Florianópolis recebe novo espaço de conexão entre startups e grandes empresas

18 de Maio de 2017

O Link Lab será um programa para fomentar novos negócios

Um dos polos de tecnologia que mais se destacam no país, Florianópolis acaba de ganhar mais uma iniciativa que pretende estimular a inovação pela aproximação de grandes e médias empresas com o universo das startups. Com a proposta de promover a inovação aberta e o compartilhamento de experiências nasce o Link Lab ACATE. A iniciativa é da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), que tem a Nexxera como patrocinadora cofundadora e as empresas Ambev, ENGIE, Faculdade Cesusc, Flex Contact Center, Marisol e Teltec Solutions como patrocinadoras. Para receber o projeto, um novo espaço de 640m² com escritório compartilhado e oito salas privativas está sendo preparado no Centro de Inovação ACATE - Primavera, em Florianópolis.

O Link Lab não será um programa de aceleração de startups, mas sim de aproximação e conexão, explica o vice-presidente de Mercado da ACATE e líder do programa, Silvio Kotujansky: “esperamos que essas grandes companhias respirem o ambiente de inovação de nosso ecossistema. A aproximação com startups e sua nova cultura é uma chance para pensar diferente, rever processos e mudar o mindset de executivos e gestores. Ao mesmo tempo, aprender com quem tem experiência e já alcançou o sucesso poderá fazer toda a diferença na trajetória de novos empreendedores”, diz. A ACATE ficará responsável por conectar o Link Lab às mais de 1000 empresas associadas da entidade em todas as regiões do Estado.
 
Ainda de acordo com Kotujansky, a ideia é não criar muitas regras, para que o ambiente se desenvolva naturalmente como um mini ecossistema de inovação.

As startups participantes serão associadas à ACATE, tendo acesso a dezenas de benefícios ofertados pela entidade. Durante o programa no Link Lab, participarão de iniciativas de acesso a mercado via empresas patrocinadoras, assim como das Verticais de Negócios da ACATE. Além disso, contarão com workshops com parceiros selecionados em áreas como jurídica, contábil, marketing digital, comunicação, estratégia, e terão créditos e descontos no acesso a soluções empresariais, infraestrutura em computação na nuvem, entre outros.

A inauguração do programa está marcada para o dia 25 de maio, somente para convidados. Depois de validar o modelo em Florianópolis, o Link Lab deverá ser replicado em outras cidades de Santa Catarina e do Brasil.

Como as startups podem se inscrever

As startups podem se inscrever de 16 de maio a 16 de junho por meio do site para participarem do processo de seleção. Após esse período, as empresas patrocinadoras, com o apoio da ACATE, irão selecionar as startups que possuem melhor sinergia e alinhamento com seus negócios e programas de inovação. As startups selecionadas iniciarão o programa em julho.

As empresas patrocinadoras buscam startups que atuem e desenvolvam soluções em áreas de Realidade Virtual e Aumentada, Machine Learning e Inteligência Artificial, Big Data, Governança e Sustentabilidade Corporativa, Fintech, Edutech, Segurança Cibernética, Internet das Coisas, Saúde e Bem-Estar, Fintech, Biotecnologia, Supply Chain e Logística, Blockchain, entre outras.