E-commerce de mercado automotivo ganha cada dia mais espaço entre internautas

09 de Outubro de 2019

A expectativa é que em 2021 o número de compradores chegue a 95 milhões.

O e-commerce de mercado automotivo tem crescido por conta das facilidades que oferece e as possibilidades de se conseguir melhores negócios. Confira dados do setor e como são as oportunidades do mercado.

 

A internet mudou a forma como as pessoas têm comprado. Em 2014, já havia um levantamento de que 93% começaram suas compras com a experiência online e o e-commerce de mercado automotivo estava incluído nesse percentual.

Entre 2014 e 2015, o crescimento da presença de autopeças no e-commerce foi de 82,7% e no ano de 2016, enquanto a venda de automóveis diminuía, a de autopeças crescia pouco mais de 5%. Em 2014, a venda do autopeças no mercado online representava cerca de 2% de todo e-commerce.

Em 2017, o número de consumidores ativos no e-commerce chegava a 55,1 milhões, o que presentava um faturamento de R$ 48 milhões. A expectativa é que em 2021 o número de compradores chegue a 95 milhões.

O setor automotivo hoje representa cerca de 25% do PIB e essa sua grande representação é que faz com que haja mais espaço para ele na internet. E os números do setor mostram constante crescimento.

 


 

Um fato que chama a atenção é que os consumidores online do segmento de autopeças têm o hábito de pesquisar 23% a mais do que os de outros segmentos e isso pode ser devido à grande variedade no catálogo.

Apesar de todos os números positivos e crescimento nos últimos anos, a participação das autopeças no e-commerce brasileiros ainda é tímida.

Especialistas preveem que elas possuem potencial para crescer atingir patamares como o dos Estados Unidos com um percentual de 10,5% ou até mesmo da Europa, com uma participação de 22% somente na venda de pneus por meios eletrônicos.

 

Os atrativos do e-commerce de mercado automotivo

Segundo o portal automotivo Auto-doc.pt, os motivos que fazem com que o e-commerce de mercado automotivo cresça são variados. Um deles é a facilidade de fazer pesquisas e conseguir as informações necessárias sobre os produtos. A comparação de preços pode ser feita rapidamente e com peças iguais ou similares.

Os filtros de busca fazem com que se chegue rapidamente ao produto desejado e permitem direcionar melhor as pesquisas.

A possibilidade de encontrar bons negócios e facilidade em efetivar a compra são grandes atrativos para quem busca comodidade e praticidade.

 

Atributos

Dados da E-Consulting resumem o que os consumidores encontrem como atrativos no e-commerce sendo a comodidade (55%), confiança (46%), segurança (44%) e agilidade (26%) na hora do pagamento os principais deles.

Por outro lado, existem fatores que pode ser uma barreira na hora da compra. A falta de um vendedor para acompanhar o processo pode causar mais insegurança. O fato de não pode ver os produtos fisicamente pode desqualificar a compra para alguns consumidores.

A tendência é que o e-commerce de mercado automotivo continue a crescer e seguindo o que acontece em outros países ocupar um percentual maior das negociações virtuais.

 

As oportunidades desse mercado

Os comércios têm aproveitado esse crescimento e feito bom uso dele. Com as facilidades para iniciar um e-commerce qualquer empresa pode ingressar nesse negócio, mas é preciso montar toda uma estrutura para conseguir atingir metas.

Existem casos de empresas que conseguiram um crescimento de mais de 200% em menos de 6 meses por começarem as vendas na internet.

Enquanto as empresas que vendem as peças aproveitam essa oportunidade, os consumidores estão atentos às mudanças e em busca de oportunidades.

Não são apenas os consumidores finais que estão de olho nas compras pelo e-commerce de mercado automotivo. Mecânicos e donos de oficinas utilizam esse meio para encontrar as peças que precisam pelos melhores preços.

Cerca de 80% dos profissionais desse segmento utilizam a internet, e desses 71% usam para trabalhar, o que demonstra o potencial de vendas para esse público.

O e-commerce do mercado automotivo não se resume apenas a venda de autopeças, hoje ele é muito mais amplo e engloba diferentes serviços.

As concessionárias permitem a compra de carros novos e usados por meio de seus sites e existem plataformas especializadas na venda de carros usados.

Outra possibilidade relacionada ao mercado automotivo é o aluguel de carros. As pessoas podem escolher qual modelo desejam, fazer o pagamento e ir à loja apenas para retirar o veículo.

 

Locação de garagens por APP

Outro serviço até pouco tempo apenas negociado presencialmente é o aluguel de garagens. Já existem aplicativos que conectam pessoas com espaço livre e outras que querem alugar. A vantagem é que o custo final costuma ser menor que o dos estacionamentos convencionais.

As possibilidades do mercado automotivo online são muitas e o faturamento para 2018 foi em torno de R$ 15,2 bilhões somente no Brasil.