Publicidade
ARTIGO | Atendimento ao cliente: Resgatando a essência do Marketing e um novo olhar para a humanização com os colaboradores
03 de Novembro de 2017

ARTIGO | Atendimento ao cliente: Resgatando a essência do Marketing e um novo olhar para a humanização com os colaboradores

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

por Marcelo Deluca & Francisco Moredo

 

Publicidade

Atualmente diante de tantos desafios, excesso de informações, intoxicação digital, doenças novas como descritas pelo Psiquiatra Augusto Cury, da síndrome do pensamento acelerado (SPA), cada vez mais vemos atendimentos em queda livre, muitas empresas terão a oportunidade de resgatar a essência do marketing que é e sempre será a satisfação do  seu cliente.

A princípio, verificamos que algumas mudanças podem ter afetado significativamente esta postura de não priorizar o atendimento ao cliente.

A primeira mudança tem forte relação com inovações tecnológicas, que tem feito com que empresas e pessoas passem a interagir por meio de ferramentas tecnológicas, em um ritmo cada vez mais acelerado.

Podemos citar o exemplo dos diversos SACs espalhados pelo país, que muitas vezes possuem um atendimento automatizado, roteirizado, frio e pouco flexível.

A segunda mudança tem relação com a primeira, pois a tecnologia passou a “substituir” ou reduzir, em boa parte, os colaboradores responsáveis por atender os clientes.

A terceira mudança pode estar associada a uma postura de enxugar custos sem critérios objetivos ou meramente só uma perspectiva financeira de curto prazo.
        
O resultado que vemos é um atendimento de média ou de baixa qualidade que se transforma em insatisfação ou muita insatisfação, associado a uma infidelidade por parte dos clientes, que agora possuem mais conhecimento e ampla variedade de opções de produtos e serviços em todos os setores da economia.

Que produtos atualmente você é fiel? Que serviços? pense 1 minuto e descreve 05! Ahhh teve dificuldade? Pois é …

E o que isto tudo tem a ver com bem-estar no trabalho?

Absolutamente TUDO!!! Pessoas mais felizes atendem melhor, pessoas que trabalham no que gostam atendem melhor, ter prazer em servir, ter atitudes positivas faz atender melhor.

Essas mudanças exigem novas abordagens de pensar e agir, por isso propomos uma abordagem mais integrada como meio para um melhor bem-estar no trabalho e melhoria na relação com clientes e colaboradores.

Afinal para atender bem, precisamos pensar em humanizar os atendimentos, não é ???

Publicidade
Publicidade