Publicidade
Coluna da Qualé Digital | O que é ROI e como calcular
22 de Março de 2016

Coluna da Qualé Digital | O que é ROI e como calcular

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

parte 1

Hoje nós vamos falar sobre uma palavrinha em inglês que vem sendo cada vez mais usada na publicidade online e no marketing digital. Sigla para Return On Investment, em português  “Retorno sobre Investimento”, ROI nada mais é do que a relação entre o dinheiro ganho / perdido com um investimento e o montante do dinheiro investido. Ou seja, representa exatamente aquele tanto que se ganha diante do que se gastou.

Publicidade

Existem três possibilidades de retorno para quem investe: o retorno efetivo, o retorno exigido e o retorno previsto. O retorno efetivo é a medida de avaliação do desempenho de um investimento. O retorno previsto, a medida do desempenho de um investimento, que é a sua  taxa implícita, aquela que iguala o valor do investimento do seu preço ou custo. Na publicidade online, ROI significa o próprio retorno do investimento, ou seja, a relação do custo de campanhas de publicidade com o lucro gerado por conversões (vendas ou leads).

Assim, o ROI é o principal indicador do valor ganho por uma empresa em relação ao custo da sua campanha de comunicação. Para avaliar o ROI de uma campanha, o procedimento é simples: subtraia a despesa com publicidade do valor da receita proveniente das vendas e divida o resultado pelo total dos custos com publicidade. Confira a fórmula:

Lucro do Investimento – Custo do Investimento / Custo do Investimento

Como o ROI nada mais é do que a relação simples entre a quantidade de dinheiro ganho ou perdido em um investimento, torna-se uma excelente ferramenta para revelar se o dinheiro está sendo empregado de forma inteligente. Contar com esses dados ajuda o empresário a alcançar mais acertos, e consequentemente mais sucesso, no seu negócio. No próximo texto,  você descobrirá as aplicações e técnicas de medição. Obrigado pela leitura!

Publicidade
Publicidade