Acats destaca Hippo pela 9ª vez como Supermercado Mais Admirado da Grande Florianópolis

22 de Junho de 2018

Clique na imagem para conferir a foto completa.

Hippo foi escolhido pela 9ª vez o Supermercado mais Admirado da Grande Florianópolis, na categoria médio porte. O prêmio foi entregue pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) no encerramento da Exposuper, em Joinville, ao diretor comercial Josiano Saquetti. Entre os quesitos para o reconhecimento estão qualidade, atendimento, mix de produtos, localização das lojas e sustentabilidade. A Rede, que conta com quatro unidades na Grande Florianópolis, recebeu este mesmo prêmio em 2017, 2016, 2015, 2014, 2013, 2012, 2010 e 2001.

Atualmente o Hippo conta com 97% de reaproveitamento do lixo na loja matriz, onde somente resíduos de banheiro, da higiene da cozinha e cascas de coco não são reciclados. A rede também inaugurou, em março, a primeira microgeradora de energia solar fotovoltaica entre os supermercados do Estado no seu centro de distribuição, em Canasvieiras. Com investimento de R$ 550 mil, foram instaladas 474 placas solares que suprem toda a necessidade do prédio com energia 100% limpa. Nos primeiros três meses de operação, a microgeradora já evitou a emissão de mais de 22 mil toneladas de CO2, o equivalente ao plantio de 150,2 mil árvores.

"Desde o início da empresa, em 1997, desenvolver ações sustentáveis foi uma condição entre os sócios, para que pudéssemos deixar um legado para a sociedade. Como uma empresa prestadora de serviços entendíamos ser necessário oferecer algo diferente, e a sustentabilidade foi um pilar muito forte dentre nossos valores. Acreditamos que é preciso deixar algo melhor para nossos filhos", explicou Josiano Saqueti.

Neste sentido, uma das inovações da Rede, que colabora na qualidade do atendimento prestado e também na prática de ações de proteção ambiental no dia a dia, foi a criação da universidade corporativa UniHippo, há três anos. "Temos 400 colaboradores diretos treinados pela UniHippo para práticas sustentáveis, e que acabam levando-as para a própria casa. E também temos clientes que realizam iniciativas e campanhas sustentáveis e nos buscam como parceiros, estão engajados. Acabamos formando multiplicadores", contou o diretor comercial.

A UniHippo contempla também o treinamento dos colaboradores para aperfeiçoamento de processos que são fundamentais para a empresa, como segurança alimentar. E para a difusão de um dos conceitos da Rede, a promoção da alimentação sustentável. A unidade de Coqueiros, inclusive, conta com um espaço próprio para a exposição de alimentos orgânicos, funcionais e indicados para a manutenção da boa saúde. "Nosso próximo passo será criar uma disciplina de sustentabilidade na UniHippo", antecipou Josiano.

Histórico sustentável
A primeira ação sustentável do Hippo foi manter um projeto de reciclagem desde o primeiro mês de funcionamento da empresa. Na sequência a Rede passou a fazer compostagem com resíduos orgânicos - com distribuição aos clientes -, aderiu ao Programa Lixo Zero, adotou sacolas retornáveis, ofereceu carrinhos de compras retornáveis e trocou lâmpadas convencionais por LED, dentre outras ações.

Um projeto de destaque foi a criação, em 2014, de uma horta orgânica, planejada junto com a loja conceito em sustentatibilidade da Rede, no Passeio Pedra Branca, em Palhoça. Com 60 espécies de hortifrutis plantadas numa área de 30 mil metros quadrados, a horta é adubada com compostagem produzida a partir dos resíduos orgânicos da Rede e abastece o mix de orgânicos das lojas, servindo de espaço também para estudantes aprenderem sobre o ciclo da reciclagem. Por mês, o Hippo evita que 22 toneladas de lixo sejam depositados nos aterros sanitários, o que reflete diretamente na diminuição da emissão de metano (CH4), um gás de efeito estufa cerca de 25 vezes mais potente que o gás carbônico. Este ano a Rede implementou a microgeradora de energia solar fotovoltaica no seu centro de distribuição, e agora realiza estudos sobre a viabilidade do projeto nas lojas.

funcionario do hippo em trabalho
Foto: Roberto Colombo.