Parque Gráfico - Feira de Arte Impressa reunirá mais de 90 expositores e ações em Florianópolis

13 de Agosto de 2019

Exposições, performances, intervenções e espetáculos contemplam a programação que ocorrerá nos dias 17 e 18 de agosto

Foto: Mariana Boro

A 4ª edição da Parque Gráfico - Feira de Arte Impressa, que será realizada nos próximos dias 17 e 18, no Centro Integrado de Cultura (CIC), segue os planos da idealizadora Camila Petersen, de fortalecer o projeto no calendário nacional de eventos e promover um espaço potente de exibição, trocas e valorização das manifestações artísticas.

“Essa construção é bastante consciente e cuidadosa, pois nos preocupamos em manter e inflar pouco a pouco o que vem se consolidando até aqui como o apoio a novos artistas, a valorização dos artistas catarinenses e a oportunização de intercâmbio cultural destes com artistas de todo o Brasil, o estímulo à criação e produção e consumo no setor da arte impressa e das publicações independentes”, esclarece a fundadora.

O evento conterá com produções gráficas e publicações independentes como zines, livros, livros de artistas, catálogos, editoriais, postais, pôsteres, xilogravuras. Estão confirmados 96 expositores, vindos de diversas regiões do país, que têm em comum trabalhos de baixa tiragem, alto valor artístico e conceito mais artesanal e menos industrial. Deste montante, 18 artistas participam da Seção Parquinho, dedicada às publicações infantis.

Além dos expositores, o formato de festival ganha corpo nesta edição com a inclusão de performances, espetáculos e intervenções artísticas. No sábado, dia 17, às 15h, artista Katy Uabba fará a performance "Flechada no coração", com a proposta de um correio elegante e gráfico. Após isso, às 18h, tem apresentação musical "O Carro da Sopa" de Aline Maciel e Murilo Leandro Marcos. Já no domingo, dia 18, a partir das 14h, a performer Suzaninha R., conhecida como a Drag do Povo, fará a cobertura de entrevistas na feira, com direito a sorteio de brindes. Às 16h, será hora do espetáculo teatral infantil "Ninho de Mafagafos" com a Cia Mafagafos e suas contações de histórias e músicas para bebês, crianças e famílias. 

Entre os destaques desta edição está Clara Medved (@claqueeh), expositora de apenas 6 da seção Parquinho. A pequena artista irá mostrar seus desenhos preferidos, adesivos e algumas histórias de sua autoria. Ela promete pintar ao vivo durante o evento. O Ateliê Livre para crianças de todas as idades é um espaço para os pequenos se divertirem e colocarem a mão na massa e criarem suas próprias obras artísticas.

O Buquê Marginal é projeto das artistas Bruna Granucci e Edinara Patzlaff que questiona a beleza e a liberdade da mulher. A dupla confeccionou buquês feitos de mato, numa alusão às mulheres-mato, invisibilizadas pela sociedade. 

E ainda a criação do mural de lambe-lambes, parte do projeto @somospartedapaisagem e a intervenção "O que você diria a uma mulher em privação de liberdade?", em parceria com o ICOM ( Instituto Comunitário Grande Florianópolis), que irá disponibilizar cartões postais com artes de diversos expositores do evento para que o público possa escrever mensagens que serão entregues às reeducandas do Presídio Feminino de Florianópolis.

A programação é toda gratuita e pode ser conferida neste link.