Weekend Experience | Evento que muda a forma de ver o turismo em Florianópolis.

10 de Julho de 2017

Foto: Dois Clicks Fotografia

por Jailson de Sá*

Participei neste final de semana, a convite da ADVB/SC e do Faial Prime Suítes, do Weekend Experience Faial. A iniciativa é do hotel que encontrou na ADBV a parceira perfeita para evoluir na ideia de desenvolver  um novo produto turístico para atrair e encantar pessoas em busca de viagens memoráveis. Sim, Florianópolis é um dos lugares onde os turistas registram momentos marcantes que rendem histórias até a próxima viagem. Seja nas áreas de lazer, cultura, gastronomia ou festas, a Capital catarinense oferece prazeres únicos, o ano inteiro.

A lista de convidados, elaborada em conjunto pelo Faial e ADVB/SC, contemplou 25 casais e foi composta por executivos, empresários de Santa Catarina e do Paraná e formadores de opinião que participaram de  um evento idealizado especialmente para eles.  Parte do grupo eu já conhecia e os novos amigos que fiz foram chegando na sexta-feira durante a noite Las Vegas, produzida pela Tempo Criativo que instalou 4  mesas de jogos como o Blackjack, Roleta, Pocker operadas por uma equipe de alta competência. Dois chefs e seus rechauds completaram o prazer quase juvenil dos convidados que disputavam um lugar para  fazer suas apostas e concorrer aos brindes dos parceiros do Weekend Experience.  

Cultura, gastronomia, passeio e network
Depois de uma noite em alto astral e padrão Gastro-Etílico de primeira, iniciamos no sábado cedo uma imersão no universo de Florianópolis com uma experiência única. Moradores e visitantes passaram o dia  desfrutando das belezas naturais, cores, sabores, lugares e realizaram, cada um ao seu modo, uma network pautada pelo espírito polinizador de todos, pois ali estavam pessoas com propósitos, desafios e  experiências comuns a elas. Após passarmos pelo centro histórico de Florianópolis a bordo do Floripa by Bus, que existe há 9 anos na cidade e eu nunca havia feito uso, fizemos a travessia marítima com a equipe da Escuna Sambaqui até Santo Antônio de Lisboa, onde foi oferecido um almoço pelo restaurante Villa do Porto. Adriano Palma e Silva, proprietário do Faial Prime suítes, durante o almoço fez uma saudação aos  convidados: "Agradeço a presença de todos e o apoio dos parceiros que como eu, tiveram grande prazer em contribuir para a realização deste evento que encampa uma mudança no paradigma do que acontece no turismo atual da nossa cidade. Esta iniciativa tem por objetivo mostrar que nossa cidade é um destino gabaritado com equipamentos de alto padrão e operados por profissionais competentes para proporcionar  experiências semelhantes a esta que estamos tendo hoje. Estamos iniciando uma caminhada rumo à inovação para o turismo de Florianópolis”. 

Momentos memoráveis
A noite começou com uma happy hour na Casa Alto Lagoa onde estavam nos esperando os proprietários e o artista plástico Luciano Martins que produziu uma obra com as pinceladas de todos os convidados que  aceitaram seu convite. A obra foi doada por Luciano para ser leiloada durante a realização do Prêmio Empresa Cidadã que a ADVB/SC fará em Chapecó. A renda será destinada à uma entidade social da cidade No jantar, oferecido pelo Pier 54 com vinhos apresentados didaticamente pela Decanter, a "Família Imperial" estava presente no receptivo e apresentou um "sketch" que levou os convidados à uma viagem aos tempos de Desterro, que em 1673 deu nome à vila que hoje é Florianópolis.

Ao final do evento, conversei com alguns convidados perguntando-lhes sobre o que vivenciaram nos dois dias do Weekend Experience. Confira:

"Recebi e aceitei com alegria o convite para este evento porque era aqui em Florianópolis e convidava também as esposas. Além da qualidade do que nos foi oferecido, pude conhecer pessoas com funções  equivalentes às minhas e formar um relacionamento com gente que complementa e tem influência na sociedade. Todos levaremos esta experiência para nossas empresas e também para as nossas comunidades. Foi um evento muito bem organizado pela ADVB e Faial que nos inspira a pensar na realização de eventos em Florianópolis com a pegada deste que estamos participando."

Luiz Roberto Henzel Ferreira, diretor executivo da Tigre

"A experiência que estamos passando aqui neste final de semana superou todas as nossas expectativas com o evento. Eu que trabalho com turismo e frequento eventos em vários lugares mundo afora, sei o que as  pessoas pensam quando organizam um evento para pessoas com alto grau de exigência. E percebi que todos os detalhes da programação procuraram mostrar uma Florianópolis que eu não conhecia. Uma cidade mais humanizada e representativa. Eu venho a Florianópolis uma vez por semana e não tinha ideia dos lugares pelos quais passei hoje. Aprendi a observar melhor a cidade. Valeu muito a pena ter vindo."

Rogério Siqueira, diretor presidente do Beto Carrero World

"Fiquei muito feliz e em grande expectativa desde quando recebi o convite. Achei uma iniciativa diferenciada e fiquei ansiosa para saber o que iria encontrar. Fui surpreendida desde a chegada, na sexta feira, curti  muito a sala com os jogos onde pude fazer contatos com as pessoas. Saio muito satisfeita com a iniciativa da ADVB e do Faial que proporcionaram momentos memoráveis e um relacionamento com pessoas incríveis e isso é muito positivo hoje em dia. Poder conhecer pessoas e trocar informações sobre diversos assuntos que nos fazem crescer pessoalmente e profissionalmente."

Monique Campos, superintendente de marketing do Grupo Almeida Junior

"O evento mostrou, a cada momento, muito carinho e competência na organização. A forma como a programação aconteceu e o fator surpresa sempre presente nos dois dias quebraram o gelo e todos puderam interagir e criar relacionamentos entre todos. A escolha dos locais e o passeio pela minha cidade fizeram me sentir uma verdadeira turista."

Fernanda Lucchi, CEO da Codde Comunicação Digital

 

"A importância de eventos como este é enorme pois possibilita que você descubra novos olhares sobre Florianópolis. Mas serve também para qualquer cidade, já que no corre-corre do dia-a-dia você acaba não tendo a mesma percepção dos lugares como tivemos hoje. Uma experiência como esta faz a gente descobrir uma Florianópolis que a gente não conhecia e, melhor ainda, na companhia de pessoas interessantes e amigos que trouxeram uma contribuição frutífera para todos tendo este cenário como pano de fundo para esse encontro marcante, acredito, para todos que vieram."

Delton Batista, diretor de negócio do Grupo RBS Santa Catarina

 

"A iniciativa é fantástica. A gente sempre pensa que santo de casa não faz milagres, mas a gente percebeu aqui como a gente é forte no turismo quando se agregam parceiros como os que fizeram parte do Weekend Experience.  Colocar a gente no lugar do turista foi fantástica. E a integração do grupo nesses dois dias é um grande exemplo do que podemos fazer juntos."

Guilherme Sulsbach Grando, diretor comercial da Villagio Grando

 

"Experiência fantástica. Consegui viver um pouco da nossa cidade com outros olhares. Andamos correndo muito todos os dias e nem notamos como é bela a nossa cidade. Nesses dois dias passamos por todos os lugares que vivemos e ter passado por eles hoje da maneira que foi, não tem comparação. Foi uma experiência de sentidos, de viver e estar. Parece que o tempo não passa. foi uma experiência fantástica e eu acho que deveria acontecer sempre."

Juarez Beltrão, presidente da Flexy Tecnologia

38 marcas e um destino
O Weekend Experience é um formato que Florianópolis deveria adotar o ano inteiro para atrair turistas de bom poder aquisito tão reclamado pelo trade. Outras cidades poderiam copiá-lo e, também, se apresentarem como destinos turísticos gabaritados. A experiência que os convidados tiveram neste final de semana foi de alto impacto porque 38 marcas se uniram com um objetivo: criar uma maneira nova de  fazer turismo em Florianópolis.