A inovação na indústria da moda é tema da Acostamento no ONDM 2019

10 de Setembro de 2019

Evento acontece nesta quinta-feira, dia 12, em Camboriú

Foto: Divulgação

Delton Batista, VP da Acostamento, irá palestrar no ONDM 2019 - O Negócio da Moda, nesta quinta-feira (12), em Camboriú, sobre o impacto da inovação na indústria da moda, quais os novos desafios, as transformações e as tendências do setor no país.

O Brasil possui a cadeia têxtil mais completa do Ocidente, é a quinta maior indústria têxtil do mundo, o segundo maior produtor de jeans e autossuficiente na produção de algodão. Apenas em 2018, o país produziu cerca de 9,4 bilhões de peças. Os dados são da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção). 

O gigante cenário apresenta desafios na mesma proporção. Delton Batista, vice-presidente executivo da grife Acostamento, aponta a alta emissão de poluentes, exploração humana, maus tratos com animais, falta de reciclagem e cumprimento às leis trabalhistas como importantes questões em transformação no segmento da moda.

"Nosso objetivo é tornar a moda uma indústria sustentável, transparente, ética e democrática", afirma. Delton falará no evento sobre as soluções que estão transformando o setor, como o investimento no uso consciente da água, criação de tecidos recicláveis, os mecanismos para facilitar a vida do consumidor omnichannel, novas tecnologias como impressão 3D, inteligência artificial, robotização, big data, blockchain, realidade aumentada, nano e biotecnologia. 

Delton também utiliza o case de inovação da Acostamento no mercado, do qual enfatiza projetos de tecnologia e aproximação com startups catarinenses para o ascensão no valor da marca e o aumento de 29% nas vendas no primeiro semestre deste ano. A projeção da grife premium é de crescer 30% até o fim de 2019, enquanto a média nacional é de 3% de aumento no volume de produção e 3,5% no volume de vendas no mercado interno, segundo a ABIT.  

A Acostamento foi pioneira no país ao implantar o sistema de geolocalização de produtos e lojas mais próximas do consumidor. O serviço, implantado há algumas semanas, já é resultado do novo modelo de gestão "de fora pra dentro". "Ouvimos os clientes e consumidores finais para essa grande mudança de cultura e mindset", explica Delton. 

Entre as diversas ações a serem lançadas ainda neste semestre, figuram o primeiro espelho 4D do Brasil, desenvolvido junto à catarinense Audaces, que permite escolher e visualizar o produto no corpo com 99% de precisão, e o novo e-commerce, com gamificação e soluções inovadoras como o provador virtual, com a escolha de peças especificamente alinhadas as medidas do usuário. 

No ONDM, Delton contará também quais as tendências que estão despontando para o setor, como por exemplo, os motivos do público preferir o Click and Collect, que permite a compra de produtos pela internet e a retirada, no mesmo dia, no ponto de venda. Quais experiências podem ser oferecidas ao público na loja física e virtual, como a responsabilidade socioambiental da marca influencia na decisão de compra do consumidor e o impacto da visão dos colaboradores sobre o papel proativo da indústria nestas ações. 

Além de se tornar referência em inovação na indústria têxtil, a Acostamento apresenta também uma série de iniciativas sociais. Entre elas, o apoio ao Ballet Bolshoi, com uniformes, alimentação e material de ensino, e a parceria com o Instituto Guga Kuerten (IGK), onde parte da renda com a venda de produtos da marca é revertida para a entidade.

"Santa Catarina é o maior polo têxtil do país e referência em inovação. Temos toda a estrutura e potencial para acionar mudanças significativas no setor. Moda é sinônimo de inspiração, de tendência e antecipação do futuro. É isso que vamos apresentar no ONDM", finaliza o executivo Delton Batista.