PepsiCo lança o Eco-Desafio para redução de desperdício de plástico

09 de Janeiro de 2020

Inscrições foram prorrogadas até o dia 29 de fevereiro

 

As inscrições para a 11ª edição do Eco-Desafio foram prorrogadas até 29 de fevereiro de 2020 e devem ser realizadas por meio do site.  Promovido pela PepsiCo, em parceria com a Young Americas Business Trust (YABT) e a Organização dos Estados Americanos (OEA), o desafio é direcionado aos jovens, entre 18 e 34 anos, e identificará soluções escaláveis e sustentáveis que permitirão ir além do uso dos plásticos - construindo um mundo onde eles não serão desperdiçados ao reduzir, reciclar e reinventar.

"A visão sustentável da companhia é ajudar a construir um mundo em que o plástico nunca se torne lixo. A PepsiCo é uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo. Nossa importância global, nosso alcance e conhecimento nos dão a oportunidade - e a responsabilidade - de ajudar a conduzir uma mudança positiva no âmbito dos sistemas", afirma Eudes Costa, gerente de Sustentabilidade da PepsiCo Brasil.
 

O Eco-Desafio possui a intenção de promover o empreendedorismo através do empoderamento dos jovens, capazes de contribuir com soluções criativas e de alto impacto. 

No Brasil, o programa considera as seguintes categorias:

Além da Garrafa e do Pacote: Soluções inovadoras e novas tecnologias focadas na criação de alternativas para os materiais das garrafas e dos pacotes e/ou na sua substituição. Soluções para pós-uso do consumidor de material PET também serão consideradas nesta categoria.

Reciclagem e uso Pós-Consumo do BOPP: Soluções inovadoras para reciclar BOPP (material usado em embalagens flexíveis, como as de salgadinhos), bem como soluções para pós-uso do material pelo consumidor.

“A PepsiCo vem trabalhando ativamente há alguns anos em programas de reciclagem, apoiando a educação, o empreendedorismo e capacitando cooperativas de reciclagem. Reconhecemos que não podemos criar mudanças sustentáveis ​​sozinhos, por isso trabalhamos para ampliar nossas estratégias por meio de parcerias e assim aumentar seu impacto. Convidamos os jovens a serem nossos aliados nesse processo e contamos com  a grande criatividade que os diferenciam para encontrar soluções inovadoras que nos permitam continuar avançando nessa visão ”, conta João Campos, CEO da PepsiCo Brasil Alimentos.

“O Eco-Desafio e nossa aliança de mais de onze anos com um parceiro de primeiro nível, como a YABT, é uma grande oportunidade para expandir nossos esforços pela redução do desperdício de plástico e reinvenção de nossas embalagens. É incrível ver o nível de compromisso que os jovens têm para ter um impacto positivo e apresentar inovações que combinam seus conhecimentos e habilidades, juntamente com sua experiência e entendimento de ciência, tecnologia e desenvolvimento sustentável”, ressalta Ricardo Maldonado, general manager de Bebidas da PepsiCo Brasil.

O Eco-Desafio é a categoria especial de inovação sustentável da Competição de Talento e Inovação das Américas (TIC Americas). O programa está em vigor desde 2009 e, ao longo de suas dez edições, já recebeu 17.448 propostas de negócios entregues por 22.920 jovens em mais de 33 países. O programa oferece treinamento gratuito a todos os participantes, além de patrocínio para as equipes que chegarem às Finais e prêmios de US$ 5.000 para os vencedores de cada categoria, entre outros benefícios.

Para mais informações sobre o Eco-Desafio e como se inscrever, acesse aqui.