Fenatruta começa nesta sexta (23) e oferece cinco semanas de atrações gastronômicas na Serra Catarinense

22 de Agosto de 2019

As cidades de Urubici e Bom Retiro, na Serra catarinense, sediam a partir desta sexta-feira, a quarta edição do Festival Nacional da Truta (Fenatruta), que se estende até o dia 29 de setembro

Nesse período, os restaurantes, bistrôs, cafés, empórios, churrascarias, pizzarias, pousadas e vinícolas da região oferecerão pratos, petiscos e iguarias da gastronomia local baseados na truta. O Festival Nacional da Truta é uma realização da Associação de Pousadas e Hotéis de Urubici (Pouserra), tem o Sebrae na co-organização, e a Fecomércio e o sistema SESC/Senac como promotores.

A truta é um peixe de água doce bem adaptado a regiões montanhosas que alcançou status de produto nobre em diversos estados brasileiros. Com cerca de 700 toneladas, Santa Catarina é o segundo maior produtor do país, atrás apenas de Minas Gerais. As regiões Sudeste e Sul respondem por 100% do peixe criado no país, totalizando mais de duas mil toneladas, em números de 2017, atualizados em setembro do ano passado pelo IBGE. Apenas em Santa Catarina a produção de trutas cresceu 30% nos últimos sete anos, conforme dados da Associação Catarinense de Truticultores (Acatruta).

Entre os pratos que podem ser pedidos pelos visitantes no período do festival estão a truta em forma de filé, com cogumelos silvestres, com pinhão serrano, na telha, com nhoque de ricota, como empada, moqueca, às natas e o ravióli de truta defumada ao molho de frutas vermelhas.

Além da gastronomia à base de truta, a região tem outros atrativos que estimulam o turismo durante todas as estações do ano. Florestas de araucária, pomares de maçã e outras frutas de estação, cascatas, rios com corredeiras, trilhas, vinhedos e cânions fazem da Serra catarinense um dos principais destinos turísticos do Estado. Tudo isso a mais de mil metros de altitude, numa das regiões mais frias do país.

No caso de Urubici, a grande produção transformou o município na “capital catarinense da hortaliça”. Para completar, os acessos pela BR-282 e pelas serras do Rio do Rastro e Corvo Branco descortinam paisagens deslumbrantes. Situadas a meia distância entre Florianópolis, Lages, Tubarão e Criciúma, as cidades de Urubici e Bom Retiro apostam agora na truta para potencializar seus recursos turísticos, reduzindo a sazonalidade que costuma caracterizar essa atividade. Nesta edição, a Fenatruta terá a participação de 19 restaurantes da região.