a cada ano. Como você os vê?

Delton Batista - Acreditamos que todas iniciativas que valorizem a indústria da comunicação em geral e contribuam com o desenvolvimento e geração de riqueza de Santa Catarina, são válidas. Nosso diferencial competitivo está relacionado com um tripé que entendemos único: (1) nosso posicionamento como centro de soluções de comunicação com um portfólio completo de plataformas (televisão aberta, jornais, rádios e digital) e formatos (espaços publicitários para mídia avulsa, patrocínios de programas de nossas grades, projetos especiais de portfólio ou customizados, merchandising, quadros comercializados, ações de interatividade com públicos, estúdio multimídia branded content, eventos, etc) com oportunidades comerciais para todo perfil de anunciante e qualquer tamanho de orçamento (2) a audiência de nossos veículos de comunicação, atingido todos públicos e perfis sócio-demográficos do estado, possibilitando aproveitamento dos anunciantes na forma de publicidade e engajamento, seja para comunicações de massa, seja para comunicações de nichos e (3) a expertise que nosso time possui sobre o mercado catarinense e suas particularidades, através da presença de nossas equipes em todas regiões do estado e na relação junto às comunidades em que atuamos. 
 

AcontecendoAqui - Podes antecipar algo sobre o Projeto Verão 2018?

Delton Batista - A inovação permanente é uma característica que buscamos imprimir em todos projetos especiais que desenvolvemos, visando sempre superar expectativas de nossos públicos consumidores e anunciantes. A temporada de 2018, assim com todas ações ao logo de 2017, não será diferente. Pretendemos continuar dando ênfase nas potencialidades que as marcas tem no mercado de Santa Catarina e em nossas soluções convergentes de comunicação. Pretendemos cada vez mais ser um centro de soluções de comunicação que sirva como elo entre as marcas e seus targets.
A liderança de audiência em todas plataformas em que atuamos faz com que nosso grupo de comunicação esteja presente de forma intensa na vida dos catarinenses, superando a falsa dicotomia entre mídias on e offline, e gerando resultados concretos e mensuráveis para nossos anunciantes. 
Como costumamos dizer, somos "onlife".