Grande Florianópolis sedia evento internacional de games com 48 horas ininterruptas

19 de Janeiro de 2017

A Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça (Fatenp) sedia no próximo fim de semana (de 20 a 22/1) o Global Game Jam, maior evento internacional do gênero em que os participantes têm 48 horas ininterruptas para desenvolver um jogo – digital ou de tabuleiro. As inscrições ainda estão abertas, custam apenas R$ 10,00 e devem ser feitas online.

No ano passado, foram mais de 6 mil pessoas de 600 localidades em 93 países que produziram quase 7 mil games. No mundo, o setor de jogos é responsável por uma receita de cerca de U$S 100 bilhões/ano.

Além da Fatenp, apenas a Unisociesc, em Joinville, irá sediar o evento em Santa Catarina e, em todo o país, são 42 locais. Na Grande Florianópolis, o Global Game Jam é realizado em parceria com a International Game Developers Association (IGDA Floripa), entidade sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento do setor.

“A indústria da tecnologia da Grande Florianópolis está crescendo muito e, eventos como esse, aberto a todos, demonstram como é desenvolvido um jogo e como cada um pode contribuir para o estabelecimento de novas parcerias e crescimento do setor como um todo”, afirmou André Thiesen da Rosa, diretor da IGDA Floripa.
Segundo ele, a escolha da Fatenp é resultado da infraestrutura oferecida – todas as salas com projetores, internet de alta velocidade (essencial para o projeto) e espaço para acomodar com conforto os participantes.

Outro diferencial é a oferta do curso superior de Jogos Digitais – em nível Tecnólogo, com duração de dois anos e meio. “Além de participar ativamente no desenvolvimento da indústria – afinal, formamos mão de obra altamente qualificada para um segmento que tem carência de profissionais –, estamos criando essa cultura de game jam na região, evento que já realizamos periodicamente", afirmou Daniel Oliveira, coordenador do curso.

O Global Game Jam começa às 17h de sexta-feira, com a divulgação do tema para a criação dos jogos – que é o mesmo no mundo todo. Ao final das 48 horas, os participantes, divididos em equipes, têm de apresentar um protótipo de game, sendo que alguns evoluem um pouco mais e mostram um jogo completo. “Algumas vezes, as equipes resolvem continuar o projeto fora, para o lançamento no mercado”, explica André.
 

Global Game Jam, na Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça (Fatenp).
Data: Sexta a domingo (20 a 22/01). Credenciamento: 15h e início do Global Game Jam, 17h.
local: Avenida Vidal Procópio Lohn, 1081, Bairro Nova Palhoça, tel.: 3242-1001
Ingresso: R$ 10,00 de inscrição por participante.
Informações e inscrições: http://migre.me/vTgE9