Publicidade
Bynd cria plataforma que beneficia mobilidade urbana
30 de Outubro de 2019

Bynd cria plataforma que beneficia mobilidade urbana

Twitter Whatsapp Facebook

Ir ao trabalho, na maioria da capitais brasileiras, acaba sendo uma tarefa difícil. Em São Paulo, por exemplo, a média de tempo por dia no trânsito é de três horas, segundo o Ibope. Este fato acaba prejudicando a qualidade de vida das pessoas, o meio ambiente, além das empresas sofrerem com o atraso dos funcionários, que interfere na produtividade.

Cerca de 64% dos carros que se deslocam pela cidade levam somente os motoristas, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Dessa forma, são muitos assentos que sobram, e é exatamente nisso que a empresa paulista Bynd se destacou, trouxe às pessoas uma solução diferente para a mobilidade: uma rede de caronas corporativas que oferece segurança, otimização e economia no transporte dos funcionários de grandes companhias.

Publicidade

Para utilizar a plataforma, é necessário que a empresa contrate a Bynd, que dispobiliza a plataforma e aplicativo como benefício para os funcionários. A solução possibilita que os colaboradores com rotas compatíveis compartilhem seus trajetos em uma rede fechada. Dessa forma, uma pessoa que usava o carro para se deslocar sozinha para o trabalho, agora pode ocupar os assentos vagos. O aplicativo aprende com a rotina dos usuários e sugere automaticamente as melhores caronas. Vale destacar ainda que há um filtro exclusivo para mulheres.

Entre outros benefícios, é possível otimizar as vagas dos estacionamentos, viabilizar a integração de pessoas da companhia, além de contribuir para a sustentabilidade, diminuindo a quantidade de CO2 emitido por conta do deslocamento. A startup estima que uma empresa com mil colaboradores consiga economizar até R$ 173 mil por ano com transporte e vagas de estacionamento. Para incentivar a utilização por parte dos colaboradores, o aplicativo conta com uma forte estratégia de gamificação por meio da distribuição de pontos Multiplus e Livelo, tanto para os motoristas, como para quem pega carona.

“As pessoas não suportam mais o trânsito, as empresas perdem produtividade, as pessoas perdem qualidade de vida por causa desse caos, e o ar das nossas cidades está cada vez mais poluído. A mobilidade das cidades ainda privilegia muito o carro e a sociedade já percebeu que esse modelo é falho e não beneficia ninguém. O que estamos propondo é a revolução na mobilidade usando a infraestrutura de transporte que já existe, ocupando os assentos livres dos carros, com segurança, através da tecnologia. É uma reorganização e uma nova maneira de usar o carro, há espaço para isso, é urgente que a mobilidade se torne eficiente”, explica Gustavo Gracitelli, CEO da Bynd.

Gracitelli ainda afimra que, aplicado em larga escala, o Bynd pode viabilizar um trânsito mais leve, pessoas mais tranquilas e empresas mais produtivas. “Mais de 50% das viagens na cidade de São Paulo têm como motivo o trabalho. Se houver otimização do uso dos assentos vagos nos carros, é possível mudar radicalmente a realidade de mobilidade das cidades. Nossa tecnologia viabiliza isso e, como a cultura da carona ainda está se fortalecendo no Brasil, investimos em uma forte estratégia de comunicação combinada com gamificação para incentivar os colaboradores a participarem das caronas”, completa.

Publicidade