Senac SC promove Semana de Ação pela Educação Inclusiva

20 de Setembro de 2019

 

A Semana de Ação pela Educação Inclusiva integra o calendário do Senac SC desde 2014, com a proposta de desenvolver atividades em todo o Estado que abordam temáticas como acessibilidade física, adaptação de materiais, tecnologias assistivas, barreiras atitudinais, entre outras - envolvendo estudantes, colaboradores e a comunidade em geral.

Estas ações tem o dia 21 de setembro como referência, pois nesta data é celebrado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. “Ao desenvolver essas atividades, os alunos e profissionais têm a oportunidade de refletir sobre a importância de estarmos juntos, valorizando e respeitando a diversidade humana como inerente à sociedade, preparando os profissionais e futuros profissionais para considerar e atenderem as necessidades deste público”, acredita Camila Braga, analista de Educação Inclusiva do Senac SC.

Além de integrar a programação oficial da Semana Inclusiva em Florianópolis, oferecendo orientações sobre aprendizagem e vagas de aprendizes destinadas a PcD ao lado de diversas instituições, o Senac SC também realiza ações específicas nas unidades em todo o Estado. Confira:

Blumenau
A Faculdade Senac Blumenau apresenta uma série de ações que oportuniza a vivência de diferentes experiências. No cinema das sensações, por exemplo, é possível se colocar no lugar do outro e perceber os desafios.
No dia 18 de setembro, a instituição promove um workshop sobre a inclusão de pessoas com deficiência sob a ótica biopsicossocial. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/rAoqatWpmJCKobDAA
Já no dia 21, em parceria com a Rede de Inclusão de Blumenau, a faculdade oferece o Feirão de Empregos para PcD.

Brusque
Os alunos do técnico em Design de Interiores contarão com a presença de uma pessoa com deficiência para uma conversa sobre suas dificuldades de acessibilidade aos locais.

Criciúma
Até o dia 30 de setembro, a Faculdade Senac Criciúma realiza exposição de fotos do desfile ocorrido este ano no Nações Shopping – e que contou com a presença do estilista Alexandre Herchcovitch. Com a temática de inclusão e diversidade, a mostra apresenta detalhes dos looks produzidos pelos alunos do curso de Design de Moda.

Florianópolis
De 23 a 27 de setembro, a Faculdade Senac Florianópolis vai realizar diversas atividades com foco na inclusão. Destaque para a palestra “A inclusão de pessoas com deficiências”, ministrada pela pedagoga Dulcimar Lopes Carvalho (no dia 26 de setembro, a partir das 15h30) e o projeto envolvendo os cursos de Produção de Moda e Fotografia, que consiste na montagem de um look adaptado às pessoas com deficiência para a valorização das características físicas individuais (27 de setembro).
Já na unidade Saúde & Beleza será realizada, no dia 23, a Trilha Sensorial, onde os participantes terão os olhos vendados para vivenciar experiências com texturas e objetos. Além disso, alunos, colaboradores e a comunidade em geral terão a oportunidade de conhecer o Simulador de Mobilidade e perceber as diferenças de fazer ações simples do dia a dia como dobrar camiseta e pentear os cabelos, por exemplo.  

Itajaí
Na Faculdade Senac em Itajaí, as ações transitam entre temas pontuais como marketing inclusivo e orientações de atendimento a pessoas com deficiência auditiva. No dia 19 de setembro, a instituição uma palestra sobre a importância do treinamento de cães guias, realizada em parceria com o Instituto Helen Keller.

Joinville
Os alunos do curso superior em Design de Interiores da Faculdade Senac Joinville vão produzir uma maquete tátil para oferecer às pessoas com baixa ou nenhuma visão a leitura espacial de uma casa. A experiência desafiadora vai contemplar desde os tipos de materiais e texturas adequados para a representar a edificação até revestimentos e mobiliário.

Palhoça
De 16 a 21 de setembro, a Faculdade Senac Palhoça realizada a Semana de Ação pela Educação Inclusiva com diversas atividades sobre temáticas de gênero e respeito a diversidade. No dia 21 de setembro, a psicóloga e professora Thais Raisen vai realizar momentos de orientação e capacitação com os colaboradores da unidade.

São Miguel do Oeste
Na Faculdade Senac São Miguel do Oeste as atividades contemplam alunos e colaboradores: entre os dias 23 e 27 de setembro acontecem dinâmicas como  “café às escuras” e “vôlei sentado”, além de vivências sensoriais.