277 Dicas de produção fotográfica para todos os tipos de fotografia

28 de Outubro de 2019

 

Com o mundo da fotografia em constante evolução, é do interesse do fotógrafo estar no topo de seu jogo por meio de pesquisa e aprendizado. Hoje, nosso artigo sobre 277 dicas de fotografia certamente oferece algo substancial para que todos possam afundar seus dentes - amador ou especialista.

Há muito o que fazer hoje. Vamos começar a correr. Começamos com dicas de fotografia para iniciantes e iremos aumentando a régua. Então, à medida que nos aprofundarmos no artigo, abordaremos dicas mais específicas para tipos de fotografia mais específicos. Ao final de cada dica tem um link para mais informações para aquele item, em inglês.

Pronto ou não, aqui vamos nós! 

 

Dica de fotografia # 1 - Você ainda não precisa do equipamento mais caro

Não enlouqueça. Você pode tirar fotos incríveis, mesmo com o seu ponto acessível e disparar. O que você precisa para tirar fotos melhores, por enquanto, não é um equipamento melhor. É prática.

A verdade é que, à medida que você se familiariza com as câmeras e seus acessórios, começa a descobrir que a diferença entre alguns desses acessórios não é tão grande. Pelo menos em uma faixa de preço específica, quase tudo o que você recebe é muito bom.

Além disso, muitas das câmeras DSLR básicas que você encontra hoje são ainda melhores do que as câmeras SLR de filme de alta qualidade encontradas hoje. No entanto, esses fotógrafos estão fazendo o trabalho de alguma forma.

Portanto, por enquanto, foque nas suas habilidades, não no seu equipamento ( fonte ).

 

Dica de fotografia # 2 - Sua composição merece algum pensamento

Se você quiser que suas fotos sejam atraentes, terá que pensar um pouco no que está fotografando. Na verdade, pense um pouco enquanto compõe suas fotos para que elas saiam com boa aparência.

Isso significa que você deve aprender o básico de composições. Embora aprofundemos as dicas de composição mais adiante neste artigo, existem algumas que podemos compartilhar imediatamente.

Por exemplo, você não deseja remover aspectos importantes do assunto com as bordas do quadro. Também é importante remover as distrações da foto e manter os horizontes nivelados também.

Por fim, verifique se o resultado final tem uma sensação de simplicidade e equilíbrio. Não se preocupe se não parecer bom no começo, apenas mantenha-o até finalmente obtê-lo ( fonte ).

 

Dica de fotografia # 3 - nem todas as configurações são importantes

Especialmente como iniciante, você pode facilmente ficar sobrecarregado com todas as configurações existentes na câmera. De fato, até fotógrafos especializados às vezes lutam com essas coisas. Portanto, é perfeitamente normal sentir-se um pouco intimidado no início.

Mas, novamente, como iniciante, seu primeiro dever é aprender. Isso significa que você deve praticar tirar fotos com outros modos, além do modo automático. Se você continuar a tirar fotos automaticamente não aprenderá nada, pois a câmera tomaria todas as decisões por você.

Claro, no começo, é uma luta, mas com algumas leituras, você começará a entender as coisas.

Dito isto, como diz o cabeçalho, nem todas as configurações são importantes. Pelo menos ainda não. Por enquanto, as três configurações mais importantes que você possui são: velocidade do obturador, ISO e abertura.

Depois de ter uma boa compreensão deles, você quer aprender a se concentrar corretamente. Por enquanto, você pode optar pelo One-Shot AD se o assunto estiver parado e AI Servo se o assunto estiver em movimento.

Por favor, evite fotografar usando o foco manual por enquanto, exceto se a iluminação for muito ruim e o foco automático não esteja funcionando.

Finalmente, uma configuração que você não deve comprometer é RAW. Atire em RAW. Dessa forma, se você deseja editar as fotos imediatamente ou isso é algo que você pensa que poderá fazer no futuro, você tem latitude suficiente para fazer isso.

O JPEG pode parecer bom, mas, na postagem, ele não dá ao fotógrafo espaço de manobra suficiente para editar ( fonte ).

 

Dica de fotografia # 4 - Evite superexpor seus destaques

Ao escolher as configurações da câmera, certifique-se de não expor demais os destaques. Se você fizer isso, não poderá recuperar detalhes nas áreas brancas da foto.

Felizmente, é muito fácil garantir que seus destaques permaneçam intactos. Mas isso significa que você teria que dominar suas configurações de abertura, ISO e velocidade do obturador, como mencionamos anteriormente. Essas configurações são as únicas que afetam o brilho das suas fotos diretamente. Obviamente, exceto as configurações de flash.

Portanto, ao tirar suas fotos, você deve atentar à tela para garantir que não haja superexposição. No entanto, se você perceber que existe, o primeiro passo a ser seguido é reduzir o ISO ao valor base, que geralmente é ISO 100.

Se o seu ISO já estiver em 100 e você ainda tiver esse problema, tente usar uma velocidade do obturador mais rápida. Com esses dois reparos, você não deve ter problemas com superexposição.

Quanto à abertura, isso dificilmente constitui um problema. Você pode usar algo como f / 32, f / 45 e o resto ( fonte ).

 

Dica de fotografia # 5 - A luz é super importante

Você definitivamente já ouviu isso antes. A luz é talvez a variável mais importante da fotografia. Tirar fotos com a iluminação correta é um passo importante na direção certa quando se trata de tirar fotos.

Então, o que é uma ótima iluminação? Dica: Não se trata apenas de pôr do sol.

Quando se trata de iluminação, o que você deseja buscar é equilibrar a intensidade da luz para que não entre em conflito com o assunto e o fundo. Mesmo uma foto de um belo pôr do sol pode ser arruinada por um primeiro plano escuro e com silhueta.

Então, como você corrige isso?

Concentre-se na direção da luz, bem como na suavidade da luz. A luz muito dura fará com que as sombras se formem e isso pode ser um grande problema, especialmente se você estiver fazendo retratos.

Se o ângulo da luz não for exatamente lisonjeiro, tente movê-lo, se for um estúdio. Se você estiver ao ar livre, tente mudar a posição do assunto. E se você estiver fazendo paisagens, talvez espere até que a iluminação melhore.

As fotos portáteis, especialmente, precisam de luz suficiente. se não conseguir, use o flash ou mude de posição ( fonte ).

 

 

Dica de fotografia # 6 - Desaceleração

Se você estiver sempre com pressa, cometerá muitos erros. Portanto, sempre aprenda a tomar o seu tempo, especialmente quando você ainda está aprendendo as cordas.

Verifique suas configurações. Você não deseja usar as configurações noturnas para fotos ao ar livre, por exemplo. E sua composição, foco automático e luz? Eles são perfeitos?

Novamente, embora você não queira revisar fotos no meio de uma ação incrível bem na sua frente, é bom verificar suas fotos quando houver algum tempo de atraso. É melhor resolver os problemas quando você estiver em campo do que voltar e observá-los no seu computador ( fonte ).

 

Dica de Fotografia # 7 - Mantenha-se em Movimento

Não fique apenas em um lugar ao tirar suas fotos. Tente se movimentar com os pés e / ou com o tripé. Você não pode ter todo o seu portfolio mostrando fotos sem nenhuma forma de experimentação. Seria chato e você teria perdido algumas fotos potencialmente impressionantes.

Além disso, movendo os pés, você muda o tamanho e a posição relativa do objeto na foto. Se, por exemplo, houver uma distração em sua composição, você poderá se mover até que o objeto fique fora do quadro ou pelo menos não distribua mais ( origem ).

 

Dica de Fotografia # 8 - Há momentos para usar um tripé - Conheça-os

Um tripé é um dos acessórios da câmera que você deve adquirir como iniciante, pois resolve vários problemas, principalmente a falta de iluminação adequada. Usando um tripé, você poderá capturar detalhes com precisão, mesmo em cenários escuros demais para o olho humano ver claramente.

Além disso, os tripés dão estabilidade às suas composições, ajudando também a tirar fotos mais nítidas.

Agora, se o assunto estiver parado, você quase sempre precisará usar um tripé para tirar as fotos. Então, em resumo, se você gosta de fotografia arquitetônica, paisagem ou natureza morta, é absolutamente necessário um tripé.

Para certos tipos de fotografia, como fotografia de eventos e ação, um tripé pode atrasar sua velocidade. Os fotógrafos de viagens também podem sentir que um tripé constituiria um fardo, e poderia. Mas, se você nem sempre tem um tripé, a verdade é que você perde muitas ótimas fotos ( fonte ).

 

Dica de fotografia # 9 - Saiba quando é necessário um flash

Todos sabemos que os flashes são usados ​​no escuro. Mas você sabe que um flash também pode ser útil ao ar livre? Bem, eles podem.

Você provavelmente já ouviu falar da frase "flash de preenchimento", mas se não tiver, é realmente muito simples. Então, há essa sombra feia no seu assunto e, é claro, isso precisa desaparecer. Você pode usar um flash suave enquanto tira a foto, de modo que ninguém saiba, no final do dia, quando a vê ( fonte ).

 

Dica de fotografia # 10 - Mantenha a lente da câmera limpa

A maneira mais rápida e fácil de obter fotos borradas todas as vezes é trabalhar com lentes de câmera borradas.

Claro, sempre haverá um pouco de poeira em todas as lentes que, felizmente, não afeta a qualidade da foto.

No entanto, não há literalmente desculpa para lentes sujas manchadas de impressões digitais implorando para serem limpas. Certifique-se de possuir uma solução de limpeza de lentes e um pequeno pano de microfibra para limpar suas lentes e faça-o pelo menos semanalmente ( fonte )

 

Para conhecer as outras 267 dicas, em inglês, clique na página do autor deste artigo, Uche Efuribe.