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Artigo | Tão importante quanto o objetivo, é o que e como você faz para alcançá-lo – Por Gustavo dos Santos Filho, Planner da Exit Comunicação & Negócios
20 de Setembro de 2017

Artigo | Tão importante quanto o objetivo, é o que e como você faz para alcançá-lo – Por Gustavo dos Santos Filho, Planner da Exit Comunicação & Negócios

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Por Gustavo dos Santos Filho, Planner da Exit Comunicação & Negócios

 

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Não é um objetivo por si só que vai dizer se ele será alcançado ou não. Pode ser aparentemente simples ou assustadoramente complexo, pode ser para semana que vem ou para o final do ano, as chances de atingir nossos objetivos aumentam quando estamos determinados. É preciso iniciar os trabalhos, levantar da cadeira – ou sentar e estalar os dedos -, estudar, analisar, pensar e agir! Afinal de contas, o amanhã é fruto do hoje.

Para ampliar as possibilidades de assertividade, um bom planejamento é sempre bem-vindo. Planejar permite um aprofundamento no X da questão para levantar tudo o que é necessário, a fim de cumprir com o que se deseja. Precisa vender mais? Quer se destacar no mercado? Pensa em lançar um novo produto? Entre essas e outras, você certamente vai pensar “bom, para conseguir isso, eu preciso…”. E assim você começa a coletar informações relevantes para uma análise profunda do mercado, ponderar variáveis e influências conforme objetivos do negócio, escolher os canais adequados para conversar com o cliente, desenvolver uma comunicação eficaz, entre outros fatores de negócio, sempre com a cabeça voltada a elaborar a melhor estratégia. São muitos os elementos que podem ajudar para a realização de um planejamento mais adequado alinhado às necessidades e objetivos pretendidos.

Um passo de cada vez e a coisa toda vai criando corpo, os insights vão aparecendo – nas mais variadas horas – e a visão do objetivo vai chegando cada vez mais perto. Como é bom ver as coisas dando certo, não é mesmo? Dando certo e, tão importante quanto isso, saber que estão sendo conduzidas da melhor maneira. Podemos incluir aqui as possíveis correções de rota. Uma vez que o processo exige acompanhamento de métricas e metas, utilizemos os dados e informações como ventos a nosso favor!

Se você tivesse que desbravar o oceano para conquistar novas terras, quem gostaria que construísse o barco? Quem gostaria que auxiliasse a navegação, para traçar a melhor rota? Ora, se você e sua tripulação precisam estar em boas mãos, então nada melhor do que ter a melhor tripulação! Um trabalho cuidadoso a ser feito é captar os melhores especialistas para seguir a viagem de forma segura e confiante, sabendo que cada detalhe estará sendo tratado com o devido valor. O mesmo pode ser aplicado a qualquer objetivo traçado: ter entre os envolvidos aqueles que querem fazer tanto quanto você.

Sabemos que o mundo está cada vez mais dinâmico e o mercado mais exigente. O ponto crucial é saber lidar com tamanho dinamismo e exigência através de marcas verdadeiras, que entendem o consumidor e geram valor para os negócios. É por isso que reafirmo: objetivos são importantíssimos, mas é fundamental um planejamento do que fazer e como fazer para alcançá-los.

 

*Gustavo dos Santos Filho é Planner da Exit Comunicação & Negócios.

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