A empresa do homem mais rico do mundo, Amazon, lidera pelo terceiro ano consecutivo o ranking das empresas mais valiosas do mundo – com 221 bilhões de dólares em valor de marca. Em segundo o Google, que subiu uma posição, com 160 bilhões de dólares, seguido pela Apple, em terceiro, com 140 bilhões de dólares.
A Brand Finance, consultoria de avaliação de negócios, realizou o estudo para o ano de 2020 e traz um número histórico: a varejista é também a primeira a exceder a marca de 200 bilhões.
A maioria das empresas presentes no relatório são dos Estados Unidos (45,42%), da China (18,91%) e do Japão (6,85%). O Brasil não aparece na lista dos nove países com mais empresas.
Parte delas também são do setor de tecnologia (14%), seguida por bancos (13,1%) e varejo (11,3%).
Para realizar o estudo, a Brand Finance analisa os investimentos em marketing, patrimônio e contribuições para o desempenho financeiro. É também o ranking mais respeitado do mundo, sendo usado por investidores, empresas e empresários para definir estratégias e ações.