Primeira edição do Festival Bela Palhoça reuniu atletas de sete países

12 de Dezembro de 2019

Evento esportivo abriu oficialmente o calendário de verão de Santa Catarina

Foto: Fisheye Photografy

Quase mil atletas de sete países se reuniram na Ponta do Papagaio, em Palhoça, no último final de semana para provas de natação em águas abertas e corrida na areia da praia. A programação fez parte da primeira edição do 'Festival Bela Palhoça’, que abriu oficialmente o calendário de verão do Estado e contou com a participação do prefeito Camilo Martins e do presidente da Fundação Municipal de Esporte e Cultura, José Virgilio da Silva Jr., que receberam o Troféu Amor Pela Natação em reconhecimento ao incentivo ao esporte.

Nadadores da Argentina, Paraguai, Uruguai, Portugal, Espanha, Suíça e de vários Estados brasileiros marcaram presença no sábado (07/12) com a Travessia 5K, que começou da Praia de Cima, na Pinheira, e fechou a prova na Ponta do Papagaio. Quem levou a melhor no masculino foi Diego Vidal, da equipe ACM de Porto Alegre, que cumpriu o trajeto em 1h cravado. Já na categoria feminina, Amanda Martins, da Okimoto & Cintra, conquistou o primeiro lugar com o tempo de 1h21min.

Encerrando o primeiro dia de competições, a Corrida do Pôr do Sol - Ponta do Papagaio, com trechos de 4 km e 8 km disputados na orla da praia, contou com um show a parte do céu que caprichou nos tons de laranja. E, na areia, quem mostrou que o preparo está em dia foram os atletas Bruno Bopre, que levou o primeiro lugar no maior trecho, e Sidnei Castanha, campeão do 4Km.

Já no último dia de atividades foi a vez da terceira etapa do Circuito Ocean, com os tradicionais percursos de 200m, 750m e 1.500m. E os grandes campões foram: Lucas Davessac (masculino), com o tempo de 19’38’’, e Fabiana Moretti (feminino), com 25’55’’, nos 1500m; Bruno Bopre (masculino), com 11’23’’, e Daisy Bastos (feminino), com 15’59’’, nos 750m; e Gabriel Soares Rodrigues, nos 200m.

Com a proposta de integrar o esporte com a sociabilização em comunidade, o Festival também promoveu um mutirão de limpeza da praia, prática de yoga na praia e um treinamento físico funcional abertos ao público. De acordo com Philippe dos Anjos, diretor da PDA Esportes, promotora do evento, as três competições foram um sucesso de adesão e já entraram no calendário esportivo do Estado.

“Entendemos o evento esportivo como uma demonstração de estilo de vida. Por isso, além de promover provas de natação e corrida, criamos um ambiente com serviço completo para a interação entre as famílias, participantes e a natureza. Possibilitar a aproximação e expansão de uma comunidade de atletas é o nosso maior objetivo, fortalecendo amizades e oferecendo momentos de descontração e muita superação”, explica. 

O Festival foi oferecido pela Faculdade Fatenp e conta com o apoio do Projeto Palhoça Esportiva, da Prefeitura da cidade, sendo que o Circuito Ocean | Natação em Águas Abertas é patrocinado pela Amor Pela Natação, AR Sport Wear, Cardinal Contabilidade, faculdade Fatenp e Pantai Sports.