Cineasta realiza oficina "Pioneiras do Cinema" em Florianópolis

10 de Outubro de 2019

Oficina ocorre sábado 09/11, no espaço Desterrados – Fotografia, literatura e arte, no Centro de Florianópolis

Claudia Aguiyrre, cineasta, educadora e pesquisadora, desenvolveu estudos que se equiparam ao movimento do cinema feminino atual e resgata as trajetórias das mulheres pioneiras na cinematografia mundial, feitos sistematicamente apagados em quase toda a história do cinema, e infelizmente, esquecidos pelas faculdades e cursos de cinema e audiovisual. Na pesquisa, estão artigos, oficinas, palestras e uma série de programas que serão veiculados em plataformas virtuais. A próxima oficina das Pioneiras do Cinema acontece no dia 09/11 (sábado), no espaço Desterrados - Fotografia, literatura e arte, no centro de Florianópolis.

Em meados da década de 20, período considerado o primórdio do cinema, a era dos filmes mudos e o início da era sonora, pelo menos a metade das obras foram dirigidas, produzidas, montadas ou escritas por mulheres. Estão entre os feitos destas pioneiras a direção do primeiro filme de ficção narrativa da história, a primeira produção executiva, a direção do primeiro longa-metragem, a direção e coordenação de estúdios cinematográficos, as primeiras a incorporar som em suas produções, o desenvolvimento de iluminação específica para a cinematografia, a invenção de técnicas de montagem como o split screen (divisão de tela) e dupla exposição, a escalação do primeiro elenco inter-racial, a escalação de atores negros ao invés do uso dos black faces, o desenvolvimento de efeitos especiais, a abordagem de temáticas feministas e possivelmente as primeiras cenas de ação de que se tem notícia.  

Pesquisas semelhantes vêm sendo desenvolvidas por todo o mundo desde o final da década de 70, o que torna imediato a reavaliação da história do cinema assim como o desenvolvimento de sua linguagem. O mais interessante, é que a maioria destas investigações são feitas por mulheres, prontamente dispostas a garantir a manutenção deste legado.

A proposta da oficina é justamente imergir neste mundo a partir de obras elegidas entre as muitas existentes, que serão comentadas e avaliadas a partir do contexto histórico da realização, com obras de Alice Guy Blaché, Lois Weber, Frances Marion, Mary Pickford, Dorothy Arzner, Germaine Dulac e Dorothy Davenport Reid.
 

Oficina Pioneiras do Cinema

Data: sábado, 09 de novembro
Horário: das 14 às 18h
Inscrição: desterradosartes@gmail.com / aguiyrre@gmail.com
Local: Desterrados - fotografia, literatura e arte
Endereço: Rua Tiradentes, 204, Centro, Florianópolis
Telefones: (48) 998315594/ 991629585