Artigo | O que faz um profissional de Marketing?, por Marcus Corrêa

08 de Maio de 2017

Dia 8 de maio o “dia do profissional de Marketing”está chegando e grande maioria não sabe que faz este profissional, as pessoas sabem o que faz um médico, advogado, engenheiro, mas a maioria realmente não sabe o que faz um profissional de marketing e ainda pergunta. “Cuida da propaganda, né?”. O pior é que não são apenas pessoas comuns, também encontramos muitos gestores e empresários que estão a frente de empresas conduzindo seus negócios diariamente.

Marketing é propaganda, preço, produto, praça, é tudo! Se tem a ver com a imagem da empresa e o produto é marketing.

O bom profissional de marketing começa por ter ótima compreensão do papel do marketing dentro da empresa. Ele sabe que está sob sua responsabilidade cuidar da satisfação do consumidor através de qualidade, serviço e valor, conquista de mercado através do planejamento estratégico, gere as informações de marketing e mensura a demanda de mercado.
Além de analisar o ambiente de marketing, tendências, ambiente demográfico, econômico, sociocultural e tecnológico, analisa os mercados consumidores e comportamento do consumidor, analisa a concorrência, identifica os seguimentos, define o mercado alvo, desenvolve novos produtos e estratégias de preço.

Quando achamos que acabou suas atribuições, ele ainda posiciona a empresa no mercado em que atua, administra a linha de produtos e suas marcas, e não menos importante administra a propaganda, promoção, RP, marketing direto e digital.

Claro que dependendo das características e do porte da empresa, não há necessidade de fazer tudo isso e nas empresas de grande porte existem muitos profissionais específicos para cuidar de cada atribuição.

"O bom profissional de marketing precisa ter uma boa noção de como tudo funciona e manter-se conectado com outros departamentos é fundamental para saber explorar os aspectos positivos da empresa convertendo em oportunidades."

A criatividade é um fator importante, mas para isso existem as agências de publicidade. O que é realmente importante é ter um filtro e critérios mais sólidos do que “gostei” e “não gostei” na hora de posicionar a empresa ou o produto.  

Agora quando alguém perguntar o que faz um profissional de marketing você já tem a resposta.

* Marcus Corrêa - Profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado, atualmente é coordenador de marketing da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina - ADVB/SC atuando na gestão das premiações (Top de Marketing, Empresa Cidadã e Personalidade de Vendas), planejamento de