ARTIGO | As vendas começam nas compras

22 de Setembro de 2019

Um dos maiores erros é quando adquirimos algo e pensamos somente no custo

 

por Luis Humberto de Quental*
 

Todos os setores de uma empresa são importantes, caso contrário não existiriam, mas neste artigo queremos destacar em especial o setor de compras, setor este que em muitas empresas é considerado apenas como suporte. O que quero salientar é que esta área é vital para as empresas e deve ser considerada como estratégica.

Acreditem, as vendas começam nas compras, pois podemos somente vender ou ofertar algo que já adquirimos ou negociamos anteriormente. Se os profissionais responsáveis por esta importante etapa tiverem uma cultura de venda, os resultados serão muito melhores, pois dessa maneira o foco principal é o cliente final.

Um dos maiores erros é quando adquirimos algo e pensamos somente no custo e não na sua qualidade e no quanto este produto será importante para o consumidor.

Pensando nisso, devemos buscar por profissionais do setor de compras com conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados à vendas e, dessa forma, as compras serão consequência dessa necessidade.

A união dessas duas áreas que interagem entre si, por meio de processos e sistemas, auxilia no crescimento dos resultados.

Em resumo, reafirmo, que as vendas começam nas compras. O sucesso das vendas e da receita de uma empresa irá depender do quão estratégico a empresa prepara o setor de compras.

Luis Humberto de Quental, Vice-presidente Institucional da ADVB/SC