ARTIGO | Qual é o perfil dos profissionais de marketing de negócios que os CEOs querem

07 de Maio de 2018

por Emilio Cerri*

 

O CEOs esperam que os profissionais de marketing de negócios conheçam comunicação, promoção e incentivo, pesquisas, mídia, marketing digital etc, mas que tenham boa base em finanças, embora essa não seja a inclinação natural deles. Os profissionais de marketing de negócios optaram por essa carreira justamente por estarem mais interessados em pessoas do que em números.,

Philip Kotler afirma que "poucos profissionais de marketing chegarão ao topo da organização se não contarem com razoáveis conhecimentos de análise financeira. É preciso que compreendam a demonstração de resultados, o fluxo de caixa, o balanço patrimonial e o orçamento. Conceitos como giro de ativos, ROI, ROA, geração de caixa, EVA, capitalização de mercado e custo de capital devem ser tão familiares para os profissionais de marketing quanto as vendas, participação no mercado e margem bruta".

Hoje as empresas estão focadas no valor para os acionistas. O CEO não se satisfaz em saber que os programas resultaram em melhoria do "awareness", da satisfação e da retenção de clientes. O CEO quer saber qual foi o impacto de marketing sobre o ROI ou sobre o preço das ações. Os profissionais de marketing devem vincular as métricas de marketing às métricass financeiras.

Vale registrar que há um grande equívoco no mercado quando algumas empresas fazem recrutamento de "assistentes de marketing" ou mesmo de gerentes para a área, quando na verdade estão em busca de um profissional de comunicação e/ou promoção, tanto que geralmente pedem conhecimentos em Corel Draw, AI e Photoshop...

Aqui vai uma recomendação para as universidades e entidades: criem cursos de extensão, palestras ou equivalentes em finanças para profissionais de marketing. Que ensinem, ao menos, ler e entender um balanço.

*Emílio Cerri é CEO da Marketall, um hub de pensamento estratégico, marketing de relacionamento e posicionamento competitivo - emilio@marketall.com.br