Publicidade
Projeto Sem Rótulo aborda preconceito em sua 2ª oficina
07 de Junho de 2017

Projeto Sem Rótulo aborda preconceito em sua 2ª oficina

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Chegar no corredor de produtos de limpeza, no supermercado, e se deparar com uma infinidade de produtos cada vez mais específicos – para banheiro, para cozinha, para piso, para vidro, para tirar limo, para tirar gordura – é um problema. Na dúvida do que usar para faxinar a casa ou a empresa, é comum gastar além do necessário e sair com uma sacola cheia de produtos que, muitas vezes, têm a mesma função. Ou que não são apropriados para a necessidade.

 

Publicidade

Além do desperdício de produtos e de dinheiro, a limpeza de ambientes pode ocasionar desgaste físico e problemas de saúde. Ao arrastar um móvel com a postura errada, manusear produtos químicos sem proteção ou empreender mais força do que o necessário para varrer, o risco de cansaço extremo, de dores musculares e até de lesões na pele é muito alto.

 

Para evitar que a faxina se torne um martírio físico e financeiro, o diarista Humberto Celanti, conhecido como HumDiarista, ensinará a fazer uma faxina prática e econômica. Quais produtos são realmente essenciais para compor o kit limpeza, as misturas desnecessárias que representam desperdício, receitas caseiras de limpeza para diminuir o uso de química, que tipo de mobiliário facilita a limpeza dos ambientes, como se posicionar para não terminar a faxina com o corpo completamente exausto.

 

Humberto é natural do Mato Grosso, Mestre em Agronomia, e resolveu trocar a profissão de agrônomo pela atividade de limpeza doméstica, à qual ele se dedica integralmente e onde se sente realizado. Além dos ensinamentos sobre sua atual profissão, ele também falará a respeito dos preconceitos sofridos no decorrer de sua carreira.

 

A Oficina acontecerá no Canto do Trio, em Florianópolis, e cada inscrição dá direito a uma long neck para brindar à quebra de rótulos. Mais informações em fb.com/SemRótuloNoCanto

 

Estreia do Sem Rótulo aconteceu com a  Marida de Aluguel
No último sábado, 3 de junho, a profissional em reparos Priscilla Matos, conhecida como Marida de Aluguel, contou um pouco sobre como começou a se encantar pelo mundo das ferramentas, como é ser mulher e trabalhar numa área predominantemente masculina, e sobre a demanda de mulheres que a contratam por medo de serem assediadas.

 

A Oficina, prevista para acontecer das 15h às 18h, acabou 1 hora e meia mais tarde, tamanho o envolvimento dxs participantes. Ela apresentou ferragens, mostrou ferramentas, e ensinou a trocar resistência de três tipos de chuveiro elétrico, a instalar luminárias de teto, trocar torneira e sifão e a furar madeira e concreto. Finalizou com alunxs furando a parede do Canto do Trio e “autografando” seus furos.

 

O evento teve cobertura da rádio online Desterro Cultural e apoio da HMC Materiais para Construção.

Publicidade