Hippo Gourmet Experience terá aula-show com o melhor chocolateiro do Brasil

30 de Agosto de 2018

Chef paulista Diego Lozano participará do evento que acontecerá no Espaço Fields Floripa 

Florianópolis terá primeiro evento gastronômico de produtos gourmet, nos dias 31/8 e 1°/9, durante o Hippo Gourmet Experience que conta com aulas-show com chefs renomados, feira com experimentação de produtos, degustações comentadas e palestras

O evento é voltado aos consumidores de produtos gourmet, tanto para quem gosta de cozinhar quanto para quem tem interesse em saborear novidades. O Hippo Gourmet Experience oferecerá aulas-show, feira com experimentação de produtos, palestras e degustações comentadas de vinhos, carnes e presunto cru italiano. O evento acontecerá no Espaço Fields Floripa e terá como destaque uma aula-show com o chef paulista Diego Lozano, considerado o melhor chocolateiro do Brasil.

Ingressos
À venda em todas as lojas da Rede e na plataforma Sympla, com um diferencial: 50% do valor de qualquer ingresso será convertido em compras no supermercado. O passaporte é diário e dá acesso integral à programação da data. "O evento vai oferecer uma nova experiência gastronômica e guiada por especialistas, mas sem que seja necessário ser profissional da área. É para oferecer conhecimento a quem gosta de cozinhar ou simplesmente quer provar as novidades desse universo", explica o diretor comercial da rede, Josiano Saquetti.

Chocolateiro
Diego Lozano é a atração do sábado, 1° de setembro, às 20h, com demonstração na prática e aproveitando a oportunidade para sanar dúvidas da confeitaria, uma área da gastronomia que ainda conta com poucos profissionais e aventureiros, mas que tem apelo irresistível. Ele irá preparar duas de suas receitas mais requisitadas: um bombom que combina ganache de chocolate defumado com doce de leite e flor de sal, e o brigadeiro licoroso, preparado com chocolate belga e recheado com amarula.

Altamente gabaritado, o chef iniciou a sua trajetória aos 13 anos, auxiliando a sua mãe, e aos 19 anos já chefiava uma confeitaria. Fã da gastronomia europeia, passou a reescrevê-la com ingredientes nativos, criando assim uma identidade própria, que pôde colocar em prática quando comandou a confeitaria do restaurante D.O.M., do chef Alex Atala. Ele também tem passagens pela fábrica de chocolate Harald e a empresa Belga Chocolate World, como Executive Pastry Chef. Reentemente inaugurou a "Escola de Confeitaria Diego Lozano", na Vila Mariana, em São Paulo, e compartilha conhecimento em workshops e palestras pelo mundo.

Aniversário do Hippo
O evento é comemorativo ao aniversário de 21 anos da Rede e conta ainda com aula-show do chef catarinense Vilmar Turnes, que irá apresentar o sabor da cozinha das Américas, às 20h30, na sexta, 31 de agosto. Conhecido pelo seu trabalho à frente do Hippo, o chef foi pioneiro em assessorar uma rede de supermercados na elaboração e seleção de produtos, conferindo sabor e requinte ao mix. Por 11 anos foi professor de gastronomia de nível superior e atualmente administra a escola de Gastronomia Chef Vilmar Turnes, em Florianópolis. Também tem passagem pelo conceituado restaurante D.O.M, em São Paulo, e está finalizando o doutorado em epistemologia, na UNTREF, em Buenos Aires.

Outras duas aulas-show estão programadas: uma delas será no dia 31 de agosto, às 18h30, com o chef Marcos Livi, um dos maiores pesquisadores da culinária da região Sul. A convite da marca de carnes Best Beef, ele vai apresentar criativos pratos com carnes. A Best Beef é referência em cortes especiais de gado de raças britânicas e criados somente com pasto, o que confere mais sabor e maciez à carne. A outra aula-show será no dia 1º de setembro, às 18h, com a Beefeater Gin, que vai ensinar o preparo de diferentes drinques utilizando como base o gin. A bebida voltou com força ao mercado sobretudo por intermédio da Pernod, que lançou o seu Beefeater, composto por ingredientes como junípero, raiz de angélica, sementes de angélica, sementes de coriandro, alcaçuz, amêndoas amargas, orris, laranjas de Sevilha e casca de limão. Já no dia 1º de setembro a feira terá a palestra "Mesa Posta", às 16h, com a consultora Larissa Pimentel, que vai tratar da importância da mesa no convívio familiar e dar dicas de como surpreender os convidados em casa com decorações simples e elegantes.

Sabores dp mundo
A feira gastronômica vai reunir cerca de 20 fornecedores, dispostos em 15 estandes, que representam dezenas de produtos alimentícios e bebidas voltados ao mercado gourmet, contemplando novidades e sabores do mundo todo. Neste espaço, estará presente a produção própria do Hippo, que conta hoje com 658 itens entre confeitaria, panificação e salgados. Como diferencial, os produtos têm preparo praticamente artesanal, com receitas desenvolvidas pela equipe de chefs e nutricionistas do supermercado, sem utilização de misturas prontas e com opções para restrições alimentares.

Convidados
Chef DIEGO LOZANO – sábado, das 20h às 21h30

Considerado o maior chocolateiro do país e colecionador de muitos prêmios gastronômicos, como o 1º lugar Ms Trophy's, na categoria escultura de chocolate, e o Brazilian Chocolate master de 2007 e 2014, o chef Diego Lozano iniciou a sua trajetória aos 13 anos, auxiliando a sua mãe, e aos 19 anos já chefiava uma confeitaria. O reconhecimento só aumentou com o passar do tempo e em 2007, aos 23 anos, ele ganhou o título de melhor chocolateiro do Brasil, no Brazilian Chocolate Master, e ficou entre os 20 melhores do mundo, no World Chocolate Masters. Com essa grande porta de entrada para o mundo da alta gastronomia, no ano seguinte à premiação ele foi convidado pelo chef Alex Atala para chefiar a confeitaria do seu restaurante, o D.O.M, em São Paulo.

Fã da gastronomia europeia, Lozano passou a reinventá-la com ingredientes nativos, criando assim uma identidade própria, inspirada em toda a sua experiência com Atala. Ele também teve passagens pela fábrica de chocolate Harald e pela empresa Belga Chocolate World, como Executive Pastry Chef. Atualmente, coordena seu próprio centro de formação profissional, a "Escola de Confeitaria Diego Lozano" em São Paulo e compartilha seus conhecimentos em workshops e palestras pelo mundo.

Chef MARCOS LIVI – sexta, das 18h30 às 19h30

Gaúcho natural de São Francisco de Paula e radicado em São Paulo, o chef Marcos Livi é considerado um dos maiores pesquisadores da culinária da região Sul. Ele começou a atuar no universo da gastronomia em 1991, com passagens pelo Grupo Accor, Grupo Tom Brasil e Via Funchal e temporadas em países como França, Itália, Portugal, Espanha e Estados Unidos. Mas a sua relação com a comida vem desde criança, quando brincava no balcão de secos e molhados do avô paterno na Serra Gaúcha e com a ajuda que prestava à sua mãe em um pequeno comércio de produtos coloniais como queijos, mel, vinhos e salames.

Fã de cultura, está à frente dos bares Veríssimo e Quintana, que prestam homenagem aos autores brasileiros na capital paulista. Também é sócio-proprietário do bar Botica e da Delli Officina, ambos no bairro Brooklin, também em São Paulo. No Mercado Municipal de Pinheiros, pilota junto com o sócio Gil Guimarães a pizzaria Napoli Centrale e a recém-inaugurada Hamburgueria C6, além do Bioma Pampa, um box com produtos do Sul. Desde 2016, também está no comando do Parador Hampel, uma pousada localizada nos Campos de Cima da Serra, em São Francisco de Paula (RS), onde tem buscado mesclar conforto, aconchego, natureza e gastronomia.

Chef VILMAR TURNES – sexta, das 20h30 às 21h30

Nascido em Santo Amaro da Imperatriz, o chef Vilmar Turnes traz da infância o interesse pela gastronomia. Suas criações são inspiradas nos sabores que compartilhava ao lado de sua avó materna, quando preparavam delícias no fogão a lenha. Em seu trabalho atual, ele busca ressaltar os sabores singulares de cada ingrediente, transformando receitas do dia a dia em preparos de alta gastronomia. Especialista em gastronomia brasileira e pescados, o chef acredita que a arte de cozinhar começa pelos mercados, feiras, peixarias, ou até mesmo no quintal. Para ele não há nada mais gostoso que descobrir um novo produto, ou até mesmo resgatar algum sabor antigo, e compartilhar esse momento com os amigos.

Conhecido pelo seu trabalho à frente do Hippo, o chef foi pioneiro em assessorar uma rede de supermercados na elaboração e seleção de produtos, conferindo sabor e requinte ao mix. Por 11 anos foi professor de gastronomia de nível superior e atualmente administra a escola de Gastronomia Chef Vilmar Turnes. Além disso, ele também tem passagem pelo conceituado restaurante D.O.M, de Alex Atala em São Paulo, onde teve contato com uma cozinha mais intimista, rica em detalhes brasileiros, que despertou a sua paixão por produtos da terra e pouco convencionais.

Palestrante LARISSA PIMENTEL – sábado, das 16h às 17h30

Formada em Design de Interiores pelo IBDI (Instituto Brasileiro de Design de Interiores) e estudante do 7º período de Arquitetura e Urbanismo pela Univali, Larissa é proprietária da Mesaria, loja especializada em produtos de decoração de mesa e complementos de sala de estar, jantar, cozinha e lavabos, com a harmonização dos ambientes para receber bem. Além disso, ela também desenvolve um trabalho como consultora do lar, atuando em processos desde organização das rotinas da casa, personal organizer, personal welcome, organização de enxovais, arrumação conceitual da mesa para festividades das mais singelas as mais importantes, datas comemorativas, entre outras. Em suas palestras, a especialista busca conscientizar as pessoas de que a mesa é muito mais do que um simples móvel e tem um papel fundamental nas relações conjugais, de pais e filhos, de entes queridos, de empresários e de seu time, ampliando horizontes, valores, resultados e o engajamento em prol de objetivos comuns de maneira efetiva.

 

Hippo Gourmet Experience
Quando: 31 de agosto, das 16h às 22h, e 1º de setembro, das 15h às 22h
Local: Espaço Fields Floripa (estacionamento gratuito)
Entrada: ingressos à venda nas lojas Hippo e online pelo site Sympla l 1º lote R$80,00 | 2º lote R$100,00 (50% do valor será revertido em vale-compras nas lojas Hippo)

 

Programação

Sexta-feira - 31/08

16h às 22h - Feira Gastronômica
17h às 18h30 - Degustação comentada dos Vinhos Nieto Senetiner
19h às 20h15 - Degustação comentada Citterio - Presunto Cru Italiano
18h30 às 19h30 - Aula Show Best Beef com Marcos Livi 
20h30 às 21h30 - Aula Show com Vilmar Turnes

Sábado - 1°/09
15h às 22h - Feira Gastronômica
16h às 17h30 - Palestra Mesa Posta com Larissa Pimentel
16h às 17h30 - Degustação comentada Best Beef com Marcos Livi
18h às 19h - Aula Show - Beefeater Gin 
20h às 21h30 - Aula Show com Chef confeiteiro Diego Lozano, melhor chocolateiro do Brasil.