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ENTREVISTA | Reynaldo Ramos Jr., superintendente do Grupo RIC SC, e o Top de Marketing ADVB/SC
03 de Novembro de 2015

ENTREVISTA | Reynaldo Ramos Jr., superintendente do Grupo RIC SC, e o Top de Marketing ADVB/SC

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AcontecendoAqui –  Pelo 7º ano consecutivo o Grupo RIC ganha o Top de Marketing da ADVB. Qual é a formula de sucesso?

Reynaldo Ramos Jr. – Nosso negócio é pautado por muito trabalho, não tem como fazer sucesso sem isso. Defendemos também perante nossos jornalistas e todo o público interno do Grupo RIC a missão de distribuir informação e entretenimento para melhorar a vida das pessoas, contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico de nosso Estado. Então sempre pensamos no regional.

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AcontecendoAqui –  Neste ano o case vencedor tratou da programação regional, uma marca forte do Grupo. Por que somente agora resolveram mostrar este case no TOP?

Reynaldo Ramos Jr. – O Grupo RIC tem em seu DNA o regionalismo. Isso sempre foi defendido pelo nosso presidente emérito, Mário Petrelli e se mantém com o nosso presidente executivo, Marcello Corrêa Petrelli. Estamos presentes nas cidades com oito telejornais locais. Jornal do Meio-Dia para: Florianópolis, Joinville, Blumenau, Itajaí, Chapecó e Xanxerê. Recentemente lançamos o Jornal da Uma, com edições em Joaçaba e Concórdia. Da mesma forma que a RIC faz bem para as pessoas. As pessoas fazem bem para a RIC. É uma troca de compromissos que mantemos com as entidades publicas e privadas, junto aos telespectadores, internautas e leitores. Assim estamos tendo um ano diferenciado, a receita e audiência continuam crescendo em 2015, nos levando à liderança nas pesquisas: em Joinville maior cidade catarinense, Blumenau, Itajaí, Chapecó, Xanxerê e Concórdia, isso nos deu a motivação necessária para escrevermos este case. O Top de Marketing veio premiar nossa estratégia e nos encorajar em anos economicamente difíceis e mantermos  os investimento na programação regional.
 

AcontecendoAqui –  Destaque dois pontos fortes do case que motivaram a premiação.

Reynaldo Ramos Jr. – Sem dúvida a quantidade de horas de programação regional foi o ponto mais forte, são mais de 16h diariamente. Para se ter uma ideia a concorrente que mais se aproxima da RICTV Record disponibiliza cerca de duas vezes menos tempo para o conteúdo regional. Outro fator de destaque são as lideranças conquistadas e a fatia de participação  no bolo publicitário, contribuindo com a audiência media nacional da Rede Record.
 

AcontecendoAqui –  Você conhece os demais cases vencedores do Top de Marketing. Tens esperança no Top One para sua empresa?

Reynaldo Ramos Jr. – Conheço os ganhadores, mas não tenho conhecimento e acesso aos cases de forma suficiente para fazer uma comparação. Claro que acreditamos no nosso trabalho e torcemos para que o Top One seja nosso.
 

AcontecendoAqui –  Vocês produzem o dobro de conteúdo regional que a soma dos concorrentes em Santa Catarina. Quanto isso representa no faturamento da emissora?

Reynaldo Ramos Jr. – O resultado da estratégia de regionalização levou a um crescimento de 52,5% no faturamento líquido da RICTV Record se compararmos os dados de 2010 e 2015 (até o mês de agosto). Observa-se ainda que, nos últimos três anos, com o crescimento de grade regional, o salto em faturamento acompanhou essa ampliação da grade. Ou seja, quanto mais espaço a RICTV destinou para o conteúdo regional, maiores foram os resultados também em faturamento.
 

AcontecendoAqui –   2015 foi um ano complicado para todo o nosso mercado. Como foi para a RIC TV Record? O que você destaca como garantia de sustentabilidade neste ano?

Reynaldo Ramos Jr. – Sabemos que vivenciamos um momento difícil da economia no Brasil, mas o GRUPO RIC continua a investir em comunicação, pois acreditamos em nosso Estado e em nosso negócio. As peculiaridades de Santa Catarina permitem enxergar nosso Estado como diferenciado do resto do Brasil. Isso defendemos já há algum tempo em nosso conteúdo editorial, priorizando a pauta positiva. Com base nesse posicionamento lançamos recentemente a campanha “Somos Bem Santa Catarina”, que enfatiza a nossa identidade e compromisso em sermos diferentes na comunicação com o Estado.
 

AcontecendoAqui –  Quais são os próximos desafios da RIC Tv Record?

Reynaldo Ramos Jr. – Executamos atualmente um plano estratégico de expansão HD/DIGITAL que fortalece ainda mais a nossa marca, com a implantação de 87 rotas em Santa Catarina. Iniciaremos em novembro as operações da RICTV RECORD CHAPECÓ e até o final do ano importantes cidades receberão o novo sinal, entre elas: Lages, Mafra, Canoinhas, Caçador, Concórdia, Maravilha, Caçador, São Lourenço do Oeste, Imbituba, São José e São Miguel do Oeste.
Estamos bem alinhados com a REDE RECORD também. Recentemente criamos o NOVO HORÁRIO NOBRE DA TELEVISÃO EM SANTA CATARINA, na faixa das 19h às 22h30, com os programas CIDADE ALERTA SC, RIC NOTÍCIAS, NOVELA OS DEZ MANDAMENTOS e JORNAL DA RECORD, fazendo frente ao custo beneficio da concorrência. A apresentadora XUXA é outro diferencial, indo ao ar às segunda-feira no horário das 22h30, que é a paixão de muitas gerações, seguindo com a BATALHA DOS CONFEITEIROS, apresentado por BUDDY VALASTRO e o reality show A FAZENDA, com Roberto Justus, sucesso de audiência e repercussão. Para 2016 a emissora vai seguir investindo em teledramaturgia determinada a manter o grande sucesso do horário das 20h30, estreando em março a novela  A TERRA PROMETIDA, que vai contar a história de Josué, dando continuidade a atual novela.
 

AcontecendoAqui –  Como vocês pretendem encarar 2016 que também se desenha como pior que 2015?

Reynaldo Ramos Jr. – Precisamos olhar com cautela, nossos clientes estão sofrendo com a economia, sendo que em 2015 procuramos nos adaptar com um faturamento menor mantendo foco na rentabilidade do negócio, foi difícil e até complicado,  mas em um determinado momento viramos o jogo. Para o próximo ano estaremos mais preparados, o que irá nos colocar num patamar diferenciado e aptos a manter ou aumentar nossa participação no share do dinheiro do mercado frente a concorrência.  Não somos pequenos, mas também não somos grandes, assim temos mais liberdade e agilidade de experimentar novos modelos e fazer experiências sem comprometer a nossa essência.

Os 7 Top de Marketing conquistados pelo Grupo RIC Santga Catarina
 
1 – 2015
Case:RICTV Record SC: Investimento em
conteúdo regional amplia audiência e resultados
 
2 – 2014
Grupo RIC
Case: Grupo RIC Santa Catarina e sua gestão integrada de plataformas de comunicação e mídia na web
 
3 – 2013
its
Case: its My Way: o maior festival de talentos musicais jovens do Sul do Brasil
RICTV Record 
Case: RICTV Record Florianópolis: a emissora de canal aberto do Sul do Brasil a produzir e transmitir 100% HD
 
4 – 2012
Jornal Notícias do Dia 
Case: Grupo RIC expande e inova no segmento de revistas.
 
5 – 2011
Record News SC
Case: Record News SC A única TV aberta com jornalismo 24 horas.
 
6 – 2010
RICTV Record
Case: Jornal do Meio-Dia da RIC Record Santa Catarina: a conquista da audiência e a consolidação de mercado.
Its
Case: um caso de comunicação para jovens que conquistou o mercado.
 
7 – 2009
Jornal Notícias do Dia
Case: “Clube do imóvel” Notícias do dia – Um jeito novo de falar com o mercado imobiliário

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