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Adoção do endomarketing como impulso de produtividade e qualidade de vida
05 de Agosto de 2019

Adoção do endomarketing como impulso de produtividade e qualidade de vida

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A compreensão de que promoção de qualidade de vida no trabalho é quesito fundamental para alavancar produtividade reforça as estratégias de endomarketing das empresas. O grande norte das ações, nesse sentido, é fazer com que as equipes tenham papel central, entendendo que motivação e bem-estar são agentes catalisadores de felicidade e resultados.

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De acordo com dados divulgados pelo portal Catho, focado em serviços de recrutamento e seleção, ambientes de trabalho desgastantes e negativos representam prejuízo para os empregadores. Fatores como afastamentos, conflitos, desmotivação e falta de concentração, associados ao estresse, determinam, para as empresas americanas, por exemplo, perdas de cerca de U$ 150 bilhões anuais.

Isso é o que faz com que palestras, cursos e treinamentos, além de outros programas de saúde, estejam na linha de ação das companhias antenadas com o que há de mais moderno em gestão corporativa. O Grupo Lumis, atuante em construção civil na Grande Florianópolis e Sul de Santa Catarina, é um bom exemplo disso. Já são mais de 30 anos de atuação, sem nunca perder de vista o olhar para o aspecto humano. Um dos conceitos da marca é justamente proporcionar experiências valiosas ao cliente final, o que não poderia ser diferente em se tratando do staff interno, que agrega, atualmente, cerca de 70 colaboradores diretos. Em se tratando de empregos indiretos, o Grupo Lumis contabiliza mais de 500 postos de trabalho.

De olho na dimensão humana
“O mercado está muito competitivo não só para o colaborador, mas também para empresa, que precisa reter bons profissionais. Valorizar o que temos, capacitar quem possui potencial de desenvolvimento é nosso foco. Afinal, uma empresa é feita de pessoas”, diz a gerente de marketing do Grupo Lumis, Daniela Gauland.

A Supervisora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da empresa, Daiane Rosa, que está à frente das atividades de endomarketing efetivadas pelas duas empresas do Grupo Lumis, diz que a área é vista estrategicamente. Ela conta que a definição do cronograma anual das ações de endomarketing sempre faz parte do planejamento estratégico para o ano, englobando a Lumis Construtora e Urbanismo e a Costa Sul Urbanismo. 

Em 2018, por exemplo, tendo em vista a realização de eventos mensais, foram cerca de 20 iniciativas. Um cronograma que englobou datas comemorativas, cursos, capacitações, programas de integração e conscientização e uma grande festa de confraternização no final do ano. Neste ano, uma das ações previstas é levar uma equipe inteira  para o Conecta 2019, um dos mais importantes congressos nacionais do segmento da construção civil. 

Outro programa que se destaca é o que ganhou o sugestivo nome #Tamojunto. A ação, criada em parceria pelos departamento de marketing e comercial, oportuniza que os colaboradores das empresas do Grupo Lumis ganhem prêmios em dinheiro, ou sejam gratificados com experiências. O termômetro são as indicações de prospects  e publicações nos perfis das companhias nas redes sociais. As premiações vão de R$ 250,00 semanais até R$ 5.000,00 mensais, representando um incentivo e tanto.

A gerente de marketing da marca Lumis entende que todo esse investimento é o reflexo da crença no aperfeiçoamento constante como um caminho em que todos saem ganhando. Para a empresa, apostar no crescimento e no bem-estar dos profissionais, é contar com talentos mais desenvolvidos e motivados. Para o funcionário, aproveitar essas oportunidades é uma forma de ter mais saúde e estar mais preparado para os grandes desafios da pessoais e profissionais.

 

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