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ARTIGO | Marketing da Terra da Rainha
22 de Julho de 2019

ARTIGO | Marketing da Terra da Rainha

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por Valdirene Teixeira*

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Há um mês em terras inglesas e tendo o marketing como profissão, não há como deixar de perceber as campanhas em circulação, seja como consumidora ou como profissional da área. São milhares de organizações tentando impactar as milhares de pessoas que circulam pela capital londrina todos os dias, que consomem produtos e serviços das mais variadas formas e são impactadas pelos mais diferentes estímulos.

É um mercado gigante para qualquer tipo de organização, e por isso, a comunicação precisa ser assertiva e massiva. Dependendo do produto/serviço ofertado, não há como dispensar nenhuma plataforma, seja digital, eletrônica, impressa, out of home. A missão diária é fazer negócio, então, as pessoas (de praticamente todos os países do mundo) devem saber que as marcas existem e que são acessíveis.

Mesmo com a utilização dos smartphones por quase 100% da população economicamente ativa, não há como manter um negócio sem a utilização de ações consideradas “tradicionais”, pois as pessoas são impactadas de todas as formas e é muito perigoso jogar todas as suas fichas em uma só mídia. Nós não percebemos, mas nosso cérebro trabalha muito para acionar somente o post do Instagram quando precisamos decidir por um produto ou serviço.

Marketing é marketing, independe da plataforma de comunicação utilizada. Além disso, marketing é feito por pessoas para as pessoas. O digital e o tradicional precisam estar em sintonia para alcançar os objetivos propostos nos planos de mídia. Assim como em qualquer organismo, o equilíbrio é fundamental. Cada vez mais as organizações precisam conhecer seu público para saber como se relacionar com ele.

Dentro de todo esse contexto uma campanha da Transport for London merece ser destacada por alguns motivos específicos:

1.    Utiliza estratégia em cross e transmidia. O público é impactado onde quer que ele esteja, com a utilização da comunicação adequada para cada plataforma. A campanha está veiculada em OOH em todas as estações de Londres, nas redes sociais, em jornais e revistas distribuídos gratuitamente para a população.
2.    Fortalece o compromisso da Transport for London, empresa governamental que administra o transporte público, com a diminuição da poluição causada pelos veículos não sustentáveis. 
3.    Envolve educação ambiental e resultados a longo prazo. É uma campanha com “alma”, pois vários projetos de conscientização ambiental são desenvolvidos para se atingir o compromisso de melhorar a qualidade do ar.
4.    Objetiva maior qualidade de vida para a população e consequentemente, a sustentabilidade do negócio. Visão de longo prazo na esfera pública.
5.    Trata o tema de forma suave e acolhedora. A identidade visual transmite segurança e leveza para um tema tão complexo e polêmico. Convida todas as gerações a trabalharem juntas para garantir um futuro mais saudável.

Com o tema “Let London Breathe”, busca sensibilizar as pessoas para os riscos da poluição do ar durante toda a sua vida e para os benefícios da utilização de um transporte mais “verde”. A campanha também ratifica o compromisso de Londres com a Comunidade Europeia frente à questão ambiental. Quanto maior a utilização do transporte público “verde”, mais acessibilidade e qualidade de vida para a população.

Além disso tudo, comprova que planejamento de marketing e comunicação são fundamentais para qualquer tipo de negócio e as organizações que não investem adequadamente estão perdendo espaço e relevância no mercado. Comunicação técnica e de qualidade são vitais para qualquer tipo de organização.
Pessoas bem informadas, nações mais fortes!

Quer conhecer um pouquinho da campanha? Assista ao vídeo a seguir: 

 

 

Have a nice week!  
(Boa semana!)

London. We have a problem.
Our are is toxic, and driving pollutiong vehicles is the main cause.
The air that we breathe, can cause life-long diseases.
But there are solutions. We’re making London’s transport greener.
Find out how you can make a difference too.
Search ‘Let London breathe’.

*Valdirene Teixeira é Economista e atua em marketing e comunicação há dezoito anos, com atividades de docência, coordenação e direção. É pós-graduada em gestão e marketing e possui MBA em Gestão Estratégica Corporativa. É Vice-Presidente de Relações Internacionais da ADVB/SC e esteve na direção de marketing e comunicação do Senac/SC até maio/2019. Tem alma de aprendiz e adora um desafio com propósito. Está na Inglaterra para estudar Inglês e aprender a desaprender.

[email protected] Curta o instagram @valdirenert

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