Inovação | Empreendimento mobiliário em Palhoça foca nas gentilezas urbanas

05 de Janeiro de 2017

O Pátio Civitas, na Pedra Branca, amplia o conceito da cidade criativa, valorizando a vida em comunidade.

Ao lançar o Pátio Civitas, seu mais novo empreendimento residencial e comercial, a empresa - localizada em Palhoça na Grande Florianópolis (SC) - reforça sua paixão pelas cidades, como destaca o diretor executivo, Marcelo Gomes: “Acreditamos que  a construção civil pode promover uma grande gentileza urbana, entregando um endereço que permita o convívio e o encontro. E mais: que dê liberdade e gere gentilezas, sorrisos e arte."  

Diferenciais do empreendimento
Um dos grandes diferenciais do empreendimento Pátio Civitas são as plantas flexíveis e inovadoras, desenhadas para oferecer aos moradores um viver contemporâneo, como ressalta Giovani Bonetti, arquiteto da ARK7: “ A integração da sala com a cozinha, por exemplo, favorece o compartilhamento de experiências, ideias, emoções, tendência e necessidades nos dias de hoje, em que vivemos conectados aos outros de muitas formas.”

O projeto inspira uma vida cheia de atrações. São diversas áreas de lazer que os futuros clientes desfrutarão como hall de entrada com eclusas de segurança, salão de festas, brinquedoteca, estar pergolado, praça da árvore, piscina infantil, slackline, playground, espaço de convivência, lavanderia / serviços, piscina adulto com prainha, solarium, pomar e espaço gourmet.

A sustentabilidade está presente em vários detalhes, tais como: reuso da água de chuva (vaso sanitário e irrigação), gás natural, aquecimento de água (através de sistema integrado solar + gás), iluminação das áreas comuns (com lâmpadas econômicas), metais economizadores, infraestrutura para ar condicionado (“inverter”), bicicletário, janelas com vãos generosos que privilegiam a iluminação natural, elevadores eficientes e a construção sustentável (gestão de resíduos gerados, uso de água pluvial).

O empreendimento
Com área total de 3.614,10 m² e 18.744,30m² de área construída, o projeto do Pátio Civitas contempla duas torres e 132 unidades, com plantas de 2 e 3 dormitórios e também 14 lojas/escritórios jardim localizados no térreo. Cheio de conceitos  e detalhes, o Pátio Civitas (que origina do latim, e quer dizer civilidade), renova o conceito do pátio central, como um grande ponto de encontro. Diversas opções de lazer transformam as áreas comuns em uma extensão do seu apartamento, ideal para os tempos modernos, e para quem quer viver além do metro quadrado.

A área externa do Pátio Civitas é privilegiada por sua conexão com o espaço público e diversidade de atividades. O paisagismo contemplou aspectos urbanísticos e contemporâneos, priorizando linhas mais limpas e formas ortogonais, permitindo a aproveitamento total dos espaços. “Concebemos a praça interna dividindo-a em duas áreas: íntima - onde está localizada a piscina com 20 metros de comprimento e um deck molhado, incluindo uma piscina infantil, espelho d'água e estrutura como mobília adequada para as crianças; e a social - onde conectamos locais de convívio, com gramado, playground, horta, slackline e espaços de estares em forma de uma grande praça, que se estende para a alameda que margeia a quadra, o que amplia as possibilidades de atividades ao ar livre”, destaca a arquiteta da JA8, Juliana Castro.
 
Gentilezas Urbanas
Segundo o pesquisador de inovação Steve Johnson, “nas cidades as pessoas dividem espaços. Há um fluxo de ideias. As pessoas estão muito perto uma das outras. E como há muita diversidade, as ideias são emprestadas de uma área de especialização para a outra. Essa diversidade faz a cidade mais criativa”,

Com base neste pensamento, a Pedra Branca está incentivando, e quer proporcionar cada vez mais os encontros, a vida em comunidade, e a troca de idéias. O bairro-cidade Pedra Branca foi criado para pessoas que compartilham um novo estilo de vida e que tenham as mesmas aspirações. Atualmente, cerca de 23 mil pessoas circulam diariamente pelo bairro-cidade, entre moradores, trabalhadores e estudantes. “Nossa meta é atrair 80 mil pessoas, mas para isso precisamos planejar as ações. Nosso desejo é criar uma cidade melhor para as pessoas. E buscamos proporcionar isso através de nossos empreendimentos”, ressalta Marcelo Gomes, diretor executivo da Cidade Pedra Branca.

Mais do que propor a convivência e a gentileza entre as pessoas, o empreendimento Pátio Civitas entrega uma grande gentileza urbana. “A Alameda será um espaço público para receber não só os moradores do empreendimento, como também de outros prédios e visitantes da Cidade Criativa Pedra Branca. É um espaço para curtir a cidade, e valorizar os espaços públicos como ponto de encontros atraentes”, destaca Renato Ramos, Gerente de Negócios da Pedra Branca. 

Mais
www.patiocivitas.com.br .

www.cidadepedrabranca.com.br .