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Social Branding: o futuro (não tão distante) das marcas
16 de Julho de 2013

Social Branding: o futuro (não tão distante) das marcas

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Por Fernanda Bornhausen 16 de Julho de 2013 | Atualizado 03 de Dezembro de 2021

A mídia social oferece às empresas e organizações sem fins lucrativos, uma oportunidade sem precedentes para a construção de comunidades de clientes que podem ter um enorme valor na construção de lucros, reputação, lealdade e confiança.

No entanto, construir e engajar as comunidades nem sempre é simples como vem se dizendo e prometendo por aí. Não é simplesmente uma questão de criação de uma conta no Twitter ou no Facebook e o lançamento de promoções e ofertas especiais, como muitas empresas no Brasil estão fazendo. Na verdade, divulgar mensagens em plataformas de mídia social sem um propósito definido, que contenha a história da marca atraente e uma visão claramente articulada, pode ser a maneira mais rápida de um errar em uma estratégia de Social Branding. Sua empresa ou organização deve fornecer valor real para a sua comunidade, e este valor vem de um compromisso genuíno com um propósito que é significativo para as suas vidas.

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Construção de uma comunidade sem uma compreensão da visão compartilhada é como construir uma casa sem alicerce. A próspera comunidade online, envolvida, só emerge através de sua conexão a uma compreensão do mundo, uma missão específica, ou objetivos comuns que fornecem uma base a partir da qual as fibras das relações sociais podem crescer. A conexão com uma visão compartilhada une os membros de sua comunidade entre si e daí para a sua empresa e seus produtos e serviços.

Simon Mainwaring, pioneiro e especialista em Social Branding, que esteve conosco ano passado como keynote speaker do Social Good Brasil, e a quem admiro demais,  nos dá como exemplos algumas empresas que estão realizando um bom trabalho em Social Branding. Segundo ele, esses são cinco grandes exemplos de empresas que se engajaram suas comunidades em torno de um propósito comum e obtiveram sucesso com autenticidade, transparência e prestação de contas:

Pampers: Através do seu “1 pacote = 1 vacina” da campanha, Pampers Programa de eliminação do tétano materno e neonatal com o  apoio da UNICEF, uma campanha global para proteger a vida de mães e bebês em países menos industrializados.

United by Blue Apparel: Para cada produto vendido, UBB remove de 1 quilo de lixo dos oceanos e cursos de água promovendo limpezas com outros parceiros e revendedores em todo o país.

Teatulia Tea: Teatulia estabeleceu educação revolucionária em programas de saúde, educação e empréstmos para o povo de Bangladesh que trabalha em seu jardim de chá orgânico e áreas circunvizinhas.

Campbell: com seu programa Stamp Out Hanger, com as suas próprias doações de alimentos (Campbell doou mais de 32.000 mil dólares no valor em produtos em 2012 sozinha), Campbell sabe como mobilizar comunidades de clientes para combater a fome.

Patagônia: O projeto Common Threads, verdade incentiva os clientes a comprarem apenas o que eles realmente precisam e, em troca, Patagônia os ajudar a reparar o que quebra e levar de volta produtos desgastados para reciclar ou doar àqueles que precisam.

Simon acredita totalmente, e eu também, que futuro do lucro é o objetivo, e as marcas mais icônicas do futuro serão aqueles que dirigirem a mudança social mais significativa.

Se você concorda com as nossas ideias, acha que elas fazem sentido, então seja bem-vindo à economia orientada para o cliente, onde as ações para a mudança social  que uma empresa realiza cada vez mais se tornam a sua vantagem competitiva. Enquanto Responsabilidade Social, marketing de causas e sustentabilidade podem ter parecido agradáveis e necessárias poucos anos atrás, articular como sua marca traz seus valores fundamentais para a vida agora é  ponto crucial em termos de reputação, produtividade dos colaboradores  e de  benefícios- ou passivos- a sua empresa.

Não é mais suficiente apenas para “ter uma presença na mídia social.” Marketing 3.0 será o sucesso daqueles que tornarem as marcas sociais com propósitos, e para fazê-lo, as áreas de marketing, gestão e responsabilidade social devem se alinhar para trazer um história da marca significativa para seus stakeholders.

Confira aqui o mais recente infográfico com alguns dados reais que tornam claro  que o futuro do lucro é o objetivo, e as marcas mais icônicas do futuro serão aquelas que conduzirem a mudança social mais significativa.

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Se você deseja participar de um treinamento prático com alguns dos melhores profissionais de marketing em todo o mundo sobre Social Branding para tornar a sua marca social e criar comunidades de clientes apaixonados, o Simon te espera WE First Seminar 2013, que acontecerá  nos dias 24 e 25 de setembro em Los Angeles.

Recomendo muito o seminário, o livro e o Social Branding Blueprint do Simon, guias completos para inovar na responsabilidade social e no marketing.

 

Link para os post do Simon: http://simonmainwaring.com/csr/shared-vision-and-committment-to-purpose-the-foundation-for-community/

Inscrições para o Seminário WE First 2013 : http://www.wefirstbranding.com/seminar/

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