Indústria de portas investe no e-commerce para atrair consumidor final

06 de Setembro de 2019

De olho no mercado B2C, a Pormade registra aumento de 25% ao ano nas vendas online

O e-commerce está cada dia mais forte no Brasil e, de olho nessa tendência, muitas indústrias têm investido no meio digital como forma de atrair o consumidor final e ampliar ainda mais os negócios. É o caso da Pormade Portas, uma das maiores fabricantes de portas do Brasil, localizada em União da Vitória (PR). A operação online da companhia possui em seu catálogo de produtos kits de portas prontas (de giro e de correr), rodapés, papéis de parede, biombos, piso vinílico e acessórios para instalação. Por mês, são comercializados em torno de 2 mil produtos na plataforma.

“O projeto teve início no final de 2016 e, desde então, buscamos novas estratégias para aprimorar e melhorar esse meio, que acaba sendo também mais uma plataforma de relacionamento com nossos clientes”, afirma Claudio Zini, diretor-presidente da Pormade Portas. A ideia de iniciar a operação online surgiu da preocupação do executivo em acompanhar a evolução tecnológica e utilizá-la a favor do negócio. “O mundo digital veio para ficar e está em um momento de crescimento exponencial. Sabemos bem que tudo o que está no meio do caminho e não se adeque à era digital talvez desapareça. Dessa forma, ter um canal que vá do fabricante ao consumidor final se fez muito necessário em nossa estratégia”, reforça.

Resultados

Os números mostram que a empresa está no caminho certo. As vendas online têm crescido cerca de 25% ao ano, com um faturamento mensal de, aproximadamente, R$ 4 milhões. “Parte desse resultado deve-se não só à confiança do consumidor final na nossa marca, mas também ao valor competitivo dos produtos na plataforma, já que na compra online não há incidência de imposto em cascata e, portanto, o produto consegue chegar até ele por um valor muito menor”, explica Zini.

Outro diferencial da Pormade é que toda a logística de entrega é feita pela empresa que, atualmente, conta com uma frota própria composta por 27 caminhões e 3 carretas para o transporte dos produtos. Para ter uma maior capilaridade na distribuição em todo o Brasil, a empresa também mantém parcerias estratégicas com transportadoras terceirizadas, porém, acompanha de perto todo o processo para evitar qualquer tipo de avaria, já que a carga é extremamente delicada.

“Planejamos expandir nossa frota de veículos para realizarmos o transporte das vendas no B2C e, com isso, esperamos aumentar a qualidade do serviço prestado aos nossos clientes, garantindo uma maior satisfação”, finaliza Zini.  

 

Marketing arrojado
Além do e-commerce, a Pormade Portas atua também no mercado B2B, por meio de vendedores próprios e representantes comerciais, nicho em que consegue atender grandes construtoras e incorporadoras de todo o Brasil. Como suporte à área de vendas, a empresa conta ainda com uma grande equipe de assistentes técnicos e instaladores de portas espalhados por diversas regiões.