ARTIGO | Gerenciamento eficiente

07 de Fevereiro de 2017

por Daniel Vargas*

Gerir uma empresa é uma árdua tarefa, para desenvolver esse trabalho é preciso contar com as melhores ferramentas disponíveis no mercado. O fluxo de trabalho por exemplo, é praticamente impossível gerenciá-lo em uma empresa sem contar com auxílio de ferramentas que possam aperfeiçoar a produtividade de seus processos e equipe.

Utilizar um software que seja capaz de guardar, gerenciar e mensurar o funcionamento da empresa é a chave para manter o profissionalismo da equipe e satisfação dos clientes.

Pensando nisso, pesquisei 3 tipos de ferramentas que podem ser fundamentais no gerenciamento do fluxo de trabalho de sua empresa, tornando seu trabalho mais automatizado e produtivo.

Software financeiro
É bastante comum o uso de planilhas no excel para manter do controle financeiro. Entretanto não é um recurso nem prático, nem seguro. Atualmente, você pode encontrar softwares simples e funcionais que dão conta do controle financeiro de sua empresa. Algumas dessas ferramentas podem até estar funcionando online, isso permite que o controle financeiro da empresa seja acessado em qualquer lugar, por meio de qualquer dispositivo, como tablets e celulares.

O uso eficiente deste recurso permite um gerenciamento mais eficiente dos prazos de pagamento aos fornecedores e funcionários, separando assim de forma mais organizada os custos fixos dos custos variáveis, permitindo montar um planejamento de metas financeiras geral para o negócio, e possibilitando uma visão ampla do andamento financeiro da empresa, auxiliando no planejamento de decisões estratégicas da empresa.
 

Software CRM
É uma ferramenta que possui a estratégia de negócio com o foco no cliente, na qual as ações da empresa se voltam para as necessidades dos clientes, ao invés dos próprios produtos, buscando antecipar as necessidades e potenciais de uma empresa.

Este tipo de software envolve a gestão das áreas de marketing, vendas e serviços de atendimento. As informações, advindas das tarefas e processos relativos aos clientes, alimentam o sistema e resultam num banco de dados que é utilizado como fonte de relatórios para tomadas de decisões.

 

Software BPM ( Business Process Management)
É uma plataforma de gerenciamento adaptável, desenvolvida para sistematizar e facilitar processos organizacionais individuais complexos, dentro e fora das empresas, com intuito de mapear e monitorar os processos empresariais do início ao fim.
A ferramenta é direcionada ao gerenciamento das informações relacionadas à execução dos processos e atividades à empresa, buscando otimizar estas ações e possibilitando a melhor tomada de decisões e visão do negócio como um todo.
O uso da ferramenta BPM tem como vantagem a melhora contínua nos processos, tornando a empresa mais eficiente e assertiva e alcançando uma melhoria na entrega de tarefas e projetos, desde a qualidade do projeto a ser entregue até a data em que ele é finalizado.

A praticidade e funcionalidade que estes softwares trazer ao cotidiano da empresa, possibilitando estar a frente de seus concorrentes é um motivo convincente para qualquer empresário tornar-se adepto destas ferramentas.

Daniel Vargas é jornalista, especialista em SEO e colunista do ideias.me