O que Ricardo Amorim disse no RD Summit 2018

14 de Novembro de 2018

Brasil deverá crescer 2% nos próximos 3 anos

O economista paulista, Ricardo Amorim revelou em Florianópolis na palestra que realizou no RD Summit em novembro de 2017 que havia por parte da maioria dos economistas uma expectativa de crescimento do PIB em 2018 de 3%. "Sou otimista e qualquer crescimento mesmo de até 2% já será uma boa conquista", disse Amorim naquele momento. O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 1,0% em 2017, na primeira alta após dois anos consecutivos de retração. Os dados foram divulgados no dia 1 de março de 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em valores correntes, o PIB em 2017 foi de R$ 6,6 trilhões. Para 2018 a previsão do Banco Central é que o PIB brasileiro cresça 1,4%. Portanto, 40% acima de 2017, conforme previa Amorim naquela palestra de 2017

RD 2018
Na semana passada, Ricardo Amorim foi novamente atração no evento da Resultados Digitais que recebeu em Florianópolis 11.000 pessoas no seu consagrado RD Summit. Com plenária lotada por 6.000 pessoas, o economista garantiu que agora é a hora de investir. "O timing é agora. Nosso País vai crescer mais do que os especialistas indicam. As grandes oportunidades acontecem quando ninguém acredita", alertou o economista que, novamente, trouxe a expectativa de uma legião de economistas que preveem um crescimento de 2% nos próximos três anos. "Essa previsão está embasada no histórico recente da economia brasileira e se nenhuma crise internacional acontecer, o País deve crescer mais do que as pessoas acreditam”.

Amorim lembrou que o Brasil passou por períodos de forte recessão na história recente. "Nos três anos seguintes a uma crise, o País cresceu mais do que o previsto. O ciclo natural da economia se assemelha a um vale: após uma fase de depressão segue um período de recuperação e prosperidade", falou em tom de incentivo o economista paulista e apresentador do Manhattan Connection | GloboNews.  “As grandes oportunidades acontecem quando ninguém acredita. O timing é agora”, reforçou Amorim.

Perspectivas
A tecnologia vem transformando o mundo e as pessoas com sua constante evolução e é a grande força que tem gerado e continuará gerando crescimento na economia mundial. “Hoje, os aplicativos vendidos na Apple Store faturam cinco vezes mais do que Hollywood com suas produções milionárias. O que faz a marca do fabricante valer o que vale é sua genialidade de ter criado e de dominar um ecossistema que funciona perfeitamente. Ou seja, quando um cresce, empurra todos para cima. Nunca foi possível gerar tanta riqueza inovando”, concluiu Amorim.